LIVES QUE FIZERAM SUCESSO
Assuntos dos mais interessantes foram abordados nas lives com o Ministro Luis Roberto Barroso, rabinos Michel Schlesinger e Ruben Sternschein, Alan Hofman, Lilia Schwarcz, Djamila Ribeiro, Rogério Cukierman, Marcelo Gleiser, Renato Ochman, Amos Genish, Marcio Lewensztajn, Guilerme Orn, Renan Santos, Ricardo Berkiensztat e Luiz Kignel.
Ministro Luís Roberto Barroso e rabino Michel Schlesinger debatem sobre democracia em live da CIP
O Ministro do STF e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso participou do evento on-line Dilemas Éticos com o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP).
Filho de mãe judia e neto de judeus gregos que vieram para a América do Sul na década de 1920, Barroso falou sobre seu envolvimento com o judaísmo e com Israel, onde esteve duas vezes, uma delas à convite da Conib e Fisesp, e de como se maravilhou com a sociedade alegre, colorida e multirracial que encontrou por lá.
Além de trazer sua opinião sobre o tema da live, que foi “o papel do judiciário no fortalecimento da democracia” Barroso falou abertamente sobre diversos temas e questões polêmicas como a descriminalização do aborto e a legalização das drogas.
Segundo ele, “não aconteceu nada no Brasil que verdadeiramente se pudesse identificar como uma derrocada da democracia. Eu não acho que a nossa democracia esteja sob risco grave, mas o simples fato do rabino Michel me fazer esta pergunta, já denota uma preocupação que há pouco tempo atrás não tínhamos”.
O Ministro também falou sobre o combate às notícias falsas. Segundo ele, a melhor maneira de se enfrentar as fake news não é com censura nem com o Judiciário, mas sim com o controle, pelas próprias plataformas tecnológicas, de práticas como o uso de robôs, perfis falsos e impulsionamento ilegal.
Outro tema abordado foi o descuido com o meio ambiente e com a Amazônia. “O mundo está nos olhando com desprezo em razão da nossa política ambiental” salientou o Ministro. O rabino Michel destacou a relevância do cuidado com o meio ambiente e com a natureza de acordo com as fontes judaicas, contando uma passagem do Talmud sobre a criação do mundo em que Adão e Eva são alertados para cuidarem do Jardim do Éden.
Quando indagado sobre sua lista de desejos para o Brasil Barroso elencou cinco prioridades: a integridade e a convivência com base na confiança, a solidariedade com as pessoas que sofreram maior impacto durante a pandemia, colocar um facho de luz sobre a pobreza e a desigualdade, competência para deixarmos de ser o país do nepotismo, a obsessão pela educação básica e os investimentos em ciência e tecnologia.
O evento Dilemas Éticos é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de: Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset e apoio da Unibes Cultural e Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Confira o debate em: https://cip.org.br/aovivo/
Alan Hofman, diretor do Israel Innovation Authority
participou do Alive na Quarentena da Câmara Brasil-Israel
Alan Hofman, diretor de colaborações da América Latina na Autoridade de Inovação de Israel, participou do ALIVE NA QUARENTENA, da Câmara Brasil-Israel (BRIL- Chamber), com o tema “Connecting ecosystems of Brazil and Israel- productive partnerships between companies and startups“.
Alan, que é responsável pelo desenvolvimento e implementação de programas de P&D com empresas da América Latina, deu detalhes sobre as oportunidades que podem ser geradas, os acordos que já estão em vigor, bem como os aspectos legais que envolvem as parcerias e que podem incluir financiamento em P&D e royalties.
Para Hofman, o Brasil pode aprender com a startup nation e as parcerias podem ser positivas para ambos os lados. “Os israelenses são informais, gostam de criar uma relação pessoal com seus parceiros e preferem respostas diretas e objetivas. Eles tem dificuldade para atuar em mercados que não conhecem, e por este motivo é importante criarmos pontes, e a Câmara Brasil-Israel será muito importante nesse processo.
Quem perdeu o debate, que foi conduzido por Renato Ochman e Guilherme Horn, presidente e vice-presidente da Câmara, pode acessar os canais digitais da entidade: Facebook: @brilchamber e YouTube: bril chamber
Rabinos da CIP discutem o racismo em dois eventos online com as especialistas Lilia Schwarcz e Djamila Ribeiro
Presente em todas as sociedades, o racismo possui diferentes tipos e formas. Para debater esse importante tema que está na pauta do dia, o Ministério da Cidadania e a Congregação Israelita Paulista (CIP), realizaram dois eventos online tendo como tema central o racismo.
No domingo, 05 de julho, o rabino Dr. Ruben Sternschein recebeu a historiadora e professora da USP e da Princeton University, Lilia Schwarcz, para um debate integrando o ciclo Desafios Contemporâneos com o tema: “Raça, gênero e religião: história e atualidade da discriminação no Brasil”.
Lilia falou sobre os principais desafios do Brasil em relação ao racismo, machismo, feminismo e infanticídio, além do papel da história e de como novos governos criam novas narrativas. “Muitas vezes esquecemos das nossas maiorias que são minorizadas. Uma história crítica é a que indaga sobre o seu silêncio”.
O debate sobre racismo teve continuidade no dia 07 de julho com o evento Dilemas Éticos, no qual o rabino Michel Schlesinger dialogou com Djamila Ribeiro, considerada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo.
Djamila traçou um paradoxo sobre sua vida, destacando as oportunidades que teve, como o acesso a uma educação crítica e a políticas públicas, em comparação com a maioria da população negra e pobre, cujas desigualdades estão cada vez mais escancaradas. “Nosso legado não é só de dor, mas de luta e resistência. Precisamos cada vez mais de aliados nessa luta, que não é só dos negros, mas de toda a sociedade brasileira”, destacou.
Confira os debates em: https://cip.org.br/aovivo/
Rabinos Michel Schlesinger e Rogério Cukierman debatem sobre religião e ciência com Marcelo Gleiser
Os rabinos Michel Schlesinger e Rogério Cukierman, da Congregação Israelita Paulista (CIP), receberam o cientista Marcelo Gleiser, para mais uma edição do Dilemas Éticos, que teve como tema “Religião e Ciência: inimigas ou aliadas?”.
Primeiro latino americano a vencer o Prêmio Templeton, Marcelo Gleiser, que é professor titular de física e astronomia no Dartmouth College, nos Estados Unidos, destacou como abraçou o desafio de criar uma ponte entre a academia, a ciência e a espiritualidade.
Ele argumentou sobre a criação do mundo nas diversas culturas destacando a ansiedade que temos para entender quem somos e de onde viemos. Marcelo, e os rabino Michel e Rogério, também abordaram outras questões, como a relação entre a ciência e a política, o natural e o sobrenatural e os pontos de contato entre as diferentes narrativas religiosas e científicas.
“A relação entre ciência e religião é ao mesmo tempo complexa e próxima. A crença religiosa não entra necessariamente em conflito com a atividade científica, pois a ciência ajuda a revelar a beleza da Criação. Ambas respondem às ansiedades humanas e usam uma simbologia diferente para falarem de coisas semelhantes”, disse o cientista.
“O judaísmo tem algo mágico, que é o fato de trazer uma tradição que pode ser interpretada de diversas maneiras. Enquanto a ciência está preocupada com o como, a religião está preocupada com o por que”, destacou o rabino Rogério. “Quem lê a Torá apenas como um livro científico está perdendo a oportunidade de enxergar os valores escondidos nas narrativas”, complementou o rabino Michel.
Confira o debate em: https://cip.org.br/aovivo/
Dirigentes da Fisesp debatem sobre “Antissemitismo, Radicalismo e Pandemia” em live do Movimento Brasil Livre
Luiz Kignel, presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e Ricardo Berkiensztat, presidente executivo, participaram do debate online “Boletim da Tarde” realizada pelo Movimento Brasil Livre (MBL), no dia 07 de julho, que teve como tema “Antissemitismo, Radicalismo e Pandemia”.
Eles debateram com o coordenador nacional do MBL, Renan Santos, sobre temas como: antissemitismo e antissionismo, o cripto-nazismo nas redes sociais, o ressurgimento da direita na Europa, o uso da bandeira de Israel em manifestações políticas e a banalização dos termos nazismo e fascismo, entre outros.
Os diretores da Fisesp também tiveram a oportunidade de traçar um panorama da comunidade judaica no Brasil e em São Paulo, de falar sobre a ligação religiosa com Israel e de destacar o trabalho que vem sendo feito pela Federação Israelita, principalmente nos casos de banalização do Holocausto, racismo e antissemitismo.
“Somos judeus brasileiros e temos muita gratidão ao país. No Brasil ainda temos uma vida judaica muito integrada à comunidade maior. Quase não temos antissemitismo, mas sim o racismo. Uma das nossas grandes preocupações é de que extremistas entrem no país para incutir na comunidade brasileira estes ideais racistas”, destacou Kignel.
“Hoje constatamos o crescimento do número de radicais que se escondem atrás da tela de um computador. Esse enfrentamento é um desafio diário de todos nós. Queremos mais transparência na relação entre as pessoas”, complementou Berkiensztat.
Amos Genish, o homem que fez da GVT e da Telefônica um grande sucesso participou de live da Câmara Brasil-Israel
Amos Genish, vice-presidente da Câmara Brasil – Israel e atual sócio sênior do BTG Pactual falou sobre a adaptação dos bancos ao crescimento do segmento digital, em live da entidade realizada no dia 16 de julho. Genish destacou os principais desafios e diferenças entre os bancos digitais e os tradicionais, frisando a experiência do consumidor, os serviços e produtos e a tecnologia, entre outros.
O executivo também abordou a regulamentação do PIX, novo sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central, que terá adesão obrigatória a partir de novembro de 2020 e permitirá transações praticamente em tempo real.
“Com a pandemia, a importância dos bancos se tornarem digitais ficou evidente e os processos de digitalização que estavam previstos para acontecer dentro de alguns anos, acabaram sendo acelerados, destacou ele.
Ao final da live, o presidente da Câmara, Renato Ochman e o diretor Marcio Lewensztajn, que conduziram o debate, agradeceram a participação de Amos Genish, que passou a integrar a nova diretoria da Câmara .
Quem perdeu a live ou quiser assistir novamente pode acessar: https://www.youtube.com/watch?v=-5174ZKAoJ0