A QUESTÃO É O PONTO DE VISTA – RABINO NISSIM KATRI
A mitsvá é amar qualquer pessoa, não somente um amigo do peito. A Torá exige que a pessoa trabalhe consigo mesma em desenvolver pensamentos positivos mesmo sobre alguém que ela possua algum ressentimento.
Qual é a perspectiva verdadeira da Torá?
R. Bentsion Adler contou a Rabi Iehoshua Leib Diskin sobre uma irmandade secreta, na qual cada membro prometia vir ao auxílio do outro em tempos de necessidade. Ele perguntou a R. Iehoshua o que ele achava deste grupo.
“Eu penso que é uma excelente ideia!”, prosseguiu explicando R. Bentsion. “Isto concretiza a mitsvá de amar ao próximo como a ti mesmo”.
Rabi Iehoshua ficou visivelmente decepcionado. ”Você chama isto “amar a seu próximo?”, ele disse e continuou: “Isto não é amor. A mitsvá é amar qualquer pessoa, não somente um amigo do peito. A Torá exige que a pessoa trabalhe consigo mesma em desenvolver pensamentos positivos mesmo sobre alguém que ela possua algum ressentimento. A ideologia deste grupo é “faça para mim que faço para você”. Isto é a antítese da Torá e é proibido pela Torá participar em tal grupo”.
Como devemos ser cuidadosos! O que podemos pensar que é uma mitsvá pode ser exatamente o oposto. Por isso é importante termos sempre a orientação dos verdadeiros Sábios da Torá.
RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. .Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.