LIVES QUE FIZERAM SUCESSO

Assuntos dos mais interessantes foram debatidos nas lives com Mario Fleck, Fabio Kaufman, Tal Keinan, Martha Leonardis, Gabriela Gonçalves, prefeito Bruno Covas, Luiz Kignel, Ricardo Berkiensztat, rabino Michel Schlesinger e Dr. Jean Gorinchteyn, dentre outros.


Precisamos resgatar a relevância do judaísmo para as futuras gerações, afirma Mario Fleck

Mario Fleck, presidente da Congregação Israelita Paulista (CIP), dos Amigos Brasileiros do Instituto Weizmann e do AJC para a América Latina participou, a convite da Divisão Feminina do Fundo Comunitário do Rio de Janeiro, do debate online “O judaísmo do futuro e o futuro do judaísmo”.

O encontro virtual teve como mediador Fabio Kaufman, presidente do Fundo Comunitário do Rio de Janeiro e provocou uma grande reflexão sobre o futuro do judaísmo.

Fleck, que é um grande ativista comunitário, deu detalhes de como foi impactado ao ler o livro “God is in the crowd” de Tal Keinan, que discute o judaísmo do século 21 em Israel e na Diáspora, abordando os principais desafios para a continuidade de sua existência.

Segundo Mario, “é preciso discutir esse tema e entender o que podemos fazer para dar mais visibilidade a projetos importantíssimos, como o Taglit, que em 20 anos levou cerca de 800 mil jovens do mundo inteiro a Israel”.

O presidente da CIP aproveitou o debate para falar sobre o novo Projeto Judaísmo 5.8 que tem como proposta provocar uma grande reflexão, principalmente junto aos grupos de judeus mais afastados sobre a relevância da massa critica da comunidade.

“Vamos discutir qual é o futuro do judaísmo, vamos entender a relação entre nossas opções individuais e as implicações que elas trazem coletivamente para desenharmos o judaísmo do futuro. Precisamos resgatar a relevância do judaísmo para que as futuras gerações sintam a mesma vibração que sempre tivemos”, complementou Mario Fleck.


Tal Keinan autor de “God is in the crowd” discute o futuro do judaísmo

com jovens da CIP e do Taglit

Tal Keinan, autor de “God is in the crowd”, participou no domingo, 16 de agosto, de um bate-papo com jovens da CIP e do Taglit com o tema “O judaísmo e a comunidade judaica devem continuar existindo”?

Keinan cresceu em uma família judaico-americana, e se considerava um judeu incidental, cuja família não seguia as tradições e não frequentava ambientes judaicos. Tudo mudou quando um pastor em sua escola, começou a reunir alunos judeus em jantares de Shabat em sua casa e ele começou a ter mais contato com o judaísmo e com o Velho Testamento.

Um dia, ao se deparar com uma foto de um menino se rendendo para os alemães no Gueto de Varsóvia, ele se sentiu profundamente impactado e começou a se questionar sobre a continuidade do Povo Judeu.

“A foto trazia um paradoxo entre inocência e brutalidade. A família do menino aparecia ao fundo, e eu me perguntei se eles não tinham um Plano B. para resgata-lo, e comecei a questionar se eu, como um judeu incidental tinha um Plano B”, disse ele.

Após fazer um programa semelhante ao Taglib, Tal Keinan transferiu sua faculdade e foi estudar em Israel e acabou fazendo aliá e se tornando um piloto da Força Aérea israelense.

Outras perguntas continuavam em sua mente. Os judeus devem continuar existindo? As coisas são diferentes na América? Precisamos do antissemitismo para sobrevivermos? Todas essas questões estão presentes em seu livro “God is in the crowd”, que discute o judaísmo do século 21 e os principais desafios para a continuidade de sua existência.

“Se não fizermos nada, minha geração será a última geração de judeus nos Estados Unidos” alertou Keinan.

“Precisamos discutir qual é o futuro do judaísmo e resgatar sua relevância para que as futuras gerações sintam a mesma vibração que sempre tivemos”, concluiu o presidente da CIP, Mario Fleck.


Pedir dinheiro quando você precisa é o pior momento, aconselha gestora

Martha Leonardis, vice-presidente da Câmara Brasil – Israel e diretora do BTG Pactual debateu com Gabriela Gonçalves, CEO do Brasil Venture Debt, durante o ALIVE NA QUARENTENA, da Câmara Brasil-Israel (BRIL-Chamber), que aconteceu no dia 06 de agosto.

Gabriela, que sempre esteve envolvida no ecossistema das startups explicou como funciona o venture debt, esse inovador conceito de financiamento muito utilizado nos Estados Unidos e em Israel, e de como ele pode ajudar startups e pequenas e médias empresas.

Segundo a CEO do Brasil Venture Debt, existe uma revolução acontecendo nesse mercado de tecnologia e o venture debt é um produto que permite ao empreendedor ter acesso ao mercado com um nível de risco menor.

“Esse modelo de financiamento permite aos investidores exposição à startups e negócios com alto potencial de crescimento, porém com menores riscos e prazos de retorno mais curtos do que os investimentos via fundos de venture capital”, explicou ela.

“O empreendedor brasileiro não está acostumado a tomar dívida, e o primeiro conselho que damos a eles é: converse com os credores, saiba como eles pensam e fique preparado para quando este momento chegar, pois pedir dinheiro quando você precisa é o pior momento”, aconselhou a gestora.

Confira o debate em: https://www.youtube.com/watch?v=h_wKdXld_C4.


Prefeito Bruno Covas participa de live da Federação Israelita

O prefeito de São Paulo Bruno Covas participou nesta terça- feira, 11 de agosto, de um debate online realizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp).

Na pauta do encontro virtual, conduzido pelo presidente da Fisesp, Luiz Kignel, pelo presidente executivo Ricardo Berkiensztat e pelo jornalista Jairo Roizen, Covas falou sobre os diversos desafios que enfrentou desde que assumiu a prefeitura do Estado de São Paulo, como o edifício e o viaduto que desabaram, as enchentes que assolaram a região do ABC, a greve dos caminhoneiros que paralisou a cidade, além da pandemia do novo coronavírus, tudo isso enquanto enfrentava um câncer e ainda foi acometido pela Covid 19.

“São Paulo é uma cidade com 12 milhões de habitantes e demandas imensas. Ser o responsável pela cidade que é o epicentro do país não é um desafio pequeno”, destacou.

A live contou com a participação especial do Vereador Daniel Annemberg, do Deputado Estadual Heni Ozi Cukier e do sociólogo Floriano Pesaro, que fizeram perguntas relacionadas às suas áreas de atuação: inovação e inclusão digital, segurança e serviços sociais, além do público, que participou enviando perguntas via chat.

O prefeito também destacou que a volta às aulas não terá data distinta para as escolas públicas e privadas da capital paulista e que, ela só acontecerá após o aval da equipe de saúde. “Até hoje as escolas não conseguiram segurar o piolho, como é que vão conseguir segurar o coronavírus?, questionou.

Covas também falou sobre como a Covid jogou luz sobre a desigualdade social na cidade de São Paulo, ao mesmo tempo em que despertou a solidariedade na sociedade, e expressou sua gratidão pela colaboração da comunidade judaica em diversos projetos sociais, antes e durante a pandemia.

“O senhor está deixando um grande exemplo para os nossos filhos, do que é resiliência, dedicação e comprometimento, fazendo seu esforço pessoal apesar do seu estado delicado de saúde. Este será seu legado para todos os jovens de São Paulo”, concluiu o presidente da Fisesp, Luiz Kignel.


Secretário Jean Gorinchteyn apela para que população faça um pacto com as autoridades

Como será o novo normal? Como serão as Grandes Festas durante a pandemia do coronavírus? Quais cuidados tomar? O que deve vir pela frente? Para debater esses temas relevantes, o rabino Michel Schlesinger, da Congregação Israelita Paulista (CIP), recebeu o Dr. Jean Gorinchteyn, Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, para o evento online Dilemas Éticos, na segunda-feira, 10 de agosto.

Gorinchteyn, que assumiu a Secretaria da Saúde de SP no final de julho, abordou com muita clareza e objetividade os índices da pandemia, a perspectiva para a retomada das atividades, a segurança na saída para eventos, a atuação do governo federal no combate a pandemia, bem como a expectativa da vacina para o coronavírus.

Outro tema presente no debate foram as Grandes Festas Judaicas. “Assim como estamos fazendo com todos os nossos eventos desde o início da pandemia, a CIP fará as comemorações de Rosh Hashaná e Yom Kipur totalmente online. Nossos sócios e frequentadores receberão um link e poderão acompanhar todo o serviço na segurança de suas casas”, afirmou o rabino Michel. “Atitudes como esta mostram o quanto a CIP se preocupa com os seus associados e com a coletividade. Como médico, eu sempre oriento que devemos não só preservar vidas, mas garantir a segurança das pessoas”, complementou o Dr. Jean.

“O Secretário da Saúde fez um apelo para que haja um pacto entre as autoridades de saúde e a população no enfrentamento da pandemia. “Ainda não chegamos ao novo normal, estamos no meio da caminhada e as taxas ainda estão elevadas apesar da queda real no número de óbitos. Estamos progredindo de forma gradual e é importante que as medidas de segurança e distanciamento social continuem frequentes. É preciso evitar qualquer cenário de risco enquanto não tivermos a vacina”.

“O fator tempo trabalha muito contra a quarentena. As pessoas começam a se cansar e a desistir e é neste momento que as medidas precisam ser reforçadae. Podemos comparar o momento atual com a situação de um alpinista que faz muito esforço para chegar ao cume da montanha e se descuida na descida. Exatamente quando ele resolve descer de forma apressada e com menos cuidado é que os acidentes acontecem. O momento atual é desafiador, mas é preciso colocar a vida humana em primeiro lugar sempre. Ninguém consegue restituir a saúde uma vez perdida”, concluiu o rabino Michel.

Quem perdeu transmissão ao vivo que teve tradução em libras e contou com a participação do público via chat, pode conferir o evento em: https://cip.org.br/aovivo/

20
20