RECEBENDO E DANDO – RABINO NISSIM KATRI

Rabi Itshak de Zidachov disse: “A vida consiste de dar e receber. Cada um de nós é um transmissor e um receptor. Quem não é ambos é como se fosse uma arvore estéril”.

Há um costume bonito na véspera de Yom Kipur ou no dia de Hoshaná Rabá que nestes dias as pessoas pedem ou “imploram” aos seus amigos que lhe deem uma fatia de Leikach (bolo de mel). A razão deste costume é que se por acaso há um Decreto Divino para alguém necessitar dos outros, o pedido por um bolo vai cumprir este decreto e assim ele ficará livre de tal destino.

Outra razão importante para este costume pode ser que dar é fácil, porque nós podemos assim nos sentir generosos, magnânimos. Contudo, é crucial que também devamos sentir empatia com a pessoa que precisa de assistência e perceber como é doloroso e degradante ter que pedir e depender dos outros.

Só então vamos considerar os sentimentos daqueles que pedem por ajuda e expressaremos nossos sentimentos providenciando palavras de conforto e encorajamento junto com a ajuda material. Falta de empatia ao dar caridade pode levar a pessoa a tornar-se arrogante.

Precisamos perceber que de algumas maneiras somos todos nós tomadores e mesmo quando damos caridade estamos mais recebendo do que dando.

Devemos nos identificar com as pessoas que pedem ajuda e evitar se considerar superior a aqueles que oferecemos nossa ajuda.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br

20
20