EM 1948, ISRAEL SURGE PARA O MUNDO – POR FELIPE DAIELLO

Após o surgimento do Estado de Israel em 14 de maio de 1948, começam as guerras pela independência do novo país.

Durante as lutas as tropas de um exército recém-montado conseguem ocupar parte de Jerusalém, onde hoje encontramos o bairro judeu. A ocupação total só vai acontecer em 1967, após a guerra dos seis dias, quando o Muro das Lamentações ficará novamente acessível para os hebreus.

No setor denominado Torre de David, onde se venera o túmulo do famoso rei, local onde foram encontradas sepulturas reais, mas sem evidências arqueológicas concretas de serem do Rei David os despojos conhecidos havia uma igreja. Edificada pelos cruzados após a queda de Jerusalém em mãos cristãs, como resultado da primeira cruzada.

Mas em 1187, o sultão Saladino recaptura a Cidade Eterna de 3 religiões, como resultado a igreja é transformada em mesquita, sofrendo as reformas e adaptações necessárias. Pinturas e frescos apagados, estátuas destruídas; símbolos cristãos eliminados ou alterados para a adaptação exigida..

Uma das primeiras providências da administração foi a devolução do templo cristão para os antigos fieis em 1948.. Reconvertida e readaptada, a igrejinha entrou para o roteiro dos peregrinos inclusive é visitada por altos próceres da Igreja Católica.

Outra decisão foi adaptar alguns dos cômodos próximos, perto inclusive da estalagem onde Cristo teria reunido seus discípulos para a Santa Ceia, na data em que se comemorava a Páscoa, para construir a primeira sinagoga em Jerusalém após tantos anos. Placa na entrada marca o evento e indica que aquela segue o rito dos sefaradin. É simples, pequena, mas real como testemunha.

Como adendo, a Sinagoga Churba , bem mais famosa e conhecida, dinamitada pelo exército jordaniano em 1948, só será reconstruída no ano 2010.Não fica longe, sendo bem mais vistosa.

As lutas dos Palmers contra a Legião Árabe da Jordânia , força de elite treinada pelos britânicos,  foi terrível. A Sinagoga de Hurca  constituía o último baluarte , posição tomada só após a destruição dos  muros do entorno e das paredes do templo com dinamite. Como vingança a sinagoga foi arrasada como indicação da vitória jordaniana. Mesmo assim parte do antigo setor da Velha Jerusalém fica de posse de Israel. Abandonada, em ruínas, aos poucos foi sendo recuperada.

 

Hoje é possível verificar os trabalhos executados, principalmente após a retomada de toda a cidade  de Jerusalém, durante a Guerra dos  6 dias em 1967, pelos soldados da elite dos paraquedistas de Israel. Os antigos vazios restaurados, igrejinhas cristãs e os espaços da tradição da fé mosaica  de novo acessíveis. Além do Muro das Lamentações, dos tuneis secretos,  a reconstrução da Sinagogas de Hurva ou Churba, no mesmo local e seguindo o projeto do templo destruído em 1948 pelas tropas jordanianas, recorda as cinzas das antigas perseguições.

O setor judaico  da Cidade Eterna agora, revitalizado está pleno de vida , de cafés , de pequenos restaurantes  de praças , de galerias de arte e de vida. Espaço adequado para o descanso de pés peregrinos, não interessa a crença.


FELIPE DAIELLO – Professor, empresário e escritor, é autor de inúmeros livros, dentre os quais  “Palavras ao Vento” e ” A Viagem dos Bichos” – Editora AGE  – Saiba mais.

daiello@cpovo.net –  www.daiello.com.br

20
20