OS JUDEUS E AS VACINAS – RABINO DOVI GOLDBERG

“Setenta e cinco anos depois que os nazistas assassinaram milhões, o Dr. Burla – CEO da Pfizer – está hoje liderando a corrida para salvar bilhões”.

Assim que começaram a falar sobre a produção de vacinas para Covid-19, Israel assinou contrato com a empresa Moderna para compra de milhões de vacinas aos cidadãos de Israel.

Mas em novembro, ficou claro que a Pfizer seria a primeira empresa a produzir as vacinas, e os israelenses entraram em pânico. Disseram que Netanyahu apostou na empresa errada e começaram a atacá-lo que ele não se importa com os cidadãos, etc.

Netanyahu contactou imediatamente o CEO da Pfizer, Sr. Albert Burla, e descobriu que ele era um judeu nascido em Salonica, Grécia.

Salonica, a segunda maior cidade da Grécia, tem uma das mais antigas comunidades judaicas. Serviu de refúgio para milhares de judeus em 1492, durante a expulsão da Espanha, e ao longo dos anos, a comunidade se desenvolveu. Houve um tempo em que o porto fechava aos sábados, porque a maior parte dos negócios pertencia a judeus.

Alguns anos atrás, visitei Salonica com um grupo de jovens, e constatei a destruição de uma comunidade antes tão pujante. Antes da 2a Guerra Mundial, mais de sessenta mil judeus viviam em Salonica, e 96% morreram no Holocausto.

Albert Burla nasceu em 1961, filho de sobreviventes que permaneceram em Salonica. Há alguns anos, ele começou a trabalhar para a Pfizer e em 2019 foi nomeado CEO. Quando o Covid-19 se espalhou, ele dedicou toda a sua energia para encontrar uma vacina, declarando que trabalharam dia e noite para trazer cura para o mundo. Conversando com Netanyahu, contou que se casou em uma sinagoga e é um judeu orgulhoso.

E agora vocês sabem como Israel conseguiu a vacina de Pfizer…

Mas o embaixador de Israel nos EUA disse melhor: “Setenta e cinco anos depois que os nazistas assassinaram milhões, o Dr. Burla está hoje liderando a corrida para salvar bilhões”.

Nós judeus sempre escolhemos a vida. Am Yisrael Chai!

Um abraço e Shalom.

Rabino Dovi Goldberg – Sinagoga do Morumbi – SP

20
20