O IMPACTO DA SAÚDE BUCAL PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Cuidar da estética, nem sempre é luxo, mas sim um fator que poderá ajudar na melhoria da saúde mental.

A boca possui um papel muito importante em nossas vidas, por isso garantir a saúde dela é extremamente importante.

Ela está presente em grandes momentos da nossa vida, como a amamentação, conversas, alimentação e até mesmo na vida amorosa.

O que muitas pessoas não sabem, é que um problema bucal pode causar impactos em outras áreas do nosso corpo. Por isso, manter uma boa saúde bucal é essencial para o nosso bem estar.

A relação da boca com outras partes do corpo

Você sabia que dores de ouvido e dores de cabeça, podem ter total relação com problemas na dentição e mandíbula?

Dores de ouvido, podem ser causados por problemas como bruxismo ou/e disfunção na ATM. Basicamente, esse problema acontece devido a um problema no movimento da articulação que liga a mandíbula ao crânio.

Esse problema pode estar relacionado ao estresse. O sintoma é o ranger dos dentes que acaba causando dores de ouvido e cabeça. O tratamento é realizado por fisioterapeutas, aparelho ortodôntico transparente para resolver problemas de mordidas tortas, placa dental de silicone ou resina para relaxar ou dependendo do caso é recomendado uma cirurgia.

Quando não são tratadas podem causar desgastes nos dentes ou até mesmo uma extração de dente.

Outro problema que pode estar relacionado é a baixa autoestima, geralmente causada por estresse, ansiedade e depressão. Podendo ser relacionada a uma malformação dentária ou uma deficiência estética.

Porém, é negligenciada por muitas pessoas, mas não deveria, já que o sorriso é um estimulante para que o cérebro entenda que está tudo bem.

Dificilmente, uma pessoa que não sorri pode ser considerada uma pessoa feliz.

Graças a tecnologia, é possível fazer tratamentos estéticos com facilidade e de forma discreta , como o uso de aparelho transparente, clareamento dental, lente de contato dental e até mesmo um implante dentário.

Em caso de dúvidas de qual tratamento é melhor e quais são os seu valores, pesquise na internet por meio de palavras-chave, por exemplo “implante dentário valor”, dessa forma o Google trará os conteúdos mais relevantes sobre o assunto.

Cuidar da estética, nem sempre é luxo, mas sim um fator que poderá ajudar na melhoria da saúde mental.

Impactos na gestação


Por mais que pareça não ter relação, cuidar da higiene bucal é essencial para o desenvolvimento do bebê.

Nesse momento, acontece muitas mudança hormonais, por isso, é importante que a gestante faça um pré-natal odontológico.

Durante esse período, a mulher fica mais propensa ter cáries e periodontite, que quando não tratada pode causar partos prematuros e até mesmo o aborto.

Contágio de doenças


Devemos nos atentar com o contágio de doenças. É possível “pegar” e transmitir doenças através de um beijo, conversa ou por meio de um espirro.

Existem doenças perigosas que por falta de cuidado e até mesmo higienização, podem afetar outras áreas do corpo.

O acontece, é que essas doenças podem estar no sangue ou dependendo da doença, nas vias respiratórias. Quando falamos, tossimos ou espirramos, emitimos gotículas de saliva pelo ar. Elas possuem um alcance grande, podendo atingir outra pessoa.

Além disso, o beijo também pode ser altamente contagioso, transmitindo doenças como, caxumba, candidíase, herpes simples, catapora, gripe e entre outros.

Doenças causadas pela falta de cuidados com a saúde bucal


Cáries


A cárie é um problema que atinge milhares de pessoas, mas isso não significa que não seja perigosa. As cáries, são orifícios que surgem nos dentes, podendo causar dores e complicando em inflamações. Geralmente, elas são causadas pela má higienização e o consumo excessivo de alimentos açúcar e amido.

Gengivite


A gengivite é causada por bactérias que provocam inflamações na região da gengiva, podendo causar mau hálito, dores e sangramento. Quando não é tratada, pode agravar e trazer problemas mais prejudiciais a saúde. E pode ser evitada com o uso frequente de fio dental.

Endocardite bacteriana


Essa doença é mais grave que as anteriores, pois podem levar uma pessoa ao óbito, pois ela danifica e/ou destrói a válvula do coração. Isso ocorre devido a falta de higienização bucal. Basicamente, ela é causada pelas cáries nos dentes, onde as bactérias atingem as correntes sanguíneas e se alojam no coração.

O sistema imunológico consegue destruir algumas das bactérias, porém, em casos de pessoas que já possui problemas cardíacos elas conseguem se desenvolver com facilidade.

Como manter uma saúde bucal saudável?


Higienização


Como já vimos anteriormente, a higienização possui um papel muito importante em nossa saúde. Mas sabe se está fazendo da forma correta?

Preparamos algumas dicas para você:

  1. Escove os dentes com escovas de cerdas macias, procure utilizar escovas menores para que ela alcance os lugares que possuem maior acúmulo de restos de comida.
  2. Utilize um fio dental diariamente, ele é fundamental para que você retire as partículas que restaram entre os dentes.
  3. Higienize sua escova de dente, quando isso não acontece, ela está propícia a proliferar bactérias. Sendo assim, procure lavá-la e deixá-la em lugares secos.

Alimentação


A alimentação é essencial para manter o nosso sistema imunológico saudável. Para isso, é crucial que venhamos nos atentar a nossa alimentação.

Uma boa dica, é procurar alimentar-se de legumes, verduras, frutas e alimentos que sejam ricos em fibras. Pois estimulam a mastigação e faz uma espécie de limpeza natural.

Prevenção de doenças contagiosas
Recentemente, foi descoberto um vírus novo – Covid 19. Além disso, descobriram que ele pode ser transmitido por gotículas de saliva, por meio de uma fala, espirro ou tosse. Além desse vírus, existem outras doenças que são transmitidas da mesma forma, como já foi citada anteriormente.

Para evitar o contágio, a higienização é o início, já que por meio dela é possível garantir uma boa imunidade em nosso corpo.

Vale também, sempre que possível visitar um dentista ou especialista para que ele certifique que nenhuma outra doença foi transmitida.

Em casos de sintomas, procure um médico o mais rápido possível.

Hidrate-se, coma alimentos saudáveis e mantenha sua boca higienizada!

Essa é única forma de evitarmos doenças e mantermos o bom funcionamento da nossa saúde bucal e geral.

Conteúdo produzido por Ana Laura Ferreira, redatora na Clínica Ideal.

20
20