POR QUE EXISTE A TORÁ? – RABINO ARIEH RAICHMAN

Depende de nós revelar o verdadeiro propósito de tudo neste mundo. Pode-se aprender isso em uma Yeshivá, ou participando de aulas de Torá.

Quando criança, costumava me gabar de que tínhamos a maior biblioteca particular da comunidade. Havia mais de 15 estantes em toda a casa. Não que eu li todos os livros, mas o simples fato de estarem em volta da casa me fez sentir inteligente. Lembro-me de ir a grandes feiras onde vendiam livros por centavos e ficar chateado porque não podíamos comprar mais livros, porque já não podíamos carregá-los fisicamente. No entanto, minha percepção de ter uma grande biblioteca mudou rapidamente quando fui para Yeshivá.

Há muito mais estantes de livros numa yeshivá, mas o mais importante, há sefarim nas estantes. Um sefer é um livro sagrado com os ensinamentos da Torá. Algumas linhas de um sefer podem ser analisadas por semanas, trazendo grande debate e diálogo. Não me interprete mal, pode haver debates sobre livros como fazemos em nosso clube do livro semanal, mas um sefer é diferente. É um debate sagrado cujo objetivo é trazer clareza que levará a uma ação e decisão. Quando o consenso for descoberto, essa conclusão se aplicará às próximas gerações.

É difícil descrever o que alguns dias em um ambiente de yeshivá podem realizar, e eu sugiro fortemente que você experimente, mas a experiência certamente dissolve um axioma que muitos possuem.

A Torá foi criada para o mundo a fim de curá-lo.

Enquanto está sentado na yeshivá e decifrando a sabedoria divina, você discute a vontade de D’us na vida cotidiana. O que Ele quer de mim em relação a dormir, comer, negócios, férias, relacionamentos etc. Algumas pessoas vêem o mundo como uma existência e a Torá sendo seu guia sobre como retificá-lo ou simplesmente ficar são. Embora a Torá seja o antídoto e resolva muitos desses problemas, há uma maneira muito mais profunda de olhar para a Torá.

O mundo foi criado para a Torá, a fim de revelá-la.

Em vez de olhar para o mundo como uma existência maior, deve-se olhar para a Torá dessa forma. D’us olhou na Torá e criou o mundo. Portanto, a necessidade de dormir, comer ou mesmo fazer negócios tem um propósito divino em si.

Uma história para ilustrar: Um jovem empresário teve uma audiência particular com o Rebe de Lubavitch e expressou seus sentimentos sobre seu pai recentemente falecido. O empresário recusou-se a recitar o Kadish ou mesmo Yizkor, alegando que seu pai era uma pessoa cruel e mesquinha, portanto indigna.

O Rebe ouviu o homem e fez uma pergunta: Adão foi criado da terra, mas seus filhos não. Por que não? D’us não poderia ter feito com que a criação do homem se repetisse todas as vezes como fez com Adão?

Quando um Rebe faz uma pergunta, você sabe que o Rebe responderá, então o homem permaneceu em silêncio. O Rebe disse: “D’us fez o sistema de nascimento incluir um pai e uma mãe para que houvesse uma maneira de cumprir o mandamento de respeitar o pai e a mãe. Ter um “bom” pai não deve ser a razão pela qual você o respeita. E sim porque eles são seus pais e D’us ordenou que você os respeite.

Até aquele momento o homem havia olhado para sua vida e seus mandamentos como uma forma de melhorar o mundo, mas como seu pai não era uma pessoa que melhorava o mundo, ele o esqueceria. No entanto, agora ele olhou para cada mandamento de forma diferente. Um mandamento é uma forma de revelar a Divindade no mundo. O mundo não está em conflito com a Divindade, foi criado especificamente dessa forma. A mão esquerda foi criada para usar tefilin e a direita para colocá-lo. Os olhos, ouvidos e boca para aprender Torá. Ouro e dinheiro para dar tsedacá e cumprir as mitsvot.

Depende de nós revelar o verdadeiro propósito de tudo neste mundo. Pode-se aprender isso em uma Yeshivá, ou participando de aulas de Torá. De qualquer forma, procure dedicar mais tempo ao estudo da Torá e internalizá-la. Lembre-se de que você e o mundo foram criados para esse propósito.

Shalom!


Rabino Arieh Raichman – Nasceu em Houston, Texas, e estudou em várias Yeshivot da Argentina, Brasil e Estados Unidos. Recebeu sua Smicha- Certificado de Rabino da Rabbinical College of America, e também é formado em Mohel. Desde 2009, juntamente com sua esposa e quatro filhos, é o emissário de Chabad em Manaus, Amazonas.

Beit Chabad Manaus – www.chabadmanaus.comchabadmanaus@gmail.com

20
20