EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE …

E faz acontecer, como o urologista David Jacques Cohen, professor Dr. Rubens Belfort Jr., Ticiana e Alan Strozenberg, anfitriões do jantar em prol do Lar das Crianças da CIP, Ricardo Sidi, Octávio Aronis. Arnon Velmovitsky, Fernando Lottenberg, Ely Karmon, Emanuele Ottolenghi, Claudio Epelman, Michelle Pereira e Denise Zaclis Antão.


O UROLOGISTA DAVID J. COHEN VAI RECEBER DA ACADEMIA NACIONAL DE MEDICINA O PRÊMIO MIGUEL COUTO

O Prêmio da ANM foi pelo melhor trabalho experimental de 2020

Mestre em Ciências da Saúde e Membro da Sociedade Brasileira de Urologia, da European Urological Association (EUA) e da International Society of Sexual Medicine, o urologista paulistano David Jacques Cohen recebe da ANM – Academia Nacional de Medicina, no próximo dia 6 de agosto, o Prêmio Miguel Couto como melhor trabalho experimental de 2020.

Este foi um dos nove prêmios anunciados no último dia 30 de junho pelo presidente da ANM, professor Rubens Belfort Jr., durante a comemoração virtual dos 191 anos da instituição, a mais antiga do país.

Intitulado “Novo modelo in vivo para avaliar alterações macroscópicas, histológicas e moleculares da doença de Peyronie”, o trabalho do Dr. David, também premiado no XV Congresso da Sociedade Latinoamericana de Medicina Sexual realizado em dezembro de 2019 em São Paulo, representa um passo importante para o tratamento do terrível mal que causa curvatura peniana e disfunção erétil e acomete entre 0,4% e 9% dos homens.

Reportagem completa sobre este assunto estará na próxima edição do site.


JANTAR EM PROL DO LAR DAS CRIANÇAS DA CIP EM SUA CASA

Tendo como anfitriões Ticiana e Alan Strozenberg, este ano o tradicional jantar beneficente do Lar das Crianças da CIP acontecerá na sua casa no próximo dia 2 de agosto, domingo, às 19h e o link será enviado na confirmação.

Será uma noite especial, com participação do Fábio Porchat, animando todos os convidados e um menu especialmente feito pelo Buffet L’Épicerie que será entregue até você, tornando sua noite ainda mais especial.

Terá entrega, além de São Paulo, em Iporanga, Acapulco, Baroneza, Fazenda Boa Vista, Boituva, Ibiuna, Juquehy e Baleia.

Você não pode ficar de fora e deixar de apoiar 440 crianças e jovens assistidos pelo Lar das Crianças da CIP.

Preço: R$ 1.800,00 – jantar para 4 pessoas

Email: lardascriancas@cip.org.br ou ligue para (11) 94735-3326

lardarcriancas.org.br


CONIB E FIERJ ENTRAM COM NOTÍCIA CRIME CONTRA PASTOR QUE PREGA O ÓDIO AOS JUDEUS

Octávio Aronis

A Conib e a Fierj entraram com notícia crime na Polícia Federal contra Tupirani da Hora Lores, pastor, fundador e líder da Igreja Pentecostal Geração Jesus Cristo, com sede no Santo Cristo, no Rio de Janeiro. O pastor, em dois vídeos postados na internet, faz manifestações racistas disseminadoras do ódio e do preconceito contra as pessoas de origem judaica. As ofensas proferidas pelo pastor configuram o crime e racismo (artigo 20, §2º, da Lei 7.716/89) e prevê reclusão de dois a cinco anos e multa.

O primeiro vídeo foi feito durante culto da Igreja Pentecostal Geração Jesus Cristo. Nele, Tupirani da Hora Lores faz afirmações como:

“(…) Como quer que se chamem, judeus, israelitas, nação de Israel ou alguns que dão o título a eles de povo de Deus, descendência de Abraão, de Isaac e de Jacó. (…) julga-os, pisa-os, esmaga-os, Deus, como vermes. Abate, Deus, a sua arrogância e prepotência.”

“(…) Ó, Deus, como Tu fizeste na Segunda Guerra Mundial, Tu tens dito que faria novamente e, se depender do nosso clamor e da nossa oração, justiça, justiça, justiça a esses arrogantes, prepotentes, que até hoje cospem na cara de Jesus Cristo (…)”.

O segundo vídeo, tão repugnante quanto o primeiro, que foi compartilhado nas redes sociais em 29 de junho, traz passagens como:

“Mas eu afirmo pra vocês, Judeus, eu afirmo, oh, povo de Israel, eu afirmo, nação judaica, o que vem pela frente, o segundo Holocausto vai ser pior do que o primeiro. Na atual Era, quando Israel for invadido agora, brevemente, no máximo com 25 anos, Israel será invadido e massacrado. Mulheres, crianças, estupros, esquartejamentos, levantados na baioneta, rios de sangue banharão Jerusalém.”

“Israelitas, se é antissemitismo, como vão chamar, se vão criminalizar, pro inferno! (…) As vossas filhas? Estupradas em rua, em praça pública, à luz do meio dia. Os vossos anciãos? Sofrerão as piores vergonhas nas vossas praças, nas vossas ruas, na porta das vossas casas. Vocês serão massacrados(..)”.

Tupirani da Hora Lores, conforme deixam claro a Conib e a Fierj, responde a várias outras ações penais e inquéritos pela prática reiterada de racismo, já tendo, inclusive, sido preso por isso.

“Estamos diante de um autointitulado líder religioso responsável por praticar e incitar a discriminação num nível assustador e absolutamente inédito para os dias de hoje. De tão repugnante a sua fala, que chega a clamar por um novo holocausto, o assunto virou manchete até em jornais israelenses, como Israel Hayom e The Times of Israel. Já foi preso e condenado por racismo antes, responde a diversas ações penais e segue propagando discursos de ódio sem nenhum respeito às leis ou à justiça. Ontem, levamos o assunto à Polícia Federal e comunicamos o fato à Embaixada de Israel, para a inclusão de seu nome na lista de pessoas que cometeram crimes contra o povo judeu”, disse Ricardo Sidi, membro do departamento jurídico da Conib e advogado criminalista da Fierj.

“Recebemos diversas manifestações de membros da comunidade judaica, em razão de se sentirem profundamente ofendidos com manifestações proferidas por este pastor, nos vídeos e decidimos agir imediatamente. Este discurso de ódio, antissemita, que reforça estereótipos pejorativos, deve ser severamente combatido”, disse o diretor de Segurança Institucional da Conib, Octávio Aronis.

O presidente da Fierj, Arnon Velmovitsky, declarou: “Temos que combater toda e qualquer manifestação antissemita, buscando preservar os nossos valores fundamentais, de respeito à liberdade de culto e de expressão, fundamentais no regime democrático”.

“O ressurgimento do antissemitismo, de forma organizada e letal em sociedades democráticas e livres, é um fato preocupante. Nós temos a obrigação de estar na linha de frente da promoção do entendimento, por um lado, e no combate incansável ao ódio e à intolerância, por outro. Não aceitaremos, de forma alguma, a normalização do antissemitismo em nosso país”, afirmou o presidente da Conib, Fernando Lottenberg.

Fone: CONIB


“A PRESENÇA DO HEZBOLLAH NA AMÉRICA LATINA ESTÁ

MAIS FORTE QUE NOS ANOS 90″

Frente a um novo aniversário do atentado à AMIA (dia 18 de julho), o Congresso Judaico Latino-Americano organizou um encontro sobre a presença do Hezbollah na América Latina, que contou com um público superior a mil pessoas, no qual especialistas internacionais foram os palestrantes.

“Hezbollah é como uma mão-de-obra do regime iraniano”, expressou Ely Karmon, que destacou que “na América Latina, tal regime tem objetivos políticos, econômicos e ideológicos”. Kamon é o investigador principal do Instituto de Luta contra o Terrorismo de Israel e membro da Assessoria do Conselho de Segurança da ONU.

Karmon foi contundente ao descrever o Irã como “o principal promotor do terrorismo no mundo, com dezenas de células satélites e milícias que respondem a Teerã desdobradas, por exemplo, na Síria, Iraque e Iêmen, e destacou que foram frustrados ataques contra esse grupo na Europa, Ásia e África.

Na sequência, Emanuele Ottolenghi, Investigador da Fundação pela Defesa das Democracias (EEUU): “A presença deo Hezbollah na América Latina é mais forte que nos anos 90, conta com maior influência política e mais contatos”, destacou.

Ottolenghi descreveu o Hezbollah como uma organização sofisticada, com um fundo de 1.000 milhões de dólares anuais dos quais 700 são injetados a partir do Irã. “A América Latina é um dos pontos de financiamento do grupo terrorista Hezbollah, cujas formas de arrecadação vão desde o tráfico de armas até o de pessoas”. Também destacou que a organização tem um apoio logístico na região, composto de colaboradores e simpatizantes, o que os permite planejar a médio prazo: “Suas operações requerem, paciência, passando anos, comprando pouco a pouco o material. Para isso é necessária uma rede comercial, lugares de armazenamento, produção de documentos. Esse apoio logístico é obtido através de simpatizantes e colaboradores locais”.

Em 18 de julho completou 26 anos do atentado à sede da Amia. O Congresso Judaico Latino-Americano preparou junto às comunidades da América Latina, um ciclo de conferências sobre distintas faces do terrorismo e suas consequências.

“A cada ano, o Congresso Judaico, pede justiça pelas vítimas da Amia, um ‘grito’ em todo o mundo. Este ano, não será uma exceção, mesmo nas atuais condições isso não será um impeditivo que permitirá multiplicar a memória”, destacou Claudio Epelman (foto), diretor executivo do CJL sobre esta série de eventos.

Sobre o Congresso Judaico Latino-Americano

O Congresso Judaico Latino-Americano é a Organização internacional que reúne as comunidades judaicas da região, atuando como seu braço diplomático frente a governos e organismos internacionais. É o braço do Congresso Judaico Mundial, instituição que representa as mais de 100 comunidades judaicas de distintos países.

Site: www.congresojudio.org


A ABAV-RN ANUNCIA PROTOCOLOS PARA REABERTURA DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS

A Associação Brasileira de Agências de Viagens, seccional do Rio Grande do Norte, anuncia protocolos para reabertura das agências de viagens e, conforme decreto municipal, as agências começaram a reabrir no dia 7 de julho.

Em cumprimento ao disposto no Decreto Municipal número 11.988, de 29 de junho de 2020, as agências terão que afixar na entrada um aviso, informando o tamanho do estabelecimento e sua lotação máxima, além de medidas preventivas que devem ser observadas para o combate do Covid-19.

Quem informou foi a presidente da ABAV-RN, Michelle Pereira (foto), também de acordo com orientação da assessoria jurídica da entidade.

Para Michelle, a medida é fundamental e importante para que, cada consultor atenda com toda a segurança o cliente, conforme os padrões determinados.


CJL E CJM HOMENAGEM AS VÍTIMAS DO ATENTADO À AMIA

O Congresso Judaico Latino-Americano (CJL) e o Congresso Judaico Mundial (CJM) homenagearam no último dia 18 as vítimas do ataque à AMIA, ocorrido em 18 de julho de 1994, em Buenos Aires. O atentado – o pior já ocorrido no continente – causou a morte de 85 pessoas e deixou mais de 300 feridas.

Em vídeo na página do Congresso Judaico Latino-Americano no Twitter, o presidente da Conib, Fernando Lottenberg, falou sobre o que significou para a comunidade judaica brasileira o ataque: “AMIA significou o fim da inocência para nós latino-americanos. Não imaginávamos que algo assim pudesse acontecer na América Latina. Achávamos que (o terrorismo) era algo que só acontecia na Europa e no Oriente Médio. Isso, porém, serviu para despertar nossa atenção, solidariedade e o sentimento de fortalecimento comunitário”, disse Lottenberg.

Oito ex-funcionários iranianos foram apontados como os responsáveis pelo atentado, mas nenhum foi preso ou julgado.


EM 100 DIAS DE PANDEMIA, UNIBES DISTRIBUI MILHARES DE CESTAS, KITS DE HIGIENE, E MANTÉM ATENDIMENTO PSICOLÓGICO E OUTRAS ATIVIDADES À DISTÂNCIA

Instituição centenária, a Unibes foi criada em 1915, com o propósito de ajudar os milhares de imigrantes que chegavam no Brasil em decorrência da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, anos mais tarde, da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Ao longo das décadas, cresceu. Presta atualmente mais de 15 mil atendimentos a um público formado por crianças, adolescentes, idosos e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Deste universo, 5 mil pertencem à comunidade judaica e 10 mil integram a sociedade maior. A pandemia causada pelo coronavírus obrigou a instituição a se adaptar para continuar a atender aqueles que precisam.

Em um relatório feito sobre as ações realizadas durante os 100 dias da pandemia, a Unibes contabiliza, por exemplo, a distribuição de 14 mil cestas básicas para atender as famílias dos assistidos que, antes, faziam suas refeições na instituição.

“Normalmente, oferecíamos 5 mil refeições por dia. Passamos a distribuir 600 a 800 cestas por semana, atingindo 8.500 famílias. Destas, 3 mil já estavam conosco e 5,5 são novos cadastros. Isto foi possível porque iniciamos uma campanha de arrecadação de cestas básicas e conseguimos mantimentos para esses meses iniciais”, explica a presidente da Unibes, Denise Zaclis Antão (foto).

Por meio de doações de produtos e de campanhas em benefício da instituição, nesses primeiros 100 dias, foi possível fazer mais de 12.000 atendimentos para distribuição de produtos. Além de alimentos, EPIs e álcool em gel, foram doados itens de higiene como sabonetes, fraldas, lenços umedecidos, além de cobertores, meias, vacinas e termômetros.

Durante a suspensão das aulas presenciais, foram organizadas atividades pedagógicas paras as 200 crianças, entre 2 e 5 anos, dando continuidade à proposta educativa da Secretaria Municipal de Educação. Entre as atividades remotas propostas estão exercícios para estimular a alfabetização e o raciocínio lógico, contação de histórias, brincadeiras e músicas. Para tanto, foram entregues aos alunos kits com materiais de arte, livros, e um kit de higiene pessoal. Os pais receberam orientações sobre saúde bucal e higiene e foram criados grupos no WhatsApp com os pais de cada classe para facilitar as orientações sobre as ações.

Para manter as atividades de 700 crianças e jovens assistidos foi disponibilizado o atendimento online no Matific, plataforma voltada para o ensino de Matemática. As crianças realizam as atividades com objetivo de fixação e de novos aprendizados. Elas também estão trabalhando na Guten News, plataforma digital de apoio às escolas que estimula a leitura crítica utilizando textos jornalísticos em linguagem adequada para essa faixa etária.

O mesmo aconteceu com a capacitação profissional oferecida a 700 jovens, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. Uma série de atividades foi oferecida online. E com os idosos atendidos no Centro Dia pelo programa Núcleo de Convivência também, que passaram a ser atendidos remotamente ou com visitas domiciliares.

Oferecido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, o serviço de assistência social passou a fazer atendimentos à distância para as mais de 2.500 famílias assistidas que vivem na região central de São Paulo.

O famoso Unibes Bazar teve de ter as atividades presenciais suspensas por conta da quarentena. A atividade responde, segundo Denise, por 20 por cento do orçamento da instituição. Para manter o bazar funcionando, adaptações foram feitas como campanhas de coleta de doações por meio de Drive Thru em parceria com a Hebraica, a Fisesp e o Colégio Renascença, implementação de vendas por Whatsapp e criação de canais independentes para o Unibes Bazar nas mídias sociais. As doações passaram a ser higienizadas e agora ficam em quarentena por até sete dias antes de serem triados.

Com a retomada gradual das atividades, as lojas já voltaram a funcionar a partir da data permitida. “Estamos seguindo todos os protocolos de distanciamento, limpeza e cuidados”, ressalta Denise. “Aproveitamos o tempo de isolamento para nos organizar e estar preparados para a retomada”.

A Unibes Cultural, que teve a programação presencial suspensa em meados de março, passou por adequações. Para continuar fornecendo conteúdo de qualidade e para compensar a queda na arrecadação causada pela suspensão, foi montada uma estrutura de live streaming com conteúdos audiovisuais produzidos para parceiros, por uma capacitada equipe técnica, nos espaços multiusos. Os canais digitais foram fortalecidos com uma programação intensa de lives, cursos e shows. “Aqui voltamos ao tamanho de cinco anos atrás, para garantir a qualidade a sustentabilidade. Temos repertório e somos reconhecidos como um hub de cultura. A gente sempre soube se reinventar com muito orgulho. Por isso a Unibes tem 105 anos de existência. Porque sempre soube se reinventar de acordo com as demandas da sociedade, com resultados emocionantes”, disse Denise.

20
20