EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como Fabio Wajngarten, secretário executivo do Ministério das Comunicações, Gilza Strachman, do Projeto Tikun Olam de Curitiba, o psicanalista Mauro Mendes Dias e o médico amazonense Simão Arão Pecher.


FABIO WAJNGARTEN É O SECRETÁRIO EXECUTIVO DO NOVO MINISTÉRIO DAS COMUNICAÇÕES

359_first_4_1Comenta-se à boca pequena que talvez Fabio Wajngarten seja um dos nomes da nossa comunidade que mais gozam da simpatia do Presidente.

Méritos não lhe faltam para isto: amigo de Bolsonaro desde 2016, foi Fabio quem o auxiliou durante o período da campanha eleitoral, apresentando o então deputado federal em eventos da comunidade judaica em São Paulo. Ademais, esteve ao lado do Presidente quando do ataque que este recebeu em Juiz de Fora e foi um dos responsáveis pela sua ida ao Hospital Albert Einstein.

Formado em Direito e pós-graduado em Serviços de Marketing na ESPM em São Paulo, Fabio completará 45 anos dia 1º de novembro e era quem comandava, desde abril de 2019. a extinta SECOM- Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência

É cofundador do Instituto Liberta, que tem o objetivo de combater a exploração sexual de crianças e adolescentes, membro do Conselho Internacional do Hospital Hadassah de Jerusalém e presidente da Instituição Brasil.

Dia 11 de junho ele foi nomeado secretário executivo do Ministério das Comunicações, pasta recriada pelo presidente Jair Bolsonaro e que tem como titular o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), casado com a apresentadora Patricia Abravanel.


TIKUN OLAM E B’NAI B’RITH DOAM ALIMENTOS PARA HOSPITAL INFANTIL

359_first_4_2O grupo de voluntários do Projeto Tikun Olam Ismar Strachman Z”L, da B’nai B’rith – Loja Chaim Weizmann, realizou uma campanha-relâmpago para suprir de alimentos às crianças internadas no Hospital Infantil Pequeno Príncipe e seus acompanhantes.

A campanha foi desenvolvida entre os próprios voluntários com apoio da B’nai B’rith. Há cinco anos os voluntários do projeto Tikun Olam mensalmente levam um pouco de alegria para as crianças em tratamento naquele hospital infantil através de atividades lúdicas presenciais. O projeto foi idealizado e iniciado na gestão da então presidente da B’nai B’rith, Ester Proveller Z”L e desde então tem alcançado seus objetivos.

Devido à crise de saúde causada pelo Covid-19, todo o trabalho voluntário foi interrompido já que severas medidas restritivas foram tomadas, alterando o funcionamento normal do hospital, como de resto em muitas outras atividades do nosso dia a dia.

Preservando os objetivos do Projeto Tikun Olam, o grupo de voluntários continuou seus contatos com o hospital, procurando suprir, dentro das possibilidades, algumas de suas necessidades básicas emergenciais.

Assim, no domingo 21/6, numa operação-relâmpago, os voluntários do Tikun Olam, com o apoio da B’nai B’rith, fizeram a doação de 832 quilos de alimentos, resultado de uma arrecadação de R$ 2.600,00.

Foram entregues ao Hospital Infantil Pequeno Príncipe 208 kg de açúcar, 180 kg de feijão, 300 kg de arroz e 144 embalagens 900 ml de óleo vegetais.

Segundo Gilza Strachman, coordenadora do Projeto, “dessa forma vamos cumprindo nossa missão, mesmo à distância, nestes tempos difíceis. Melhorar e reparar o mundo é o significado de Tikun Olam”.


PSICANALISTA MAURO MENDES DIAS LANÇA O DISCURSO DA ESTUPIDEZ PELA ILUMINURAS

359_first_4_3O psicanalista Mauro Mendes Dias lançou seu quinto livro, O Discurso da Estupidez, pela editora Iluminuras e através da plataforma Zoom.

O livro surgiu como efeito do trabalho de pesquisa que o autor vem realizando, há alguns anos, sobre a voz na psicanálise, levado adiante no Instituto Vox de Pesquisa em Psicanalise, do qual é diretor. A pesquisa o levou a autores que falam sobre a estupidez, na qual ele reconheceu uma nova modalidade de fascismo que se vale de meios antipolíticos para atingir propósitos, tendo o ódio como principal agente de destruição. “O discurso da estupidez vai contra qualquer avanço político, tocando a parte mais animal do homem. Encontra-se diretamente ligado à possibilidade de viver o ódio, seja a pessoa de direita ou de esquerda, para mudar a realidade a partir da destruição do que é instituído. O sentimento de ódio é a paixão mais primitiva que nos constitui como humanos”, acompanhando Freud, afirma o autor.

O livro chega ao mercado em um momento propício. Sua abordagem está em consonância com o atual momento em que vivemos, quando os discursos se mostram inflamados e o ódio se manifesta de todas as formas. O mundo vive em quarentena sob a ameaça do coronavírus, o nosso país vive uma crise de ideias com posições antagônicas e, segundo o autor, “a privação é o maior provedor do ódio”.

O psicanalista argumenta que a verdade não é algo por inteiro, tampouco é semelhante à crença. “A verdade é sempre particular e, ao mesmo tempo, se mostra no laço social, independentemente da classe”. O Discurso da Estupidez, diante disso, fala das vociferações como uma condição que retira a voz própria, que mostra como um sujeito pode consentir a esse apelo. Daí, a ligação que o livro aponta entre vociferação e “O Canto das Sereias”, quando, em Odisseia, de Homero, Ulisses tapa com cera os ouvidos de seus companheiros, mas não os seus próprios.

Mauro escreveu sobre o funcionamento da estupidez, valendo-se da contribuição do psicanalista francês Jacques Lacan (1901-1981), na sua teoria dos discursos, os quais procura explicar. Também considera como decisivo ter retomado a contribuição do cineasta e escritor italiano Pier Paolo Pasolini (1922-1975) e do romancista britânico Ian McEwan (1948), que trazem questões decisivas, cada um a seu modo, em suas obras.

O autor ressalta que “a escrita do discurso da estupidez funciona para qualquer um – de direita, de esquerda, pobre, rico, ignorante, inteligente -, para cada um que retira, a seu modo, as satisfações que busca, sempre zurrando”.

Ao final, O Discurso da Estupidez traz uma proposta de tratamentos possíveis, que não têm caráter programático, tampouco de solução definitiva. “São elaborações que teci a partir da minha experiência clínica, pessoal e com meus analisantes. Trata-se de elaborações que se mantêm em curso, indicadas no livro”, finaliza Mauro Mendes Dias.

O autor

Mauro Mendes Dias é psicanalista, diretor do Instituto Vox de pesquisa em Psicanálise, SP, onde coordena a Oficina da Voz, atividade aberta ao público e gratuita, e um grupo de pesquisa sobre mulheres, para membros e convidados. Realiza apresentação de pacientes no Hospital São João de Deus, tendo publicado alguns textos sobre essa experiência, em coletâneas e na Biblioteca do Instituto Vox. Divide com o psicanalista Luiz Eduardo de Vasconcelos, membro do Vox, a coordenação de uma atividade sobre Psicanálise e política, voltada neste ano para o tema: O que querem as identidades? Publicou por essa mesma editora, Por Causa do Pior, em parceria com Dominique Fingermann, e Os Ódios, Clínica e Política do Psicanalista. Tem publicado livros, entre eles A Voz na Experiência Psicanalítica (editora Zagodoni), e artigos em Psicanálise, assim como realizado seminários em diferentes instituições.

Vendas

Livro impresso, a partir de 29/6/2020, www.editorailuminuras.com.br/discurso-da-estupidez-o

Versão e-book (R$ 22,41) – https://www.amazon.com.br/discurso-estupidez-Mauro-Mendes-Dias-ebook/dp/B089QWJT5C/ref=sr_1_1?dchild


DR. SIMÃO ARÃO PECHER – CONSULTAS ONLINE

359_first_4_4Com meio século de medicina especializado em alergia, asma, dermatologia e em virtude de estarmos em tempo de pandemia, o Dr. Simão Arão Pecher, radicado em Manaus/Amazonas, está realizando consultas online para qualquer lugar do Brasil.

Ele é Professor Titular de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas, Membro da Academia Brasileira de Médicos Escritores=ABRAMES e da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores=SOBRAMES

Informe-se mais: simaopecher@yahoo.com.br

Tel.: 92- 98127-4200.

20
20