EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE …

E faz acontecer, como Rebeca Rosenberg Z´L, Nava Shalev Politi, Etejane Hepner Coin, Célia Parnes, Vera Bobrow, embaixador Daniel Zohar-Zonshine , Fernando Lottenberg, Marcos Lederman, Alicia, André e Rafael Chaco, Brigadeiro Dr. Walter Kischinhevsky, Claudio Lottenberg, prefeito Eduardo Paes, vereadora Teresa Bergher, Ary Bergher, Alberto Klein, governador Romeu Zema, Matheus Simões, Beny Cohen, Salvador Ohana, Jaime Aronis, Eduardo Kuperman, Ricardo Brajterman, Roberto Jefferson, embaixador Gerson Menandro G. de Freitas e o presidente Reuven Rivlin, dentre outros.


HOMENAGEM A REBECA ROSENBERG

Este ano, o Dia Internacional da Mulher homenageou uma das grandes ativistas da WIZO São Paulo, Rebeca Rosenberg Z´L. Realizado pela primeira vez on-line, o acontecimento foi aberto pela presidente Nava Shalev Politi e, na sequência, Etejane Hepner Coin, do Chana Szenes, grupo responsável pela organização do evento, apresentou as convidadas: Célia Parnes, secretária Estadual de Desenvolvimento Social, e a ativista social Vera Bobrow. As duas falaram sobre o voluntariado feminino e as novas lideranças.

Para quem perdeu a apresentação ao vivo, os vídeos podem ser encontrados na página do Facebook da WIZO, assim como em seu canal do YouTube.


DANIEL ZOHAR-ZONSHINE É O NOVO EMBAIXADOR DE ISRAEL NO BRASIL

O Ministério das Relações Exteriores de Israel confirmou a indicação de Daniel Zohar-Zonshine para o cargo de embaixador no Brasil. Ele foi cônsul-geral na Índia (2005-2008), embaixador de Israel em Myanmar (2014-2018) e já trabalhou em Brasília na função de conselheiro da embaixada brasileira, em 2001.

Seu nome ainda precisa ser aprovado pelo Itamaraty, após o que será marcada a data da chegada dele ao Brasil.

Crédito da foto: Embaixada de Israel em Myanmar


FERNANDO LOTTENBERG É O NOVO PRESIDENTE DO CONSELHO CONSULTIVO DA CONIB

A primeira reunião do Conselho Consultivo da Conib aconteceu na noite desta terça-feira, 23 de março. No encontro virtual foram eleitos Fernando Lottenberg, como presidente; Celia Parnes, como vice-presidente e Marcos Lederman como secretário.

Integram também o Conselho Consultivo da Conib Abrão Lowenthal, Denise Antão, Jack Terpins, Jayme Garfinkel, Júlio Serson, Mario Adler, Mario Fleck, Meyer Nigri, Miguel Krigsner, Milton Seligman, Nelson Sirotsky, Sidney Klajner.

Na ocasião, o presidente da Conib, Claudio Lottenberg, apresentou um histórico das ações já realizadas e os projetos elencados pela atual gestão.


FAMÍLIA COMEMORA BAR-MITZVÁ EM TU BISHVAT E PRESENTEIA CONVIDADOS COM CERTIFICADOS DO KKL

Comemorar o Bar Mitzvá durante a pandemia exigiu muita criatividade para diversas famílias. Aproveitando que a celebração do jovem Rafael Chaco iria coincidir com a data de Tu Bishhvat, o Ano Novo das Árvores, seus pais Alicia e André resolveram inovar e presentear os convidados do Bar Mitzvá com algo muito especial: um certificado personalizado do KKL referente ao plantio de cinco árvores no Bosque Brasil do KKL, que fica na região de Modiim em Israel.

“Ficamos muito honrados em presentear nossos convidados com essa recordação tão especial e significativa. Tudo se encaixou perfeitamente, o significado do Bar Mitzvá com o de Tu Bishvat. Além disso, tivemos a oportunidade de prestigiar o KKL uma entidade das mais sérias e que há muitos anos tem a preocupação de passar bons princípios que reforçam o vínculo com Israel e com o meio ambiente. A repercussão foi linda e pessoas ficaram encantadas”, destacou Alicia Chaco.

“Israel é o único país do mundo que termina o ano mais verde do que quando começa. Cada um de nós pode fazer parte dessa história e deixar o seu legado para as próximas gerações: árvores. Este é o verdadeiro sionismo verde”, concluiu o presidente do KKL Brasil, Eduardo El Kobbi.

O KKL Brasil emite certificados de plantio de árvores em Israel que são uma excelente dica para presentear em aniversários, nascimentos, casamentos, bar mitzvás, batizados e ocasiões especiais. Eles podem ser emoldurados e personalizados. A pessoa define quantas árvores quer doar e elas são plantadas em seu nome ou no de quem ela indicar, no Bosque Brasil, em Israel.

Quem quiser adquirir certificados de plantio de árvores deve entrar em contato com o KKL Brasil pelo email: secretaria@kkl.org.br.


BRIGADEIRO MÉDICO DR. WALTER KISCHINHEVSKY FOI NOMEADO DIRETOR DE SAÚDE DA AERONÁUTICA

Em cerimônia no Rio de Janeiro o Brigadeiro Médico Dr. Walter Kischinhevsky assumiu a direção da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) . A solenidade foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez. O Dr. Walter serviu em diversas Organizações de Saúde da Aeronáutica, como o Hospital de Aeronáutica dos Afonsos; Hospital de Força Aérea do Galeão e Hospital de Aeronáutica de Belém, dentre outras. Na área acadêmica, o Brigadeiro Walter possui MBA em Gestão de Saúde pela Universidade Federal Fluminense; MBA em Política e Estratégia Aeroespaciais; Especialização em Medicina Aeroespacial; Curso de Busca e Salvamento (SAR), entre outros cursos. Como novo Diretor de Saúde, será responsável pela gestão de 33 unidades do Sistema de Saúde da Aeronáutica por todo território nacional.

O Brigadeiro Walter é filho do saudoso Brigadeiro Médico Dr Waldemar Kischinhevsky, primeiro Oficial-General judeu da FAB, que também exerceu o mesmo cargo de Diretor de Saúde da Aeronáutica de 1981 a 1983. Waldemar Kischinhevsky foi um dos quatro filhos homens do escritor Adolpho Kischinhevsky, nascido na Moldávia em 1890, e de D.ª Berta Medovedowsky. Adolpho foi editor de um jornal em idish e escreveu o livro Naie Heime (Novos Lares), sobre sua experiência de imigrante, que deu origem ao filme-documentário de mesmo nome, sobre a antiga comunidade judaica de Nilópolis

Colaboração de Israel Blajberg


CONIB E FIERJ ENCONTRAM PREFEITO DO RIO, QUE MANIFESTA APOIO À COMUNIDADE

O presidente da Conib, Claudio Lottenberg visitou nesta quarta (24) a prefeitura do Rio. Na pauta do encontro com o prefeito Eduardo Paes, estava o projeto apresentado pela vereadora Teresa Bergher de Ra’anana, em Israel, e o Rio de Janeiro, se tornarem cidades irmãs.

Lottenberg esteve acompanhado da vereadora Teresa Bergher, do segundo vice-presidente da Conib, Ary Bergher, e do presidente da Fierj, Alberto Klein. O grupo fez também uma visita de cortesia ao Secretário Municipal de Governo e Integridade Pública do Rio de Janeiro, Marcelo Calero.

Durante a visita, Claudio Lottenberg destacou a relação especial que tem com o prefeito e disse: “Nós temos, como judeus, muito orgulho e muito prazer de saber que temos alguém com a sua expressão dentro do poder público”.

Paes aproveitou e deixou sua mensagem para a comunidade judaica brasileira. “Sou um amigo de Israel, um amigo dos judeus. Com 23, 24 nos de idade passei lá três meses em Haifa estudando. Conheço bem Israel. Estive há dois anos lá, com a família. Israel é um país pelo qual sou apaixonado”, disse ele.


DA FISEMG SE REÚNEM COM GOVERNADOR PARA DISCUTIR PANDEMIA E ENSINO DO HOLOCAUSTO

A diretoria da Federação Israelita de Minas Gerais foi recebida pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e pelo secretário-geral de governo, Matheus Simões, na tarde desta quinta-feira (18/02/21). A visita teve a intenção de estreitar os laços entre a comunidade judaica mineira e o chefe do Executivo.

Durante o encontro, o presidente da Fisemg, Beny Cohen, apresentou dados de duas campanhas promovidas pela entidade para ajudar Minas no enfrentamento à Covid-19. Mais de 1200 cestas básicas e 24 mil itens de higiene foram encaminhados à famílias carentes do estado. Uma terceira campanha já está em andamento. Outro assunto abordado no encontro foi a inclusão do Holocausto na pauta educativa das Escolas Estaduais de Minas.

O objetivo é reforçar junto a estudantes e educadores a importância do tema e do respeito aos direitos humanos no Brasil e no mundo. O governador de Minas, Romeu Zema, se mostrou receptivo à ideia e prometeu encaminhar o pedido à Secretaria de Educação. Também estiveram na visita a Romeu Zema, o vice-presidente da Fisemg, Salvador Ohana, o diretor-executivo, Jaime Aronis e o conselheiro Eduardo Kuperman.


GRUPO DE ADVOGADOS DENUNCIA ROBERTO JEFFERSON À POLÍCIA POR PRECONCEITO CONTRA JUDEUS

Em parceria com a Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos de Raça, Cor, Etnia, Religião e Procedência Nacional da Alerj, os advogados Ricardo Brajterman, Daniel Vargas e Maíra Fernandes criaram o grupo ‘Cala a boca nunca mais’, como forma de lutar contra a intolerância, o discurso de ódio, o preconceito e a censura.

Pois o primeiro caso do grupo já está em andamento. Foi protocolada uma notícia-crime contra Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, por ter feito uma postagem dizendo que “judeus comem criancinhas”. O caso será apurado pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, no Rio.

A tendência é que mais movimentos semelhantes de advogados venham a nascer. Como se sabe, o youtuber Felipe Neto idealizou ‘Cala a boca já morreu’, que une quatro escritórios de advocacia do país contra as ações do governo para censurar opositores.

A Conib já havia havia denunciado o caso afirmando: “A postagem caracteriza crime de racismo, com aumento de pena pelo fato de ter sido praticado por intermédio de rede social. Todas as evidências do ilícito e dos comentários de seguidores, que também podem ser caracterizados como crime, foram preservados para investigação criminal”. A Conib também comunicou o fato ao Instagram para a remoção da postagem e punição do perfil. “Todo crime de racismo é repugnante e deve ser punido com o máximo rigor da lei. A história já nos mostrou, da forma mais dura e bárbara, como o racismo e o discurso de ódio são responsáveis pelos episódios mais terríveis da humanidade”.


NOVO EMBAIXADOR DO BRASIL APRESENTA CREDENCIAIS AO PRESIDENTE DE ISRAEL REUVEN RIVLIN

O Embaixador Gerson Menandro Garcia de Freitas apresentou no último dia 24 de fevereiro suas credenciais ao presidente Rivlin. “Para nós israelenses, o Brasil é uma lenda”, disse Reuven Rivlin, “com suas belas paisagens, cultura e, claro, futebol”. Ele destacou a importância do apoio do Brasil a Israel no cenário internacional e a excelente cooperação entre os países . O Embaixador Menandro agradeceu ao presidente e disse que fará tudo o que estiver ao seu alcance para fortalecer as relações entre os países.

Rivlin lhe disse que durante um encontro com o papa, que também é torcedor de futebol, o papa perguntou quem ele achava que era o melhor jogador – Maradona ou Pelé. Como Maradona e o papa eram argentinos, poderia ter sido mais diplomático escolher Maradona, mas Rivlin escolheu Pelé…

Rivlin manifestou sua solidariedade com o Brasil pelas perdas causadas pela COVID.

Texto: Israel Blajberg