73º ANIVERSÁRIO DE INDEPENDÊNCIA DE ISRAEL É CELEBRADO COM EXIBIÇÃO DE BANDEIRA E DE VÍDEO-ARTE NA FIESP

As cores de Israel brilham no céu da paulista no Yom Haatzmaut com presença de lideranças da comunidade judaica.

O Consulado Geral de Israel em São Paulo apresentou a bandeira do Estado de Israel e vídeo-arte do artista israelense, Ronen Tanchum, na Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp, comemorando os 73 anos de independência do país.

Na ocasião, foi realizado um ato ao ar livre, restrito e simbólico, devido à pandemia, com presença de poucos representantes da comunidade judaica. O Cônsul Geral, Alon Lavi, e o Vice-Cônsul Geral, Aviel Avraham, e o Adido Policial, Moshe Turgeman, receberam Luiz Kignel, Presidente da Federação Israelita do Estado de SP (FISESP), Abrão Lowenthal e Monica Davidovich do Fundo Comunitário, Daniel Bialski, Vice-presidente da Conib, Ricardo Berkiensztat, Presidente Executivo da FISESP e Igor Barenboimm, Diretor Superintendente Corporativo do Sesi e SENAI (representando a FIESP).

Pela primeira vez realizando um projeto no Brasil, Ronen Tanchum une arte, tecnologia e interação. Nesta data, apresentou o trabalho “New Flowers”, uma escolha feita conjuntamente com o Consulado de Israel com o desejo de trazer um trabalho inspirador em tempos tão desafiadores. Concebida em 2019, a obra traz flores flutuantes na natureza selvagem, em busca de inspiração botânica, reimaginando-as no reino digital usando algoritmos gráficos gerados por computador e simulações físicas de flores em cenários de gravidade zero. Ronen também fez a arte da bandeira em movimento pensando no prédio da Fiesp.

“Estou muito grato que minha arte possa atravessar fronteiras e nações e levar uma mensagem de esperança aos povos do Brasil e de Israel. A primavera simboliza um novo desabrochar e um novo começo, assim como vejo o ‘NEW Flowers.”, afirma Tanchum, em Israel (que neste mês inicia a primavera), que realiza um trabalho no Brasil pela primeira vez.

Para o Cônsul Geral de Israel, Alon Lavi, “Um momento inesquecível ver a bandeira de Israel transmitida no coração de São Paulo, a Avenida Paulista, neste dia tão importante para israelenses, para a comunidade judaica e para todos os amigos de Israel”.

Serviço: NEW Flowers
Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp

Artista: Ronen Tanchum
Curadoria: Consulado Geral de Israel em São Paulo

Comissionado pelo Niio

Ronen Tanchum
Ronen Tanchum tem produzido e contribuído com os principais estúdios de efeitos visuais e empresas de software, como: Side Effects, Industrial Light & Magic, Sony Imageworks, Method Studios, Rhythm & Hues, Rising Sun Pictures e mais. Em alguns dos maiores sucessos de bilheteria de Hollywood, como: “Great Gatsby”, “Deadpool”, “The Wolverine”, “The Amazing Spiderman”, “Transformers 4” e mais no jogo: “Call of duty”. Fundou a Phenomena Labs em 2015, onde atua como diretor de criação e tecnologias e trabalha como um artista de novas mídias, designer de interação e tecnólogo na área de instalações e eventos interativos usando tecnologias em tempo real e visuais generativos. Seu trabalho tem sido exposto em vários museus, galerias e festivais pelo mundo, em países como Estados Unidos, Hong Kong, Reino Unido, Israel, Itália, Suíça e Espanha

Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp

Em nada menos do que 92 metros de altura, estende-se uma tela de 3,7 mil metros quadrados, onde está instalada a primeira galeria de arte digital a céu aberto da América Latina. Na fachada do Prédio da Fiesp estão instaladas mais de 100 mil lâmpadas de LED, formando uma cadeia elétrica que possibilita a transmissão de até 4,3 bilhões de combinações de cores com baixo consumo elétrico. A programação anual da Galeria conta com intervenções visuais e mostras interativas que permitem a participação do público em geral, envolvendo jogos, músicas e performances de artistas nacionais e estrangeiros. A iniciativa, que consolida o pioneirismo do Sesi-SP, é um canal de difusão de arte e tecnologia que integra o cenário da cidade, colocando São Paulo na vanguarda das metrópoles do mundo que associam a cultura e o seu tecido urbano, o que possibilita a construção de uma comunidade ativa, conectada por meio de uma nova mídia.

Sobre o Consulado Geral de Israel em São Paulo – O Consulado Geral de Israel em São Paulo se dedica a promover as relações diplomáticas, culturais e sociais entre o Estado de Israel e São Paulo e os estados do sul do Brasil – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Por meio de seus departamentos de cultura, imprensa e política, o Consulado desenvolve atividades para apresentar Israel ao público brasileiro e proporcionar este intercâmbio cultural. Além disso, engloba uma das maiores missões econômicas de Israel no mundo e uma equipe do Ministério do Turismo, também dedicados a criar pontes entre os dois países.

20
20