EU QUERO IR PARA CASA – RABINO ARIEH RAICHMAN

… onde quer que estejamos, local ou situação, precisamos olhar com uma perspectiva positiva. O que pode parecer escuridão é na verdade uma bênção.

Às vezes, uma conversa pode dizer muito sobre você. Há alguns dias, recebemos uma visita de fora. Embora só tenha ficado alguns dias aqui, ela tinha muito a dizer sobre Manaus. O tempo está horrível, o tráfego é ruim e os preços loucos, eram algumas de suas reclamações. Claro, a vida era perfeita em sua cidade e ela repetiu isso várias vezes durante a refeição.

Quando ela saiu, disse à minha família que onde quer que estejamos, local ou situação, precisamos olhar com uma perspectiva positiva. O que pode parecer escuridão é na verdade uma bênção. Para reconhecer esse fato, basta olhar para a criação. A cada dia, D’us disse “e foi noite e foi dia”. Agora vem a pergunta: Quanto tempo dura a noite?

Como em todas as questões judaicas, existe a resposta oficial e a extra-oficial. Oficialmente, começa às 18h. e termina às 6h em um dia perfeito. Embora não oficialmente, a partir da meia-noite as coisas já começam a mudar. Já se pode começar a dizer Tehilim e estudar diferentes partes da Torá normalmente não permitidas à noite. É quase como uma faísca de luz dentro da noite.

Mesmo sem saber a hora exata, quando parece ser o auge da noite, na realidade a luz está por surgir. Imagine-se na escuridão de nossas próprias vidas. Quando pensamos que estamos em uma situação ruim ou em um lugar ruim, pode realmente ser outra bênção.

Hoje (16 de outubro) será Shabat Bereishit, o início do ano (para a leitura) da Torá, que para todo judeu marca o verdadeiro recomeço. É verdade que Rosh Hashaná foi há algumas semanas, mas todos os feriados judaicos que se seguiram não nos permitiram entrar novamente em nossos assuntos mundanos. A leitura da Torá sobre a criação nos lembra que existe um mundo no qual precisamos trabalhar. Por outro lado, D’us o criou e com Sua bondade, está guiando cada passo nosso no caminho.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manauswww.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com