QUE TIPO DE ANSIEDADE VOCÊ TEM?

Um efeito colateral curioso da condição é que as pessoas com ansiedade confiam demais nos outros.
[Imagem: Gerd Altmann/Pixabay]

Ansiedade – A tensão enquanto aguarda os resultados de uma prova, o medo de não ter conseguido, a sensação de estar sob pressão, apreensão… – enfim, ansiedade.

Ocorre que esses estados emocionais podem não se resumir às sensações; eles podem vir acompanhados de incômodos físicos, como dor nas costas, dor de cabeça, náusea, taquicardia, tremores, dificuldade em respirar, tontura etc.

Variando em intensidade e duração, todos esses males estão associadas à ansiedade, que inclui uma variedade de distúrbios.

Embora não exista uma cura definitiva para a ansiedade, a pesquisa neurocientífica está progredindo no desenvolvimento de novas ferramentas de diagnóstico e tratamentos mais eficientes.

Um desses progressos acaba de ser alcançado por pesquisadores da Universidade de Trento (Itália), que traçaram uma linha divisória entre diferentes aspectos da ansiedade, o que pode ajudar a encontrar o melhor tratamento para cada manifestação do distúrbio.

Em vez de uma pesquisa comportamental, eles descobriram como monitorar o estado ansioso diretamente por imagens cerebrais.

Monitorar a ansiedade diretamente no cérebro pode facilitar o diagnóstico.
[Imagem: Francesca Saviola et al. – 10.1038/s41598-020-68008-z]

Ansiedade traço e ansiedade estado

Francesca Saviola e seus colegas concentraram-se no que acontece no cérebro de pessoas com os dois principais tipos da condição: ansiedade-traço e ansiedade-estado, respectivamente a forma crônica temporária e a forma estável da doença.

“Se você está se sentindo muito tenso hoje, mas geralmente está calmo e quieto, tem ansiedade-estado alta e ansiedade-traço baixa. Considerando que, se você está incomumente quieto, enquanto em geral se sente nervoso, pode ter ansiedade-estado baixa e traço alta. Portanto, a ansiedade-estado é uma condição temporária, enquanto a ansiedade-traço costuma ser uma característica estável de uma pessoa,” detalhou o professor Nicola de Pisapia.

Continue lendo: https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=tipos-de-ansiedade&id=14254

20
20