ESQUERDO OU DIREITO? – RABINO DOVI GOLDBERG

Um homem foi receber a vacina e perguntou qual manga ele deveria levantar, a direita ou a esquerda? A enfermeira, percebendo tratar-se de um religioso, perguntou-lhe em que braço ele colocava o tefilin. Quando ele disse que era no braço esquerdo, a enfermeira aconselhou-o a tomar a vacina no braço direito. Isto porque a vacina pode fazer o braço ficar um pouco dolorido, e consequente trazer algum desconforto quando coloca o tefilin.

Bem, uma história que só poderia acontecer em Israel…

Na parashá desta semana somos apresentados à mitsvá de tefilin. O tefilin deve ser colocado em direção ao coração, mas no braço mais “fraco”. Então, um destro deve colocar em seu braço esquerdo, enquanto um canhoto coloca em seu braço direito. É curioso, pois a Torá conta que D’us nos tirou do Egito com uma mão poderosa, e para lembrarmos isso colocamos o tefilin no braço da mão mais ”fraca”?

A resposta é essa mesmo! Devemos sempre lembrar que a mão de D’us é a mão dominante e prevalece em todas as questões da vida. Sim, devemos fazer nossa parte e nos esforçar para alcançar os nossos objetivos, mas se seremos bem-sucedidos ou não… depende de D’us!

Tantas coisas estão acontecendo ao nosso redor, e tão rápido, que nos perguntamos o que sucederá. Um bom exemplo é o novo governo dos EUA. O governo de Israel e os judeus em todo o mundo estão divididos, alguns muito preocupados, enquanto outros muito felizes…

Temos que lembrar, e isso vale para todos e para tudo, que podemos usar nossa mão para tentar atingir nossos objetivos, mas no final, a mão de D’us é a que prevalece, Ele é quem governa o mundo e independentemente de nossas escolhas, como sempre, temos de confiar nas decisões de D’us.

Um abraço e Shalom.

RABINO DOVI GOLDBERG – Sinagoga do Morumbi – São Paulo/Capital

dg@chabadmorumbi.org.br