CAMINHO CURTO E LONGO – RABINO NISSIM KATRI

Ao rever nossas atividades diárias, acharemos que pegamos muitos atalhos e usamos muitos equipamentos para economizar tempo. No final vamos constatar que com os atalhos e a pressa, estamos mais perdendo do que ganhando.

Rabi Yehoshua contou que uma vez, uma criança foi mais esperta que ele. O sábio encontrou esta criança numa encruzilhada na estrada e lhe perguntou a direção para a cidade.

A criança disse: ”Este caminho é curto, mas comprido e o outro é longo, mas curto”.

Rabi Yehoshua pegou o caminho curto e logo ele estava nos arredores da cidade. Contudo, não havia acesso à cidade porque todas as propriedades estavam cercadas e os caminhos obstruídos. Ele voltou para trás e ao encontrar novamente a criança disse: ”Você me falou que este era o caminho mais curto!”.

A criança respondeu: ”Sim, mas eu também disse que era o mais comprido. Você deveria ter escolhido o caminho longo, mas o mais seguro”.

Este é um ensinamento muito importante. Constantemente estamos em busca de atalhos. Estamos tão obcecados por um atalho que falhamos em verificar se este realmente é o melhor caminho. O ditado diz: “O atalho é frequentemente a maneira mais rápida de chegar num lugar onde você não quer estar”.

Nossa cultura é obcecada por velocidade. Fazer algo mais rápido parece ter mais valor. Queremos que a comida seja pronta instantânea, queremos os carros mais velozes e informações mais rápidas.

Ao rever nossas atividades diárias, acharemos que pegamos muitos atalhos e usamos muitos equipamentos para economizar tempo. É muito difícil explicar porque estas seriam as melhores soluções. No final vamos constatar que com os atalhos e a pressa, estamos mais perdendo do que ganhando.

Shalom.


RABINO NISSIM KATRI – É emissário do Rebe de Lubavitch e diretor do Beit Chabad de Belo Horizonte/MG. . Foi dos primeiros rabinos a serem ordenados no Brasil. Saiba mais.

www.chabadbhz.com.br

20
20