VÍDEOS E LIVES INESQUECÍVEIS

Quarentena não é motivo para você não ter entretenimento first class dentro da sua casa e os melhores vídeos e lives das últimas semanas aqui estão, como a entrevista com a egípcia Mimi El Kobbi na série “Epopéia Sefaradi” e gente importante nos “Dilemas Éticos” da CIP como Daniel Annenberg, Floriano Pesaro, Guga Chacra, Fabio Porchat, Tiago Leifert e Ernesto Paglia sendo recebidos pelos rabinos Michel Schlesinger e Ruben Sternschein. Veja ainda o show de Ben Ludmer promovido pela B’nai B’rith e aprenda a fazer quiche lorraine e plantation punch com o chef Breno Lerner.


A EPOPÉIA SEFARADI – ENTREVISTA COM MIMI EL KOBBI

Assista a primeira entrevista da série “A Epopeia Sefaradi” feita pelo presidente do KKL Brasil, Duks El Kobbi, com sua mãe Mimi no canal do Museu Judaico de São Paulo no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=nrwpO-xMJlY


DILEMAS ÉTICOS DA CIP – SEMPRE UM ENCONTRO INTERESSANTE

O desenvolvimento social pós pandemia foi o tema do debate com Daniel Annenberg e Floriano Pesaro e mediação do rabino Michel Schlesinger

359_first_3_2O coronavírus provocou uma intensa ruptura social. Quais os desafios do desenvolvimento social no pós -pandemia? Para debater esse relevante tema, o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP), recebeu o vereador Daniel Annenberg e o sociólogo Floriano Pesaro para mais uma edição do Dilemas Éticos.

Daniel e Floriano iniciaram o debate relatando como a pandemia e o confinamento estão afetando suas vidas. “Minha logística diária mudou, assim como a rotina de trabalho. Tenho trabalhado muito mais, porém faz três meses que faço todas refeições em casa com minha família, o que é algo inédito para mim”, destacou Daniel.

“Estou sentindo uma grande mudança comportamental, mas me adaptei bem, mantive minha rotina de exercícios e de trabalho, mas o que mais me abala é ver o aprofundamento das questões sociais e o grande abismo entre ricos e pobres que ficou ainda mais evidente durante o isolamento”, disse Floriano.

“O vírus não distingue país, nem condição social, mas a capacidade de enfrentamento é bem diferente entre a classe alta e o morador de rua”, acrescentou o rabino Michel.

Temas como a questão social e econômica no pós pandemia e seu enfrentamento nas esferas municipal, estadual e governamental, juntaram-se a outros que estão na pauta do dia, como a inclusão digital, a recém aprovada proposta de saneamento básico, a reforma do código de transito, a retomada das aulas nas escolas, e a reabertura de bares e restaurantes e as eleições municipais, também foram abordados no encontro virtual.

Confira o debate em: https://cip.org.br/aovivo/


GUGA CHACRA DEBATE AS COMPLEXIDADES DO ORIENTE MÉDIO

359_first_3_3Guga Chacra, comentarista da GloboNews, TV Globo, Rádio CBN e colunista do jornal O Globo trouxe todo seu expertise sobre “O Oriente Médio e suas complexidades” em um encontro on-line com o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP).

Com quase 270 mil seguidores no Instagram, Guga Chacra, que é Mestre em Relações Internacionais pela Columbia University, e tem origem libanesa, deu detalhes de como a pandemia afetou seu trabalho, e de sua relação pessoal com o Oriente Médio, em especial com o Líbano.

Guga abordou as relações entre os sírios e os libaneses com os palestinos e israelenses, e de como é a convivência entre cristãos, judeus, armênios e muçulmanos na região. “A Cidade Velha de Jerusalém é um perfeito exemplo dessa convivência”, frisou.

Outro tema que dominou o encontro foi o frágil equilíbrio entre israelenses e o Hezbollah, e de como esse conflito é reflexo do contexto externo. “Israel e o Hezbollah têm um conflito regido por uma espécie de regras de um jogo no qual os dois lados evitam atritos que possam levar a uma escalada militar na fronteira entre os territórios libaneses e israelenses. Os dois lados sabem que os danos seriam gigantescos em caso de uma guerra, porém, o cenário no Oriente Médio é fluído e esta equação pode mudar a qualquer instante”, ponderou.

Ao final da live, que teve tradução em libras e grande participação do público pelo chat, o comentarista falou sobre suas expectativas sobre a anexação dos territórios da Cisjordania proposta por Netanyahu e em relação a um acordo de paz na região.

“Por mais que Bibi tenha interesses estratégicos, acho que a anexação dos territórios seria péssima no atual contexto, pois ele estará aberto a críticas dos países europeus e do partido democrata americano. Não vejo o que ele ganhará com isso além de agradar a sua base. Acho que a paz é do interesse de Israel e dos palestinos, mas acredito que isso só vai acontecer quando tivermos uma liderança mediadora nos Estados Unidos e uma nova geração na política dos dois lados”, concluiu Chacra.

Para o rabino Michel Schlesinger, “compreender a complexidade do Oriente Médio é o primeiro passo na direção da construção de uma paz duradoura”.

Confira o debate em: https://cip.org.br/aovivo/


FÁBIO PORCHAT DEBATE OS DILEMAS DO HUMOR

359_first_3_4Quais os limites éticos da piada? Como não reforçar preconceitos? O que há em comum entre o humor tradicional e o humor judaico? O humor nos aproxima dos nossos inimigos? Como manter as produções durante a pandemia?

Esses foram alguns temas abordados durante a live “Humor na pandemia: que história é essa, Porchat”, que reuniu o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP) e o humorista Fabio Porchat, para o debate on line Dilemas Éticos.

Porchat falou sobre as diversas lives que vem fazendo durante a pandemia. “Comecei entrevistando amigos, como Luciano Huck, Ingrid Guimarães e Paulo Gustavo, e as lives tiveram uma super aceitação. Foi então que surgiu a ideia de entrevistar políticos. Como não sou jornalista, tenho o benefício da ignorância, e me sinto à vontade para fazer as perguntas que estão na cabeça das pessoas”.

O humorista também falou sobre a ética nas piadas. “o limite do humor virou quase uma reza, mas não há nada de sagrado no humor. O humorista faz parte da sociedade e estamos todos evoluindo juntos”.

Além de dar detalhes de como o humor judaico está presente em várias passagens da bíblia, como nas histórias da Torre de Babel e de Jonas e a Baleia, o rabino Michel destacou como o humorista e o rabino tem algo em comum e precisam ter sempre um discurso na manga ou uma piada pronta. “De repente, você está em uma festa infantil e alguém levanta e pede para você fazer um discurso, assim como o humorista precisa ter sempre uma piada pronta”, destacou.

Ao final do debate, Porchat falou sobre suas expectativas para o mundo pós pandemia. “eu queria acreditar que o ser humano vai melhorar, mas acho que as pessoas vão se tornar ainda mais egoístas, pois cada um vai pensar mais em si e querer cuidar de si mesmo, pois as pessoas estão cada vez mais desassistidas. Por outro lado, tudo o que tem acontecido nos traz uma oportunidade de aprendizado e precisamos lutar para o nosso lado ruim não ganhar esta batalha”.

A live , que teve tradução em libras e transmissão ao vivo pelas redes sociais da Cip está disponível em: www.cip.org.br/aovivo


APESAR DE TER SIDO MUITO CRITICADO, MEU DNA JUDAICO NÃO ME PERMITIU RETALIAR NINGUÉM, DISSE TIAGO LEIFERT

359_first_3_5Formado em psicologia e telejornalismo, Tiago Leifert foi editor-chefe e apresentador do Globo Esporte SP e da Central da Copa. É narrador no Brasil do game FIFA e apresenta os programas The Voice Brasil, Big Brother Brasil e Zero 1. Ao imprimir seu estilo pessoal, ele virou símbolo do chamado “jornalismo Tiago Leifert”.

Ele foi o convidado do rabino Dr. Ruben Sternschein, do debate online Desafios Contemporâneos, que aconteceu nesta quinta-feira, 11 de junho, com o tema: “Relacionamentos: na tela, na realidade e no judaísmo”.

Tiago, que fez Bar Mitzvá na Cip, falou sobre suas origens judaicas, de como a psicologia o ajudou a lidar com a ansiedade e a superar os desafios em sua carreira, e de como estar rodeado de pessoas que o conhecem e o acolhem o deixa confortável. “Com a psicologia aprendi que o tom de voz e o jeito como você olha ou fala fazem toda a diferença, até mesmo para desarmar ou incentivar uma situação”, disse ele.

O apresentador contou como foi criticado ao levar seu estilo bem humorado e descontraído para o Globo Esporte, “quando me tornei chefe do Globo Esporte, meu DNA judaico não permitiu retaliar ninguém, até mesmo os que falavam mal de mim, e essa foi uma das experiências mais desafiadoras da minha carreira”, destacou.

Tiago também falou sobre os cuidados que toma para não ser mal interpretado nas redes sociais e da importância de saber perdoar. “O perdão sumiu da vida das pessoas. Quando alguém faz algo errado, precisamos dar uma chance para a pessoa mudar, pois a transformação é importante assim como o perdão”.

Ele também falou sobre as verdades por trás dos reality shows. “Tudo aquilo é um jogo, e todos sabem que estão lá para jogar, mas depois de três semanas de confinamento, as máscaras caem e as pessoas começam a mostrar quem são de verdade. Quem ganha o jogo, não é o mais bonzinho, nem o mais briguento, mas aquele que sabe aproveitar as oportunidades e se fazer escutar nos momentos certos”.

“No rabinato também temos esse desafio da verdade. Você é o mesmo quando está sozinho? Quando está com uma pessoa rezando ao seu lado? Quando está na frente de um grande público, como por exemplo em Iom Kipur? Quanto há de verdade no seu silêncio?, questionou o rabino Dr. Ruben Sternschein.

Confira o debate em: https://www.youtube.com/channel/UCvgz53wOAUeonYFP9LYCRXA


ERNESTO PAGLIA DESTACOU O PAPEL E OS BASTIDORES DA IMPRENSA

359_first_3_6Ernesto Paglia, que trabalha há mais de 40 anos na Rede Globo e foi correspondente internacional em Londres e em Israel, debateu com o com o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP) sobre o papel e os bastidores da imprensa durante a Covid-19, no evento Dilemas Éticos.

Durante o bate-papo, que teve tradução em libras e transmissão ao vivo pelos canais digitais da CIP, Paglia destacou o impacto global das evoluções tecnológicas e como nos afeta o fato de estarmos 24 horas conectados à Internet, as manifestações nos Estados Unidos por conta da morte de George Floyd, o limite entre divulgação de fake news e censura, bem como os desafios que vem sendo enfrentados pela imprensa, inclusive durante a cobertura da pandemia.

“Somos 7 bilhões de pessoas e mais da metade do planeta está conectado à Internet. Hoje, temos condições de acompanhar os fatos enquanto eles acontecem do outro lado do mundo, como por exemplo a imobilização que matou o americano George Floyd, levando a manifestações em todo o mundo. O grito da discriminação, da exclusão e da violência vem ecoando há séculos, e as frustrações que estão sendo trazidas pela pandemia foram o gatilho para essa onda de manifestações”, destacou Paglia.

“Por tudo o que o povo judeu já passou, temos que levantar nossa voz contra qualquer ato de preconceito e reforçar nossa luta por um mundo mais tolerante e pluralista”, complementou o rabino Michel.

O repórter especial da TV Globo, destacou ainda os desafios pelos quais o jornalismo vem passando, como a onda de informações falsas e equivocadas, muitas das quais vem sendo propositalmente disseminadas. “a mesma tela que mostra o gatinho, traz também o post do jornalista e as fake news, cabe ao receptor saber filtrar e apurar as informações antes de repassar”.

Confira o debate em: https://www.youtube.com/watch?v=C7kv0q3hXHA&list=PLSJYR3Ow2Ym1-3dBNQIqujpqBxLjHwA78


SHOW NA ÍNTEGRA DE BEN LUDMER PROMOVIDO PELA B’NAI B’RITH

Clique na imagem e bom divertimento!

359_first_3_7

 


COZINHANDO COM BRENO LERNER

Para seu brunch, aprenda com o chef Breno Lerner a fazer Quiche Lorraine e Plantation Punch:

20
20