O POTENCIAL DO SER HUMANO – RAV EFRAIM BIRBOJM

Precisamos nos lembrar sempre que temos um enorme potencial. Nossos talentos e qualidades devem ser aproveitados para cumprirmos nossa tarefa única no mundo. Se esforce, assim atingiremos nosso objetivo.

“Yaacov, um rapaz, que estudava em uma conceituada Yeshivá de Israel, resolveu ser o aluno mais estudioso da Yeshivá. Assim, a partir daquele dia, ele começou a se dedicar mais. Porém, após se esforçar muito, ele percebeu que haviam alunos muito mais inteligentes do que ele. Yaacov então decidiu ser o aluno mais comportado da Yeshivá, e assim começou a se dedicar ao bom comportamento. Porém, após algum tempo, percebeu que, mesmo se esforçando muito, havia alunos que se destacavam mais. Então Yaacov decidiu ser o maior líder na Yeshivá e se esforçou para isso, mas pouco tempo depois percebeu que havia alunos com mais aptidão para serem líderes.

Aquilo quebrou a autoestima dele. Completamente arrasado, Yaacov saiu da Yeshivá para dar uma volta. Como estava muito frio, resolveu entrar em um restaurante para tomar um chá bem quente e se acalmar um pouco. Um senhor que estava sentado lá viu aquele jovem com o rosto triste e perguntou se estava tudo bem. Yaacov, não escondendo a tristeza e a decepção, disse:

– Eu pensei que eu poderia ser o aluno mais estudioso, o aluno mais comportado ou o líder dos alunos da Yeshivá onde eu estudo, mas comecei a perceber que há pessoas muito melhores do que eu. No final das contas, eu não passo de mais um número na Yeshivá.

Aquele senhor ficou sério, olhou nos olhos de Yaacov e disse:

– Você se acha um número? Isso significa que você acha que os nazistas estavam certos!

Yaacov, assustado, não entendeu. O senhor então explicou:

– Era isto que os nazistas queriam, justamente fazer com que nós pensássemos que somos apenas um número.

E, ao falar estas palavras, ele levantou a manga da sua camisa e mostrou o número que tinha tatuado no seu braço. Dando um triste sorriso ao rapaz, ele disse:

– Você é uma pessoa única e especial. Cada um tem seus talentos e qualidades. Sabe qual é o problema? Você fica se comparando com os outros. Com certeza você é um ótimo líder, uma pessoa com bons traços de caráter e um aluno muito estudioso. Talvez não seja o mais estudioso, o mais comportado e o melhor líder, mas com certeza você tem muitas qualidades. Então, não se compare aos outros. Nunca pense que você é apenas mais um número. Você é uma pessoa única e especial, se esforce para atingir o seu potencial.

Precisamos nos lembrar sempre que temos um enorme potencial. Nossos talentos e qualidades devem ser aproveitados para cumprirmos nossa tarefa única no mundo. Se esforce, assim atingiremos nosso objetivo.


RAV EFRAIM BIRBOJM – Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, começou seu processo de Teshuvá (retorno ao judaísmo) aos 25 anos, através da Instituição “Binyan Olam”. Saiba mais.

Email: efraimbirbojm@gmail.com

20
20