PESSOAS BRANCAS E NEGRAS – RABBI ARIEH RAICHMAN

358_história_4_1Cada pessoa possui uma centelha Divina e esta é sua essência. Todo o resto é baseado nas decisões e escolhas feitas. É nosso trabalho focar na alma e revelá-la tomando boas decisões.

O mundo ouviu a notícia sobre a recente morte de George Floyd. Todos ficaram chocados com o evento e os que se seguiram. O tumulto, saques e caos continuam enquanto escrevo este texto. A raiva não está apenas nas ruas, mas em toda a mídia. Li um artigo que trouxe lágrimas aos meus olhos.

O ano era 1992 e Sarah Chana Lapine tinha dois anos. Ela e sua mãe haviam acabado de voltar das compras e um homem as seguira até sua casa, no Brooklyn. Enquanto a criança estava em outro compartimento, o homem esfaqueou a mãe mais de 30 vezes. Horas depois, ela foi encontrada morta por um vizinho e seu filho de 5 anos. Sarah Chana estava escondida debaixo de uma cama o tempo todo.

O homem que assassinou a jovem mãe de 38 anos era negro. No entanto, as crianças não foram informadas de que uma pessoa de determinada raça havia tirado sua mãe. Simplesmente lhes disseram que uma pessoa má o havia feito. Existem pessoas boas e más neste mundo, e sua mãe encontrou uma pessoa má. A cor da pele era irrelevante.

Após ouvir mais sobre a vida de George Floyd, podemos concluir que ele era uma pessoa má. Ele usava drogas, havia cometido alguns crimes horríveis e não era o cidadão ideal. Coisas ruins não devem acontecer a pessoas más?

Chassidut analisa mais profundamente o que é uma pessoa. A profissão, a maneira de agir e falar são todas escolhas que fazemos, mas elas não nos definem. Cada pessoa possui uma centelha Divina e esta é sua essência. Todo o resto é baseado nas decisões e escolhas feitas. É nosso trabalho focar na alma e revelá-la tomando boas decisões.

O rabino Zippel é um shliach em Utah e dirige um programa judaico que visita escolas especiais, para alunos com idades entre 10 e 18 anos, que sofreram diversas formas de abuso e vêm para reabilitação. Durante uma visita, uma nova aluna disse ao rabino: “Você não me quer aqui. Sou lésbica.” O rabino olhou para ela e disse: “Você pode fazer muitas coisas, você pode dizer que é republicano, democrata, reformista, ou que praticou isso ou aquilo. Pode ser que você fez ou crê em certas coisas, mas estas não definem quem você é. Você tem uma centelha de D’us dentro de você, uma alma judia e é isso que você é. O resto… são apenas escolhas. Não deixe que elas lhe definam”. Depois de ouvir essas palavras, ela sentou e participou do programa.

Quando começarmos a pensar dessa maneira, veremos as pessoas de maneira diferente. Todas as pessoas são criadas à imagem de D’us e cabe a nós fazer boas escolhas e ajudar as demais a fazerem o mesmo.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manauswww.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20