QUERER SABER – RABINO NISSIM KATRI

A verdadeira sabedoria é a busca do saber mais. Há um provérbio: “Se você sabe todas as respostas, você não perguntou todas as perguntas”.

O Rebe de Gur contou sobre um sábio muito rico que estava procurando um noivo para sua filha. Ele foi para uma grande yeshivá e perguntou o diretor sobre os melhores alunos. O diretor mostrou-lhe três alunos. O sábio apresentou-lhes um intrincado problema do Talmud, dizendo que quem resolvesse o problema ganharia a mão de sua filha.

Cada um dos alunos expos possíveis soluções. Mas o sábio retrucou todas elas. Já que eles não trouxeram uma resposta satisfatória, o sábio foi embora, dizendo que ele iria tentar em outra yeshivá.

Quando ele partiu, um dos alunos seguiu-o, perguntando qual seria a explicação correta que resolveria o problema. O sábio disse: “A resposta não vai te ajudar. Você não teve sucesso em ganhar a mão da minha filha”.

O aluno disse: “É verdade. Já que eu não dei a resposta, eu não a mereço. Mas ainda assim, eu quero saber a solução do problema”.

O sábio ficou impressionado. “Você é o noivo que eu quero para minha filha. Seu desejo de saber é mais importante do que o próprio saber”.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br

20
20