UNIVERSIDADE DE HAIFA PROMOVE WEBINAR SOBRE ENSINO A DISTÂNCIA

Live trouxe luz aos pontos positivos do ensino online e aos aprendizados adquiridos com a pandemia

A Universidade de Haifa Brasil promoveu, via Zoom, um webinar sobre o futuro do ensino a distância. O debate contou com a presença do Prof. Ron Robin, Presidente da Universidade de Haifa, de Avi Gelberg, Presidente da Associação Universidade Haifa Brasil, do Prof. Ary Plonski, Diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP e do Dr. Celso Lafer, Professor Emérito da USP e ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil.

No debate online, os experts, moderados por Avi Gelberg, dissertaram sobre os desafios que a imposição do ensino a distância (por conta da pandemia da Covid-19) trouxeram tanto para Israel, quanto para o Brasil.

O Prof. Ron Robin abriu a temática contando como foi o início da transição das aulas presenciais para o modelo online em Israel, no início da pandemia. ‘’Felizmente, nós já estávamos preparados para este salto tecnológico e já tínhamos equipamentos adequados. Para ser bem sincero, nem eu tinha noção do quanto estávamos avançados neste processo de tornar tudo online’’, disse. Mesmo assim, frisou que, apesar de todo o aparato tecnológico do qual a Universidade de Haifa dispõe, ‘’ensinar online é muito difícil e nada substitui o contato humano’’.

Ary Plonski trouxe sua experiência com a USP, uma das maiores Universidades Públicas da América Latina. ‘’Nestes últimos anos fomos muito pressionados a iniciar uma inclusão social com alunos de baixa renda, negros e indígenas. E este contingente de estudantes teve muita dificuldade com o ensino online, pois não têm acesso a notebooks, smartphones ou mesmo a uma boa conexão telefônica ou de internet’’.

Por isso, contou que a USP tentou parcerias com fornecedores diversos para auxiliar seus alunos a terem mais facilidade com as aulas virtuais. Também ressaltou o peso psicológico que resulta do enfrentamento de uma maratona de aulas online. “É fato que muitos alunos acabaram tendo zoom fatigue’’. Plonski também enfatizou a importância e o cuidado que a USP teve (e continua) com o aspecto emocional de seu corpo docente ao longo da pandemia.

Já o Prof. Dr. Celso Lafer ponderou sobre toda a dificuldade que a pandemia e o ensino online trouxeram, mas concluiu que o lado positivo é ter ‘’um bom acervo de cursos e palestras no ambiente virtual’’. E salientou a importância da interação pessoal entre professores e alunos que, infelizmente, ficou impossível nestes últimos meses.

No bloco final da discussão, os experts traçaram um panorama do que esperam ser um mundo pós-pandemia. Ary Plonski chegou à conclusão que a ciência saiu mais forte do que nunca após a guerra contra a Covid-19.

Já o Prof. Ron Robin afirmou que ‘’restarão certas cicatrizes, mas a sociedade civil irá se reconstruir. E as universidades têm papel importante nesse momento’’. Ele reforçou a resiliência do povo israelense: ‘’improvisar é o segredo de nossa sociedade’’.

Por fim, o Prof. Dr. Celso Lafer concluiu que apesar do estresse geral que causou, ‘’a pandemia acelerou e vai acelerar ainda mais a transformação do ensino e elevará toda a humanidade a uma alta capacidade de aprendizado’’.

Para acesso ao conteúdo completo do webinar, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Hjb1rLQxZpA

Sobre a Universidade de Haifa:

A Universidade de Haifa é a instituição mais pluralista do ensino superior em Israel. Com cerca de 18 mil alunos de diferentes nacionalidades, compõe seis faculdades: Direito, Ciências, Ciência Educativa, Humanidades, Educação e Bem-estar Social e Saúde. Tal pluralidade se dá através da missão de promover a excelência acadêmica em uma atmosfera de tolerância e multiculturalismo. A Escola Internacional da Universidade de Haifa oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais e no nível do corpo docente para a maioria dos programas. Além de ser uma das mais avançadas tecnologicamente em sua área de especialização, a universidade que também possui destaque com grandes pesquisas nas áreas de: ciências marinhas, ciências ambientais, literatura, estudos da idade de ouro, desenvolvimento de convivência e diversidade – multicultural.

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