A HEBRAICA DE SP REABRE GRADUALMENTE SUAS PORTAS- POR GLORINHA COHEN

359_Hebraica_4_1Depois de 111 dias fechada, reabrimos a Hebraica. Estaremos vigilantes quanto à obediência de nosso protocolo de segurança e as medidas preventivas, mas é muito bom poder estar de volta.

Considerado o maior clube judaico do mundo em todos os aspectos – cultural, social e religioso -, por isto mesmo administrar a Hebraica de São Paulo com seus 16 mil sócios e 432 funcionários não é tarefa para qualquer um.

Se somarmos ainda os tempos difíceis da pandemia como a que estamos vivendo, mister se faz destacar aqui o esforço que tem sido feito pelo presidente Daniel Leon Bialski para não permitir, em momento algum, que o clube permanecesse inerte. Prova são as inúmeras lives que invadem a telinha unicamente para que o associado fique up to date com o que de melhor existe em termos de religião, cultura e entretenimento, ao mesmo tempo que propaga alegria e esperança por dias melhores. Dois dos projetos, devido ao enorme sucesso que alcançaram, certamente vieram para ficar: a Sala de Estar com encontros diários promovendo a união e o reencontro de pessoas, e o “Hebraica Nossa Casa”, cujas lives são protagonizadas por personalidades das mais interessantes.

Agora, Daniel Bialski se depara com uma outra provação igualmente grande: reabrir o clube por etapas e dentro das mais rigorosas normas impostas pelas autoridades sanitárias, o que já começou a ser feito na última terça-feira com a Hebraica voltando a receber os sócios.

“Diz a Torá que terça-feira é o melhor dia para mudanças, novos negócios e reaberturas porque é o único dia em que está escrito por duas vezes: “E D’us viu que era bom”. A interpretação é que se trata de dia com bênçãos especiais, já que é bom para tudo: do céu à terra, do despertar até o anoitecer e igualmente para nossas almas e vidas. Depois de 111 dias fechada, reabrimos a Hebraica. Estaremos vigilantes quanto à obediência de nosso protocolo de segurança e às medidas preventivas, mas é muito bom poder estar de volta”, afirmou Daniel Bialski.

Veja abaixo, nas fotos de Flavio Mello, quem esteve na reabertura e a seguir os principais tópicos do protocolo para retorno das atividades.

359_hebraica_4_2

359_hebraica_4_3

359_hebraica_4_4

359_hebraica_4_5

359_hebraica_4_6

359_hebraica_4_7

359_hebraica_4_8


PROTOCOLO DE SEGURANÇA

  • Os seguranças continuarão usando protetor facial em acetato e máscaras, estarão à disposição para auxiliar e orientar os frequentadores.
  • Os associados serão obrigados e orientados a utilizar máscaras. O clube adquiriu máscaras para oferecer aos associados em caso de esquecimento.
  • Toda pessoa que pretender adentrar ao clube obrigatoriamente terá sua temperatura medida, seja com o uso de termômetro eletrônico à distância ou de câmeras especiais para essa finalidade. Caso seja constatada temperatura superior a 37,5°C, a entrada não será autorizada, em nenhuma hipótese.
  • As pessoas que apresentarem temperatura superior a 36,8° até 37,5°C terão que se submeter a exame clínico e pelo oxímetro para terem autorizada sua entrada nas dependências do clube.
  • Fica expressamente proibida, durante a 1ª e 2ª fase, a entrada de visitantes/e ou convidados.

GRUPO DE RISCO

Recomenda-se que as pessoas mais suscetíveis a complicações permaneçam em casa. Conforme definiu o Ministério da Saúde, idosos, portadores de doenças crônicas como diabetes, cardiopatias, hipertensão, asma e puérperas são considerados pertencentes a um grupo de pessoas mais suscetíveis a complicações da Covid-19. Por isso, devemos pedir que nesta fase inicial permaneçam em casa, aguardando a etapa seguinte, quando qualquer risco esteja reduzido e quiçá expurgado.


CUIDADOS COM A HIGIENIZAÇÃO

  • Todas as lixeiras, em especial as instaladas nos banheiros, serão recolhidas com mais frequência. Para o descarte de luvas e máscaras disponibilizaremos lixeiras específicas, com recolhimento cuidadoso, seguindo padrões sanitários e hospitalares.
  • Somente estarão liberados os dispositivos de acionamento de água para a utilização de copos descartáveis e garrafas próprias. Esses serão esterilizados diversas vezes ao dia e também já foram colocados dispensadores de álcool gel próximos aos bebedores para perfeita assepsia antes e depois do uso.

Disponibilização de álcool em gel:

  • O Clube disponibilizará TOTENS de álcool gel distribuídos nas entradas do clube e, em seu interior, em dezenas de pontos estratégicos.
  • Além dos totens, haverá frascos menores em mesas dos colaboradores, galões ao alcance de todos, e dezenas de dispensadores fixados na parede, espalhados por todos os espaços do clube.

ATIVIDADES TERÃO UM NÚMERO REDUZIDO DE ASSOCIADOS

Ao menos nas fases iniciais, será obrigatoriamente limitada a quantidade de pessoas nas diversas dependências do clube, evitando a aglomeração de pessoas e, para isso, os seguranças estão orientados e treinados e esperamos contar com a colaboração de nossos sócios para que possamos superar, de pouco a pouco, as etapas necessárias.

  • Cada espaço do clube, especialmente os fechados, terá na sua entrada aviso das regras especiais, bem como o distanciamento necessário para sua utilização.
  • Prioritariamente, todas as atividades serão deslocadas para espaços abertos e ou bem arejados.
  • Todas as aulas e atividades, ao menos em seu início, terão uma redução do número de pessoas, executando-se rodízio e limitando-se o número permitido.

PORTARIAS E CONTROLE DE ACESSO

Na 1ª fase (reabertura da Hebraica), apenas permanecerá aberta a entrada da Rua Alceu de Assis para o controle de acesso, sendo que é ABSOLUTAMENTE OBRIGATÓRIO que todos os sócios se submetam ao controle de segurança, obedecendo o protocolo estabelecido. Aquele que não quiser se submeter aos procedimentos imprescindíveis NÃO PODERÁ ADENTRAR às dependências do clube.

A partir da 2ª fase, a entrada da Rua Hungria também estará disponível para entrada de sócios. Somente após a 3ª fase é que será permitida a entrada de convidados e/ou visitantes.


CRONOGRAMA POR FASES

O clube A Hebraica retornará às suas atividades, abrindo suas portas aos associados, parceiros e funcionários, seguindo um cronograma composto de fases, cuja duração dependerá de avaliações que serão tomadas após a efetiva abertura:

FASE 01 – RETOMADA GRADUAL

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta, das 7h às 18h

Sábados e domingos, das 9h às 18h

Nesta fase inicial somente estarão abertas as áreas e atividades externas, justamente para evitarmos aglomerações e para continuar a reduzir qualquer risco aos nossos sócios e colaboradores. Por isso, neste primeiro momento, a entrada para o clube será feita exclusivamente pela portaria da Rua Alceu de Assis, justamente porque ali estão instalados os vaporizadores de desinfecção e haverá o controle de temperatura, bem como assepsia de mãos e pés antes da identificação e liberação para entrada às dependências do clube.

Neste primeiro momento poderão ser utilizados:

• Espaços Abertos

• Beach Tênis

• Quadras de Tênis

• Quadra de Society

• Biblioteca: sistema Delivery (consulte regulamento no site)

• Fit Center: Empréstimo de equipamentos do Fit Center (consulte regulamento no site)

• Concessionários de alimentação


FASE 02 – MAIOR FLEXIBILIZAÇÃO

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta, das 6h às 20h

Sábados e domingos, das 9h às 20h

Será avaliada, dia a dia, a forma de melhor permitir as atividades do clube e dentro da política de contensão e impossibilidade de aglomerações, terá na 2ª fase a reabertura de outras atividades, internas inclusive, mas não sem resguardar a todos os frequentadores e com redução do número de pessoas, estabelecimento de rodízios e até de mudança de aulas para locais externos, caso se mostre necessário.

Deseja-se, nesta 2ª etapa, poder retomar:

• Fit Center

• Clínica de Fisioterapia / Pilates

• Atividades e Cursos Esportivos: Tênis, Tênis de Mesa, Triátlon e Xadrez

• Atividades: After School, Hebraikeinu, Merkaz, Espaço Hebra, Cursos de Danças e Centro de Música

• Atividades da Sinagoga

• Bar e Bat-Mitzvá

• Parque Aquático

• Atividades e Cursos Esportivos no Parque Aquático: natação, hidroginástica, polo aquático etc.


FASE 3 – VOLTA Á NORMALIDADE

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta, das 6h às 23h

Sábados e domingos, das 7h às 22h

Nessa derradeira etapa, espera-se permitir o uso de todos os espaços do clube, bem como a retomada da integralidade das atividades, entretanto, sempre observando e respeitando as regras de higiene e proteção.

A partir dessa fase, reabertura de:

• Brinquedoteca

• Espaço Bebê

• Escola Maternal e Infantil

• Atividades competitivas

• Aulas de Squash

• Aulas de Nin Jutsu

• Aulas de Krav Magá

• Treinos de Jiu Jitsu

• Recreativo de Badminton

• Escola de Esportes

• Concessionários de serviço


ÁREAS INFANTIS

Parquinhos e brinquedotecas somente estarão disponíveis para uso na fase final da reabertura.

• As crianças permanecem em constante movimento, sempre tocando em pessoas, objetos, brinquedos e até mesmo no chão. Também tocarão o próprio rosto ou o rosto de outra criança. Desta forma, até que o índice de contaminação pela Covid-19 esteja absolutamente controlado, parquinhos e brinquedotecas permanecerão fechados.

Para saber mais consulte no site da Hebraica o protocolo completo para o retorno das atividades:

https://bit.ly/protocolo-reabertura

Os sócios ainda poderão obter toda e qualquer informação através do:

Instagram (@hebraicasp), Facebook (@ClubeHebraicaSP), nosso site (hebraica.org.br) e YouTube (Clube Hebraica SP).

E, em caso de ideias, dúvidas: Central de Atendimento – tel: (3818-8888); Ouvidoria (ouvidoria@hebraica.org.br) e, especialmente, o Fale com o Presidente (11 9 8164-0986).

20
20