ZÊH LA ZÊH – FAZENDO CHESSED COM DIGNIDADE E CUIDADO AO PRÓXIMO

Buscando fazer CHESSED com dignidade e cuidado ao beneficiado através de ações pontuais em projetos para nossa comunidade, foi criado o Instituto Zêh la Zêh

A vontade pulsante de fazer o bem fez com que uma das idealizadoras, Sandra Menache Tawil (foto), batesse nas portas certas, encontrando incentivo moral em Elie Horn e na importante habilidade de Chella Safra para estruturação do Zêh la Zêh e logo recrutasse outras três pessoas (Sandra Attie Petzenbaum, Caroline Zilkha Berakha e Sandra Matout Tawil) para mergulhar na elaboração dos projetos que trouxessem mais dignidade às pessoas menos favorecidas do nosso ishuv.

Com empenho, boa vontade e apoio de bons padrinhos, este grupo, que sempre prefere permanecer anônimo, ganhou receptividade e abriu um instituto com uma plataforma enorme, onde cada projeto independente tem suporte de seus doadores e colaboradores, empenhados em ajudar os beneficiados através de projetos pontuais.

Daí o nome hebraico, Zêh la Zêh (deste para este).

“Sempre adorei fazer chessed na minha vida e isto era uma coisa que me dava uma satisfação interna tão grande, que eu não tinha como descrever. Mas, era um chessed simples, com palavras, agrados, uma conversa no momento certo! Até que, num voo que eu fazia, encontrei o Senhor Elie Horn e a primeira coisa que mexeu muito comigo foi que ele se lembrou do meu pai… um homem especial que faleceu quando eu tinha 16 anos. E é lógico que, ao lado de uma pessoa tão especial quanto ele, começamos falando de chessed e não paramos mais”, diz Sandra com o entusiasmo de quem sabe estar trilhando o caminho certo.

E acrescenta: “Foi então que resolvi montar um instituto com foco na filantropia e procurei para ser minha madrinha nada menos que Chella Safra. Com ela e com o Senhor Elie Horn tenho ampliado meus conhecimentos na área e à ambos não posso deixar de externar aqui meu agradecimento, bem como a todos aqueles que têm me ajudado nesta gratificante arte de ajudar o próximo. Lógico que tudo que conquistamos até agora é uma brachá (bênção) imensa para todos nós, mas, estamos só começando e temos muito que aprender ainda”.

“O Zeh la Zeh se consagra com uma plataforma para solucionar problemas que atingem muitas famílias da comunidade, merecendo todo nosso apoio”, disse Elie Horn, grande benemérito da nossa comunidade.

Junto a esse momento, vivenciamos uma nova realidade: a pandemia do Covid-19. Apesar do isolamento ter postergado algumas ações presenciais, a solidariedade, união e criatividade permitiram às idealizadoras atuarem remotamente em algumas frentes e se estruturando através de recrutamento de voluntários para outras.

Atualmente são seis os projetos de assistência:

– Assistência jurídica, com advogados trabalhista, tributário, cível, criminal e de família dando oportunidade àqueles que não têm ou têm pouco recurso de buscar soluções melhores, com o apoio da Família Dayan e Banco Daycoval.

– Fundo de Bolsas Universitárias Moise Safra, para que ninguém perca a oportunidade de se profissionalizar.

– Assistência à idosos e pessoas em risco por monitoramento remoto através de uma central 24hs durante toda a semana.

– Assistência às moradias vulneráveis que precisem de reparos, móveis ou eletrodomésticos para uma vivência digna.

– Ajuda com contratação gratuita de doméstica no primeiro mês de retorno da maternidade para mães com criança recém-nascida e mais de uma criança em casa, permitindo-lhe dar mais atenção aos filhos.

– Visitas semanais a idosos para diminuir a solidão através de conversas e atividades lúdicas.

Para conhecer melhor esses projetos acesse o Instagram @zehlazeh ou obtenha mais informações pelo email

20
20