O QUE D’US ESPERA DE NÓS? – RAV EFRAIM BIRBOJM

D’us também espera muito de nós. Será que estamos correspondendo às Suas expectativas?

“Yossef, um homem muito rico, era pai de Yaacov Moishe, um jovem extremamente mimado. Certa vez, em uma briga, Yaacov Moishe levou um tapa na cara e sumiu de vergonha. Como não voltou para casa de noite, o pai foi até a polícia. Um mês depois, ainda sem nenhuma notícia do filho, Yossef resolveu investigar por conta própria. Ele buscava informações sobre o paradeiro do filho com cada estrangeiro que chegava na cidade.

Um ano se passou e naquela cidade chegou um mendigo pedindo ajuda. Yossef disse que ajudaria generosamente caso ele trouxesse notícias do seu filho. O mendigo viu uma excelente oportunidade de ganhar dinheiro. Após Yossef descrever as características do seu filho, o mendigo falou:

– Não acredito!!! Yaacov Moshe é seu filho? Sou da pequena cidade de Chelem. Há cerca de um ano chegou lá um rapaz, chamado Yaacov Moishe, exatamente como o senhor descreveu. Ele senta o dia inteiro na sinagoga e estuda sem parar. É uma verdadeira joia, só falam dele na cidade. Que orgulho ser o pai deste rapaz!

Yossef, não cabendo em si de felicidade, agradeceu e deu 10 mil dólares ao mendigo pelas preciosas informações. Quando o mendigo saiu, encontrou outro mendigo. Fizeram um plano para continuar a história e ganhar ainda mais dinheiro. O outro mendigo então bateu na porta de Yossef. Quando Yossef perguntou de onde ele era, o mendigo respondeu que era de uma pequena cidade chamada Chelem. Yossef ficou surpreso com a enorme coincidência. Ele então perguntou ao mendigo se ele conhecia seu filho, Yaacov Moishe. O mendigo respondeu:

– Yaacov Moishe, o genro do rabino de Chelem? Quem não conhece ele? Uma verdadeira joia. Estuda Torá sem parar. Tem traços de caráter incríveis. O rabino, que só tem uma filha, escolheu ele como genro. Estão casados há alguns meses. O rabino quer que ele ocupe sua cadeira futuramente.

Yossef ficou maravilhado. Quantas boas notícias! Convocou a cidade inteira, contou as novidades e deu sete dias de festas. O mendigo, sentado na cabeceira, contava a todos as incríveis qualidades do rapaz, deixando Yossef orgulhoso. Depois da festa, ele deu 20 mil dólares ao mendigo por toda a alegria que havia proporcionado.

Dias depois, Yaacov Moishe apareceu na cidade. Vinha com as roupas rasgadas, o rosto todo machucado, não usava nem Kipá na cabeça. O pai quase não o reconheceu. Perguntou sobre Chelem e sobre a filha do rabino, mas Yaacov Moishe não sabia sobre o que o pai estava falando, achou que ele tinha enlouquecido. Yossef começou aos poucos a perceber que havia sido enganado. Perguntou então ao filho onde ele havia estado aquele ano inteiro. Yaacov Moishe olhou para o chão, envergonhado, e disse:

– Eu estava na prisão. Fiquei com vergonha de voltar, acabei indo para outra cidade. Como não tinha comida, comecei a fazer pequenos furtos. A polícia me pegou e eu apanhei muito. Por isso estou cheio de cicatrizes.

Yossef escutava e seu rosto ia murchando cada vez mais. Quando o filho terminou, ele disse:

– A prisão e as surras você mereceu, por ter roubado. O problema é que eu esperava muito mais de você! E agora, o que eu faço com a minha vergonha”?

D’us também espera muito de nós. Será que estamos correspondendo às Suas expectativas?


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20