DOIS VOOS HISTÓRICOS – RABINO DOVI GOLDBERG

Esta semana, o mundo testemunhou dois voos históricos saindo de Israel.

O primeiro voo, pouco divulgado pela mídia, pousou em Sacramento, Califórnia, levando bombeiros israelenses, com a missão de ajudar a combater violentos incêndios que já devastaram um milhão e meio de acres e causaram perdas de vidas. Israel é o primeiro e até agora único país a enviar ajuda para combater estes incêndios.

O segundo voo, mais divulgado, foi o voo histórico que saiu de Israel com destino a Abu Dhabi. É verdadeiramente histórico, pois um país que vem de uma cultura antissemita sistêmica e cega, deu meia-volta e finalmente apertou a mão de paz estendida pelo Estado de Israel, que estava suspensa no ar desde a sua criação.

Por que esta demora para finalmente fazer a paz com Israel? Por que esta rejeição de aceitar a paz? Infelizmente existem organizações de boicote extremistas como o BDS, cujo objetivo é difamar o Estado de Israel. Essas organizações só atuam contra um país, o único país Judeu no mundo, a única verdadeira democracia em todo o Oriente Médio. Nenhum outro país sofre este tipo de difamação e agressão.

É uma velha tática antissemita. Primeiro transformar os judeus em pessoas terríveis, para assim diminuir a compaixão por eles. E então, torna-se mais fácil espalhar o ódio e justificar as atrocidades contra os judeus.

Mas não por acaso os dois voos ocorreram de forma simultânea, um mostrando os verdadeiros valores do povo judeu, de cultivar a paz e ajudar a todos os necessitados. E ambos mostrando que o amor sempre vence no final!

Um abraço e Shalom.


Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – São Paulo

20
20