O NOVO NORMAL. A NOVA ONDA DE CUIDADOS COM A SAÚDE PROVOCADOS PELA PANDEMIA

A pandemia causada pelo vírus COVID-19 mudou a forma como nos relacionamos e como pensamos sobre a nossa saúde. Entenda agora como essa nova onda de cuidados afeta nosso dia a dia


Ninguém pensou que poderia ser assim, mas um vírus da classe do COVID, transformou o modo como o mundo trabalha. Das relações sociais aos cuidados com a saúde, tudo passou a ser diferente depois que o coronavírus, como ficou popularmente conhecido, instalou-se na população.

Agora o novo normal se baseia em atitudes que antes eram considerados banais. Desde lavar as compras ao chegar em casa e andar de máscaras pelas ruas até rever o que é prioridade ou não para um acompanhamento médico. Mas, o que realmente é preciso fazer e o que é exagero?

Mitos e verdades

Com a chegada da quarentena e do isolamento social, medidas de higienização se tornaram parte da rotina das pessoas. Lavar as mãos adequadamente, passar álcool em gel nas mãos após tocar superfícies comuns, usar máscaras e limpá-las da forma correta após o uso… Tudo foi sendo informado e praticado pela maior parte da população. Porém, a mudança foi tamanha e se deu de forma tão rápida, que distinguir as informações corretas do que é fake ainda é uma tarefa difícil.

Por exemplo, o ato de higienização das compras ao chegar do supermercado foi uma das recomendações mais difundidas desde o início da pandemia, mas será que isso é realmente necessário? Especialistas em infectologia comentam que a propagação do vírus em superfícies não é nula, porém é de baixíssimo contágio e com um tempo de vida muito menor. Para acontecer a contaminação, o vírus precisa entrar em contato com os olhos, nariz ou boca de um ser humano.

Dessa forma, se a pessoa seguir as boas práticas de higienização das mãos e o uso de máscaras corretamente, não há necessidade de fazer aquela tarefa que já se tornou uma das mais chatas entre os internautas: a lavagem das compras de supermercado.

Contudo, os especialistas ressaltam a importância do uso correto das máscaras (tampando a boca e nariz), a lavagem adequada das mãos e quando não puder fazer a lavagem, o uso devido do álcool em gel.

Quando procurar um médico

Além das preocupações com a higienização correta, outro fato vem tirando o sono dos brasileiros: uma consulta médica. Essa preocupação acontece, pois são nos hospitais e prontos socorros que se encontram os maiores focos do vírus e é o contato direto com médicos e enfermeiros que estão na linha de frente que ocorre o perigo de contaminação.

Porém, existem hospitais que fazem a medida de isolamento do local da UTI para que pacientes com outras enfermidades não sejam prejudicados. Há também áreas da saúde que são consideradas serviços essenciais que não pararam devido à quarentena, como os dentistas.

Se for necessário fazer um acompanhamento dentário, por exemplo, consulte seu plano odontologico e veja quais clínicas estão funcionando adequadamente e seguindo as regras de higienização. Além do mais, um bom plano de dentista vai apresentar as melhores opções de clínicas para você não ter com o que se preocupar.

Caso você não tenha um plano de saúde odontológico ou um convênio odontológico individual que cubra suas necessidades, procure na internet o que mais se enquadra no seu perfil. Pois, com auxílio de um plano fica mais fácil encontrar clínicas que se enquadram nas novas medidas de higienização, além de auxiliar em situações emergenciais.

Relações sociais

As relações sociais foram o outro ponto marcante que mudou devido à pandemia. Além do distanciamento social – medida que impede a aglomeração -, novas formas de cumprimento e de encontros, viraram febre pelo mundo todo.

Conversar com amigos através de vídeo chamada, compartilhar uma live do seu cantor favorito, cumprimentar os parentes pelos cotovelos ou pés, se tornaram hábitos rotineiros. Apesar de causar certo estranhamento no início, principalmente em países como Brasil acostumado com beijos e abraços, esse novo costume garante a proteção de todos e se tornou a nova forma de manter-se em sociedade.

Conclusão: o novo normal

Neste conteúdo você pode entender que com a chegada da pandemia, hábitos e relações se modificaram trazendo aspectos tanto positivos quanto negativos. A saúde e higienização que antes subestimamos como algo “comum” se torna de fundamental importância em tempos assim.

Diferenciar medidas necessárias para prevenção com exageros causados, principalmente por fake news, é tão importante quanto se manter informado.

Por fim, ater-se ao fato de que não é preciso ficar preocupado quando se faz o correto. Ou seja,

1- Lave bem as mãos;

2 – Higienize sempre que possível as mãos e punhos com álcool em gel;

3 – Faça o distanciamento social da forma correta;

4- Utilize máscaras de proteção que cobrem boca e nariz;

5- Consulte seu plano de saúde, caso necessário, para ir em clínicas ou hospitais que sigam corretamente as medidas de prevenção necessária.

Crédito da imagem: banco de imagens Freepik

Conteúdo produzido por Ideal Odonto

20
20