NOVOS DESAFIOS E A NOSSA CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO – POR CLARA NIGRI

Viver situações difíceis faz parte de quem está neste mundo e crescer implica em resolver conflitos e crises durante a existência.

Renovar, recomeçar, reorganizar…por onde? Como?

Vivemos tempos difíceis e sombrios. A nossa liberdade de escolha e de decisão nos foi tirada repentinamente de forma abrupta e violenta. Perdemos, enlutamos, nos distanciamos e nos isolamos. O medo se instalou de forma visceral; as incertezas nos agonizam, sentimos saudades, melancolia e vazio.

A história Humana mostrou ao longo do tempo a capacidade latente no ser humano em superar as adversidades da vida através de tragédias, catástrofes da natureza e guerras.

Resiliência, que é a capacidade de superação e adaptação à nova realidade diante das vicissitudes da vida, é uma construção ao longo da vida. Essa habilidade desenvolvida depende da estrutura psíquica e de como cada pessoa gerenciou os desafios apresentados pela vida, desde a infância. Sobretudo, ter aprendido com eles e conseguir adaptar-se rapidamente à nova realidade que se apresenta sem prejuízo psíquico. Ser resiliente vai além de se recuperar de um dano, mas implica na superação do que se era, bem como crescimento pessoal.

O autoconhecimento é também uma ferramenta desenvolvida durante toda a vida que possibilita conhecermos nossos limites, potenciais e lidar melhor com as próprias emoções, já que a vida é dinâmica e mudança faz parte.

O amor à vida, o sentimento de esperança, otimismo, valorização da realidade e entender o desequilíbrio como possibilidade de crescimento e fortalecimento são algumas competências individuais que tornam o indivíduo, um grupo, uma comunidade ou um povo resiliente.

Viver situações difíceis faz parte de quem está neste mundo e crescer implica em resolver conflitos e crises durante a existência.


Clara Nigri
Psicóloga e Psicoterapeuta
Psicóloga na CM.2 Clínica Multidisciplinar
Voluntária no Hospital Israelita Albert Einstein
Diretora da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática
Contato: 11 – 991127418 – WhatsApp

20
20