ISRAEL E O KKL BRASIL CELEBRAM TU BISHVAT, O ANO NOVO DAS ÁRVORES, REVITALIZANDO PRAÇA EM SP

Em parceria com a Subprefeitura da Sé, Praça Cinquentenário de Israel é revitalizada com pintura, grafite e mudas de Araçá-boi, árvore nativa ameaçada de extinção, são plantadas em ação de conscientização sustentável.

O KKL Brasil e o Consulado Geral de Israel em São Paulo, com o apoio da Subprefeitura da Sé e de lideranças comunitárias da Federação Israelita do Estado de São Paulo, realizaram celebração de Tu Bishvat na Praça Cinquentenário de Israel no bairro paulista de Higienópolis.

A Praça foi revitalizada e também recebeu uma intervenção artística feita pelo Spett Studio, com o desenho das sete espécies nativas de Israel em seu muro. Além disso, a praça foi agraciada com o plantio de mudas da espécie Araçá-boi, atualmente em extinção, mantendo a tradição de Tu Bishvat e do KKL em ajudar o meio ambiente e promover a conscientização ecológica.

Esse dia marca o começo do florescimento das árvores na Terra de Israel, que emergem do inverno e iniciam um novo ciclo frutífero. Atualmente, é tradição em Tu Bishvat comer frutas, particularmente de árvores mencionadas na Torah (antigo testamento) como uva, figo, romã, azeitona e tâmara. Porém, a mensagem principal deste dia é a da conscientização ambiental, onde se busca entender melhor como a relação das pessoas com o meio ambiente afeta o mundo ao nosso redor e como promover esforços para torná-lo mais sustentável.

Para o Presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi, “Tu Bishvat, é o ano novo das árvores e entendemos este como o momento da renovação, tanto das árvores como de nossas próprias atitudes em relação ao meio ambiente. Neste Tu Bishvat aonde estamos vivenciando a maior crise sanitária e ambiental de nossa história, certamente será ainda mais especial. Momento de reflexão e renovação de nossas relações com o planeta!”.

Para o Cônsul Geral de Israel em São Paulo, Alon Lavi, “esta é uma data especial para nós, e é uma honra fazer parte desta tradição e reforçar os laços de amizade entre a cidade de São Paulo e a comunidade judaica. Renovamos assim nossos votos para que este ano seja frutífero e próspero para todos nós, e desejamos feliz aniversário para a cidade que esta semana comemorou seus 467 anos”.

“A parceria entre a prefeitura de São Paulo e o KKL Brasil vem se consolidando. Mais uma vez estamos juntos, plantando e cuidando do meio ambiente e deixando frutos para uma nova geração. Que essa parceria perdure por mais tempo “, declarou Roberto Arantes, sub-prefeito da Sé.

“A festa de Tu Bishvat nada mais é do que o apoio à ecologia, ao meio ambiente e a sustentabilidade. Nossos livros sagrados falam sobre a importância de cuidar da natureza e do ambiente onde se vive”, destacou o presidente – executivo da Fisesp, Ricardo Berkiensztat.

“Por conta da pandemia, tivemos que fazer um evento com participação restrita e escolhemos a Praça Cinquentenário de Israel, que foi criada há 25 anos. Fizemos todo o trabalho de revitalização e hoje nos reunimos em um pequeno grupo para plantarmos mudas de araçá-boi”, concluiu u o diretor do KKL Brasil, Marcelo Schapo.

20
20