ACREDITO, ENTÃO – RABINO DOVI GOLDBERG
Em tempos difíceis, temos que nos lembrar de que todos nós temos potencial, mas só realiza quem “acredita”!
A situação atual não é simples, está difícil planejar, as pessoas estão muito sensíveis, agitadas e com nervos à flor da pele. O que deve ser feito agora?! Lockdown completo, abertura gradual, abertura completa ou alguma outra opção? As opiniões variam.
Não sei qual a resposta ideal, mas podemos tirar alguma inspiração e bom conselho da Parashá desta semana, que nos conta que doze representantes tribais foram enviados em missão de espionagem à terra de Israel, a Terra Prometida, em preparação para sua conquista.
Eles voltaram com as mesmas informações: cidades bem protegidas, soldados enormes e fortes, porém as conclusões a que eles chegaram eram antagônicas. Dez deles disseram “Não podemos atacar porque eles sãos mais fortes do que nós”, enquanto Caleb e Josué disseram “Sim, podemos atacar e conquistar a terra”!
Quem estava certo? A resposta pode ser: ambos os lados. A diferença é que quando não se acredita algo, dificilmente se tem sucesso. Por outro lado, quando se acredita que pode acontecer, então se consegue ter sucesso. De fato, Josué e Caleb também viram os mesmos grandes desafios que os outros dez espiões viram, e perceberam que essa era uma tarefa quase impossível, mas diferentemente dos outros, eles proclamaram em voz alta: “Se nosso D’us deseja e nos trouxe a esta terra, a terra do leite e do mel, nós conseguiremos!”
Em tempos difíceis, temos que nos lembrar de que todos nós temos potencial, mas só realiza quem “acredita”!
Um abraço e Shalom.
Rabino Dovi Goldberg
Sinagoga do Morumbi – São Paulo-SP