KOLEL RIO – PARA NOSSO ENGRANDECIMENTO ESPIRITUAL

Ensinamentos que nos ajudam a viver melhor. Experimente.


COMO REZAR?

Nossos sábios nos orientam a conversar com D-us diariamente, mas não de uma forma mecânica. Fale com Ele com humildade, devoção e fé, pois está escrito: “E se obedecerdes aos meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar ao Eterno vosso D-us, e servi-lo com todo o vosso coração e com toda a vossa alma”.

Daqui dizem nossos sábios: “Qual é o trabalho do coração? É a tefila (reza).”


JUNTAR-SE AOS JUSTOS E SÁBIOS

Devemos nos aproximar dos justos e dos sábios do nosso povo para absorver suas condutas. O Rei Salomão disse a esse respeito: ”Aquele que se aproxima dos Sábios adquirirá sabedoria, porém aquele que se junta aos insensatos será exterminado com eles.“ (Provérbio 13,20)

Ligue-se aos sábios de todas as formas que puder: coma em sua companhia, beneficie-os comercialmente, abra a sua casa para eles, assista suas palestras.

Ensinam nossos sábios no Pirkei Avot (Ética dos pais 1:4): “Cubra-te com o pó que levantam seus pés e bebe com avidez suas palavras”.


APROXIME-SE DO BEM

Procure frequentar ambientes sadios e lidar com pessoas de boa erudição. Aproxime-se dos sábios, da experiência dos mais velhos, e de todos que possam lhe transmitir bons exemplos e boas experiências de vida, para que diariamente te façam crescer espiritualmente.

Assim ensinam nossos sábios no Pirkei Avot: “Iosse ben Ioézer, de Tsredá, diz: Seja o teu lar um centro de reunião para os sábios, senta na poeira de seus pés e bebe avidamente as suas palavras”.


OS CAMINHOS DE D-US

Ensinam nossos sábios que D-us faz o certo por caminhos que não conhecemos ou entendemos. Assim está escrito: ”Pois os Meus pensamentos não são iguais aos vossos, nem Meus caminhos são os que trilhais” – diz o Eterno.

Nossos sábios orientam, então, a não invejar o vizinho. Devemos progredir materialmente e espiritualmente e nos contentar com nosso quinhão.

Se é Ele quem dá tudo para todos, não inveje então o sucesso material dos outros, porque assim foi a Sua vontade. Faça sua parte bem-feita, que Ele também te trará fartura.


Kolel Rio – kolelrio@kolelrio.com.br

Apóie o envio da Ética Diária, clique aqui

359_historia_3_1

20
20