AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Eventos dos mais interessantes agitam a cidade como a exposição “Em algum lugar… o Éden” do Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto, o curso do AJL “A Jornada da Alma – A Vida, a Morte e o Além” e o CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico que acontece em março.


EXPOSIÇÃO “EM ALGUM LUGAR… O ÉDEN”

Monte Sinai

O conceito de Éden, como um Paraíso Perdido, local em que Adão e Eva desobedeceram Deus para provar do Fruto proibido, ronda a civilização judaico-cristã. Não se trata de concordar com essa tradição ou de divulgá-la, mas de conviver com conceitos de que já houve um local melhor que se perdeu por falha humana.

A Torre de Babel

O conjunto de trabalhos ‘Em algum lugar… o Éden’ evoca justamente toda essa tradição, numa vertente que não prega absolutamente nada, mas dá forma plástica a alguns momentos importantes da jornada bíblica, sempre tendo em vista que eles alimentam nosso imaginário enquanto narrativa que traz princípios consolidados de amor e dor.

Daniel na Cova dos Leões

Sidney se vale dos mais variados materiais, como madeira, alumínio, mica, ferro, bronze, espelho, pó de mármore, entre outros, para construir obras que se bastam isoladamente, mas que também dialogam entre si. A leveza se faz presente na maioria, como um alerta para o fato de a palavra bíblica ser uma pontal de possibilidades para infinitas leituras.

Davi e Golias

A proposta do artista mineiro não é o de ilustrar a palavras sagradas. Pelo contrário, num movimento curioso, episódios bíblicos é que parecem se encaixar nas poéticas visuais criadas. Desse modo, ao ver as imagens de Sidney Lacerda, torna-se possível retomar o Éden de cada um de nós, esteja onde estiver e seja como ele for.

Texto: Oscar D’Ambrósio

Serviço:
Em algum lugar… o Éden
Local: Museu da Imigração Judaica
Quando: ATÉ 18 de fevereiro
Entrada Gratuita
R. da Graça 160 , Bom Retiro SP

https://www.memorialdoholocausto.org.br/


CURSO DO JLI – A JORNADA DA ALMA – A VIDA, A MORTE E O ALÉM

Veja nesse link um pequeno vídeo: youtu.be/dhNykYOuFbg

RESUMO DAS SEIS AULAS:

Lição 1 – VIDA

O que é uma alma? É possível partir antes do tempo? A morte é dolorosa para a alma?

Lição 2: PREPARAÇÃO

Por que temos que envelhecer? Qual é a melhor maneira de utilizar o tempo que nos resta?

Lição 3: TRANSIÇÃO

O que acontece quando morremos? As almas conseguem se comunicar conosco? Nossos entes queridos ainda se preocupam conosco? Como os rituais do enterro ajudam a transição da alma?

Lição 4: VIDA APÓS VIDA

O que é e como funciona a reencarnação? Acreditamos em espíritos? Todos vão para o céu?

Lição 5: LUTO

Explore as etapas emocionais, espirituais e práticas do processo de luto. Saiba como podemos beneficiar a alma depois que ela está na outra vida.

Lição 6: CHEGOU O FIM

Qual é o destino final nessa viagem? A morte é permanente? O Judaísmo acredita em ressurreição? É possível que um dia possamos nos reunir com nossos entes queridos?

Para homens e mulheres.

Inscrições e informações: 98315-8770.

Investimento: R$279. Alunos veteranos: R$249


CINEFANTASY ABRE INSCRIÇÕES PARA A SUA 11ª EDIÇÃO

Festival acontece em março de 2021 no formato online

Inscrições até 07/02

Estão abertas as inscrições para a 11ª edição do CINEFANTASY – Festival Internacional de Cinema Fantástico. Os interessados poderão enviar seus filmes até 07 de fevereiro de 2021, desde que a temática seja fantástica: de horror, ficção científica e/ou fantasia.

Nesta edição, o festival ampliou o universo fantástico com filmes de western, thriller e ação, podendo ser da categoria ficção, animação ou documentário.

Os premiados receberão o troféu José Mojica Marins e as produções brasileiras concorrem a vários prêmios de parceiros institucionais do festival. Além disso, os melhores filmes brasileiros de curta e longa-metragem serão indicados para o disputado Prêmio FANTLATAM, premiação internacional da Alianza Latinoamericana de Festivales de Cine Fantastico.

A grande novidade do 11º CINEFANTASY é a mostra de curta-metragem FANTASTIC BLACK POWER, exclusiva para realizadores negros e negras.

Desde a sua 8ª edição o Cinefantasy vem levantando bandeiras afirmativas para todos. Em 2018, o festival criou a mostra MULHERES FANTÁSTICAS; em 2019, foi a vez da mostra FANTÁSTICA DIVERSIDADE, para realizadores LGBTQI+ e, em 2020, apresentou as mostras FANTASTEEN, com curtas-metragens focados no público adolescente e a mostra PEQUENOS FANTÁSTICOS, para crianças a partir de 05 anos de idade, fortalecendo a formação de um futuro público do cinema fantástico.

O regulamento completo está disponível no site: http://www.cinefantasy.com.br

20
20