AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Como o webinar do CEJ – Centro de Estudos Judaicos com o escritor árabe-israelense Sayed Kashua, as entrevistas com grandes nomes dos estudos judaicos no Brasil, o Studio Visit com Fraida Orupabo na Bienal de SP. a microficção “Amor de Quarentena” com Reynaldo Gianecchini, Mariana Ximenes, Débora Nascimento e Jonathan Azevedo via whatsapp e o Kleztival 2020 de 17 a 25 de outubro.


CEJ DEBATE COM O ESCRITOR ÁRABE-ISRAELENSE SAYED KASHUA

O CEJ – Centro de Estudos Judaicos da USP realizou um Webinar com o escritor árabe-israelense Sayed Kashua, que pôde discorrer sobre sua vida, obra e posicionamentos políticos.

A conversa, que foi realizada em parceria com o Instituto Brasil-Israel (IBI), contou com a mediação da Profa. Marta Topel, diretora do CEJ/USP e da Dra. Juliana Portenoy, pesquisadora da obra de Kashua.

O vídeo com a gravação do evento está disponível no YouTube do Centro de Estudos Judaicos. Confira!


ENTREVISTAS COM GRANDES NOMES DOS ESTUDOS JUDAICOS NO BRASIL

Está disponível no YouTube do CEJ uma playlist de entrevistas do ciclo “Resgatando a Memória”, do Centro de Cultura Judaica com alguns dos mais importantes pesquisadores e intelectuais dos Estudos Judaicos no Brasil.

Os pesquisadores entrevistados são Anita Novinsky, Rosa Krausz, Nachman Falbel, Henrique Rattner e Jacó Guinsburg. Ao final, há também um compilado com trechos das entrevistas sobre o Centro de Estudos Judaicos.

Assista clicando no botão acima ou aqui


BIENAL DE SP – STUDIO VISIT COM FRIDA ORUPABO

Imagens do ateliê de Frida Orupabo. Cortesia da artista

Com o adiamento da mostra coletiva da 34ª Bienal de São Paulo para setembro de 2021, a Fundação Bienal preparou uma programação digital inédita e gratuita para você continuar conosco ao longo deste ano! Uma dessas ações digitais são as Studio visits: uma vez por mês, de setembro de 2020 a agosto de 2021, artistas da 34ª Bienal abrirão seus ateliês e falarão sobre sua trajetória, as obras que estão produzindo para a Bienal e suas pesquisas atuais a partir de perguntas e provocações colocadas pela equipe curatorial. Para a primeira Studio visit, conversamos com a artista norueguesa Frida Orupabo. Você já pode assistir à entrevista no Instagram da Bienal e no nosso site.

A artista de ascendência nigeriana Frida Orupabo cresceu em uma pequena cidade na Noruega, onde a maioria da população era branca, e, por isso, ela diz: “a cor da minha pele e da minha irmã era notada e sentida; essas experiências marcam minha prática e meu trabalho ainda hoje”. Em 2013, Orupabo começou a produzir colagens digitais, a partir de imagens de acervo, que compartilhava no seu perfil de Instagram @nemiepeba. As colagens, que hoje adquirem formato físico, são para a artista uma forma de evidenciar os violentos processos de objetificação do corpo da mulher negra, desde a época colonial até os dias de hoje. No site da 34ª Bienal de São Paulo, você pode conhecer mais sobre sua história, ver imagens de algumas de suas obras, além de conhecer mais detalhes sobre sua exposição individual que acontecerá no Museu Afro Brasil.

+ confira a Studio visit no IGTV @bienalsaopaulo


MICROFICÇÃO AMOR DE QUARENTENA REÚNE REYNALDO GIANECCHINI, MARIANA XIMENES, DÉBORA NASCIMENTO E JONATHAN AZEVEDO EM EXPERIÊNCIA INÉDITA VIA WHATSAPP

Projeto inovador realizado em mais de seis países estreou no Brasil em 14 de setembro, sob direção de Daniel Gaggini, e cria experiência de intimidade entre ator e espectador.

Nem todos vivenciaram a quarentena da mesma maneira, mas o certo é que ela nos trouxe mudanças repentinas, rotinas desconhecidas e novos hábitos. Afastados da correria do dia-a-dia, tivemos mais tempo para refletir e relembrar histórias, encontros, pessoas. Na esfera das relações, amores se romperam pela falta de espaço na convivência diária ou pelo distanciamento social. E se, neste contexto, alguém importante do seu passado te procurasse? O que aconteceria se um ex-amor reaparecesse na sua vida?

Foi este o mote que o autor e cineasta argentino Santiago Loza utilizou para escrever Amor de Quarentena, uma microficção que estreou no dia 14 de setembro via Whatsapp, com direção de Daniel Gaggini. Ao comprar o ingresso, o público (de qualquer parte do país) escolhe um dos artistas do elenco – Reynaldo Gianecchini, Mariana Ximenes, Débora Nascimento ou Jonathan Azevedo – para guiá-lo ao longo da experiência de 13 dias. São mais de 60 mensagens de voz e de texto, além de áudios, vídeos, canções e fotos, que reconstruirão esse vínculo amoroso imaginário. Os ingressos já estão disponíveis no site www.sympla.com.br.

A obra já estreou na Argentina, Espanha, Uruguai, Chile, Equador e Paraguai e, em breve, chegará à Alemanha, Austrália, México, Peru, Colômbia, Holanda, França e Portugal. As produções internacionais contam com nomes como Cecila Roth (Tudo Sobre Minha Mãe), Leonardo Sbaraglia (Relatos Selvagens), Dolores Fonzi (Plata Quemada) e Jaime Lorente (Casa de Papel), entre outros.

Um aspecto importante do projeto é que, em todos os lugares onde estreou, parte da arrecadação com os ingressos é destinada a uma entidade que auxilia artistas e técnicos das artes cênicas, atualmente sem trabalho por conta da pandemia. No Brasil, o fundo escolhido foi o Marlene Colé, gerido pela APTI – Associação de Produtores Teatrais Independentes, com sede em São Paulo/SP.

Como funciona – Ao comprar o ingresso pelo site www.sympla.com.br, o espectador deve escolher com qual ator/atriz deseja vivenciar a experiência e informar seus dados (nome, e-mail e telefone). O site é 100% seguro e não expõe os dados coletados. É possível também comprar ingressos para outras pessoas. O espectador recebe uma mensagem via WhatsApp com informações básicas sobre a experiência informando, por exemplo, que eventuais respostas às mensagens não serão respondidas, que utilize fones de ouvido, que salve o contato com o nome de uma pessoa especial, que não compartilhe as mensagens e que relaxe de suas atividades cotidianas para disfrutar melhor da experiência. Durante 13 dias seguidos e em diferentes horários, as mensagens desse amor do passado, interpretado pelo artista escolhido, chegarão por meio do WhatsApp.

Serviço

Microficção: Amor de Quarentena

Temporada: até 5 de novembro de 2020

Local: Aplicativo WhatsApp

Classificação indicativa: 14 anos

Duração: 13 dias (a partir do envio da primeira mensagem).

Valor: R$ 40,00 – ingressos online pelo www.sympla.com.br

Mais informações: www.amordequarentena.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/amor_de_quarentena_br/

Facebook: https://www.facebook.com/amordequarentena


KLEZTIVAL 2020 – BUBBE AWARDS

De 17 a 25 de outubro, 2020

Não percam a programação de Kleztival 2020, e em especial os Bubbe Awards, uma inedita premiação, com 3 categorias, Melhor Canção Yiddish, Melhor Tema Klezmer, e Melhor Videoclip de Música Judaica.

Veja o video:
https://www.youtube.com/watch?v=XiTU7tWZW2I

Em breve a programação em nosso site www.imjbrasil.com.br

20
20