ELE É MEU IRMÃO – RABINO ARIEH RAICHMAN

“Você sabe que um grande negócio é quando é bom para nós dois… eu e meu irmão.”


Conta-se a história que Joseph Safra Z “L estava tentando fechar um negócio com outra empresa. Como o negócio estava paralisado, ele disse brincando: “Você sabe que um grande negócio é quando é bom para nós dois… eu e meu irmão.”

Os irmãos geralmente têm uma conexão especial no que diz respeito ao bem-estar e ao sucesso um do outro. Quando Moisés e Aarão falaram com o Faraó, foi um trabalho de equipe, onde um faria o que o outro não poderia. Moisés não falava com clareza e Aharon se tornou seu porta-voz. Em algumas pragas, como sangue e sapos, Moisés não podia agir, pois as águas do Nilo salvaram sua vida. Portanto, Aaron fez isso por ele. E quando Aarão estava de luto por ter perdido dois de seus filhos, foi Moisés quem o guiou.

É isso que os irmãos fazem, ajudam uns aos outros. No entanto, alguns de nós não têm irmãos ou não temos esse tipo de relacionamento por inúmeras razões. Nesses casos, as pessoas geralmente têm amigos que chamam de “irmão / irmã”, pois se importam tanto quanto um irmão. Morando em Manaus todos esses anos, conheci várias dessas pessoas.

Eles vieram do sul do Brasil ou mesmo de outros países e a distância da família os fez procurar ou se ligar a novos “irmãos / irmãs”. Sei de um caso em que os “irmãos” viviam próximos um do outro em suas respectivas casas e com suas famílias. No entanto, eles faziam atividades semanais juntos, como sair para almoçar, uma aula de Torá ou mesmo uma consulta médica. Quando um adoecia, o outro visitava e escrevia que era irmão do paciente. Eles eram próximos.

À medida que se espalha a notícia sobre a situação na Amazônia, as pessoas se preocupam e se perguntam como podem ajudar. Eu sugiro tentar ser um “irmão” ou “irmã” de alguém lá. Um paulista acabou de ligar para um “irmão” na região, apenas para dizer “como você está?”. Esse telefonema mudou seu humor e sua vida. Se você deseja obter mais detalhes sobre este projeto e como encontrar seu “irmão na Amazônia”, responda este e-mail, pois juntos podemos superar o desafio que temos a frente.

Shalom.


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manauswww.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20