O OLHAR DO FUTURO NA UFRJ – PROF. ARNALDO NISKIER

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) está perto de fazer seus primeiros 100 anos de vida. Vai comemorar com um fato bastante auspicioso, que será a inauguração da sua emissora de rádio. Um complemento indispensável à excelência do curso de Comunicação, seguramente um dos melhores do país.

Por iniciativa de Roberto Aroso, presidente da Associação Brasileira de Telecomunicações, realizamos uma live com a reitora Denise de Carvalho. A sua palavra, oportuna e sábia, foi de grande interesse para a educação brasileira, que, segundo ela, vive um momento extremamente difícil. Além das questões naturais, tivemos ainda os cortes orçamentários promovidos pelo MEC. “Não podemos desqualificar nossas instituições” – disse a reitora, para acrescentar: “Não há país do futuro sem educação, ciência e tecnologia de alto nível, o que depende de expressivos investimentos”.

Como berço da pós-graduação no Brasil, a UFRJ tem a preocupação essencial com a formação dos seus professores e especialistas, de olho no aperfeiçoamento da qualidade e no fato de termos ainda poucos doutores para as claras necessidades do país.

Via Internet, a reitora Denise de Carvalho fez a defesa do ensino remoto. “Como professora, com essa nova modalidade estou me reinventando. Não quero deixar que o ambiente remoto nos distancie. Ao contrário, evitando ser pessimista, desejo passar aos 60 mil alunos da nossa Universidade um saudável olhar do futuro”.

Suas palavras foram aplaudidas por outros participantes da live, como Luís Eduardo Rocha (que falou sobre o seu projeto de recursos humanos para a região serrana do (Rio de Janeiro), André Dias (TV Globo) e Roberto Aroso, que foi o anfitrião desse encontro, no qual foram lembrados o pioneirismo de Roquete Pinto, os êxitos da Fundação Roberto Marinho e as nossas atividades inaugurais, em matéria de educação à distância, no Conselho Federal de Educação. Foi de nossa autoria a Indicação nº 1/2006, que abriu as portas para que se pensasse mais detidamente sobre EAD, como aconteceu quando nasceu a Lei 9394/96, cujo relator foi o Senador Darcy Ribeiro. Fornecemos a ele muitos subsídios.


ARNALDO NISKIER – Membro da Academia Brasileira de Letras, presidente do CIEE/RJ e formado em Matemática e Pedagogia. Saiba mais.

20
20