LIVES QUE FIZERAM SUCESSO

Sobre os mais variados assuntos, aqui estão algumas das lives que fizeram sucesso nas últimas semanas.


DILEMAS ÉTICOS E A INCLUSÃO LGBTQIA+ NA COMUNIDADE JUDAICA

A inclusão e a diversidade estão na pauta do dia. Para debater sobre esse importante tema, a Congregação Israelita Paulista (CIP) realizou mais uma edição do Dilemas Éticos com o tema “Construindo a inclusão LGBTQIA+ em comunidade”.

O rabino Michel Schlesinger recebeu a antropóloga norte-americana Lilyth Ester, que se mudou para o Brasil para estudar sobre gênero, sexualidade e judaísmo, a Head de Parcerias com o Setor Privado da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Natasha Alexander e o coordenador do HINENI, Grupo de Inclusão Social LGBTQI+ da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Ricardo Blay Levisky.

O evento online contou com a abertura do presidente da Fisesp, Luiz Kignel, que falou sobre a criação da comissão LGBTQIA+ da FISESP. “Todo judeu se sente parte da comunidade e é representado pelo seu órgão maior, que é a Fisesp. Foi nesse sentido que criamos o Hineni, que significa “Aqui estou” e abre espaço para o mundo LGBTQI+. Esse grupo deve ser um exemplo para todos nós, pois não adianta apenas falarmos sobre pertencimento e acolhimento, precisamos agir e fazer as coisas acontecerem”.

Durante a live, os participantes trouxeram suas visões e vivencias sobre aceitação, preconceito, homofobia e diversidade nas empresas. Também relataram como se sentem sendo judeus e LGBTQI+, bem como suas opiniões e aspirações sobre o que pode ser feito na comunidade judaica para que haja um maior inclusão e acolhimento desse público.

Ricardo Blay Levisky explicou como foi criado e qual a proposta do Hineni. Segundo ele, o objetivo da comissão é mostrar que existem muitas pessoas LGBT dentro da comunidade judaica, que é uma comunidade plural e diversa, bem como trazer informações sobre o universo LGBTQI+ , de forma a aproximar, inserir e coexistir. “Também temos em nosso grupo rodas de conversa e acolhimento com os pais, e a presença de pessoas que ainda estão em busca de sua identidade sexual”, frisou ele.

Lilyth Ester destacou seu vínculo com a religião e explicou sobre o trabalho que desenvolve. “Sou uma mulher transexual e judia. Não sou religiosa, mas sempre senti um vínculo muito forte com o judaísmo e por esse motivo adotei o nome de Lilyth Ester. Através do que faço, tento trazer uma visão global de aceitação de pessoas LGBT nos espaços de trabalho e empregabilidade”, afirmou..

Para Natasha Alexander, as pessoas, grupos e entidades precisam ser mais inclusivos e normalizar a temática LGBT. “Demorei muito para me entender, me aceitar e falar abertamente sobre minha sexualidade e confesso que o caminho não foi fácil. Depois que consegui me abrir com meus pais, que foram maravilhosos, decidi trazer minha companheira comigo e simplesmente apresentá-la aos meus amigos. Minhas amigas nunca precisaram dizer “eu sou uma mulher que sai com homens. Então eu também não preciso dizer “eu sou uma mulher que sai com mulheres”, constatou.

“Não podemos esperar que algum direito seja retirado da comunidade LGBT para que esse assunto venha à tona. Precisamos realizar um trabalho de forma preventiva e a todo momento, para que exista uma naturalização. A integração é um valor judaico. Deus fez as pessoas diferentes umas das outras justamente para que exercitemos, todos os dias, o pluralismo e a inclusão”, concluiu o rabino Michel.

O evento Dilemas Éticos é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de: Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset e apoio da Unibes Cultural e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Assista o debate em: www.cip.org.br/aovivo.


BRIL CHAMBER DISCUTIU A INOVAÇÃO E AS PARCERIAS ESTRATÉGICAS DE ISRAEL COM O BRASIL

Um evento online com o tema Tendências Inovadoras de Negócio e Parcerias Estratégicas, encerrou a série “Novos Rumos Mato Grosso & Israel”, realizada pela Câmara Brasil – Israel (BRIL Chamber) em parceria com a Federação das Indústrias do Mato Grosso (FIEMT) e com o Centro Internacional de Negócios do Mato Grosso (CIN).

O último Webinar contou com a participação de Jeanine Spinoza, que apresentou as soluções em câmbio e comercio exterior oferecidas pelo Banco do Brasil e de quatro pesquisadores do Instituto Technion de Israel, que falaram sobre os projetos e inovações que vem desenvolvendo.

David Shem Tov destacou o desenvolvimento de patentes e a transferência de tecnologia ressaltando a importância da colaboração entre a Academia e a Indústria. O Prof. Amir Degani, que tem seis patentes de robótica, frisou as dificuldades da automação na agricultura. Já o Prof. Alex Furman explicou como é o gerenciamento de recursos hídricos em Israel, e as tecnologias que tornam a água salobra quase potável. O Prof. Uri Lesmes encerrou o Painel com sua apresentação sobre os bioativos naturais e os alimentos funcionais para um envelhecimento saudável.

Renato Ochman, presidente da Câmara Brasil- Israel, Alexandre Furlan diretor da regional do Mato Grosso e Gustavo Oliveira, presidente da FIEMT, celebraram o sucesso do ciclo de Webinars teve como proposta apresentar soluções inovadoras de Israel que podem ser aplicadas no Brasil, e em especial no Mato Grosso.

Confira em: https://www.youtube.com/watch?v=ezRmb3-Kpmc


ROSANA HERMANN FALA SOBRE REDES SOCIAIS, MANIPULAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CRIATIVIDADE EM EVENTO DO GRUPO ELF DA FEDERAÇÃO ISRAELITA

Comunicação X Criatividade foi o tema do evento online realizado pelo Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina (ELF) da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) dia 07 de junho, que reuniu a jornalista Rosana Hermann, em um delicioso bate-papo com mediação da jornalista e podcaster Anita Efraim, filha de Rosana.

Formada em Física, Rosana deu detalhes de como fez uma transição abrindo mão da carreira de cientista para se tornar jornalista, escritora e roteirista de TV. Ela também falou sobre sua paixão por contar histórias, pesquisar e apurar os fatos, e de como a física lhe proporcionou uma estrutura de raciocínio que a ajudou nessas múltiplas funções afinal, segundo ela, “nenhum conhecimento é inútil”.

Instigada por sua filha Anita, Rosana abordou temas como Internet, redes sociais, discursos de ódio, manipulação, diversidade e o combate pela queda dos padrões estéticos. Rosana também relatou como o humor mudou ao longo das últimas décadas e de como ele pode ser uma poderosa ferramenta de comunicação.

Ao final do encontro virtual a jornalista deu dicas sobre como usar a comunicação de maneira criativa. “é preciso ter um tempero original de esquisitice que chame a atenção e algo de familiaridade. Essa combinação é o que dá certo na comunicação”, afirmou.

Miriam Vasserman, diretora da Fisesp e idealizadora do Grupo ELF agradeceu a presença das jornalistas. “O Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina está completando três anos e tem realizado eventos com pessoas excepcionais. Hoje tivemos a excelente oportunidade de escutar Rosana Herman e sua filha Anita, que iluminaram e abrilhantaram a nossa manhã”, concluiu

Assita a live em: A exibição será nas redes sociais da Fisesp: www.facebook.com/federacaosp e You Tube Federação Israelita SP – https://youtu.be/vVOLUe5jtHk


JUCA KFOURY DEBATE SOBRE O FILME “O DEFENSOR – A HISTÓRIA DE BERT TRAUTMAN” EM LIVE COM RABINO MICHEL SCHLESINGER

O jornalista esportivo Juca Kfoury participou nesta segunda-feira, 24 de maio de um debate com o Rabino Michel Schlesinger sobre o filme “O Defensor – A História de Bert Trautman”, cujo link foi liberado pela CIP no domingo anterior ao debate.

O tocante filme baseado em fatos reais narra a vida do alemão Bert Trautmann. Estrela do Manchester City ele foi um soldado nazista e teve sua redenção através do esporte. Seu amor por uma jovem inglesa sobreviveu ao preconceito, hostilidade pública e a perda de um filho.

Reflexões em torno do arrependimento, das guerras e de como lidamos com o passado permearam o encontro online, assim como as cenas envolvendo as partidas de futebol. “O filme tem um mérito raríssimo que é o de trazer cenas de futebol ficcionais como se realmente fossem verdadeiras, e isso é muito difícil de se conseguir”, destacou Kfoury.

Outros temas presentes na conversa foram o peso da culpa e a importância do perdão. “A questão do perdão é uma das grandes questões filosóficas da humanidade. O filme não suaviza em nenhum momento o passado do goleiro, faz questão de deixar claro que ele não foi convocado, mas que se apresentou espontaneamente e acabou sendo condecorado como um herói de guerra. Porém, em um momento do filme, Bert afirma que preferiria ter ido dançar a guerrear”, ponderou o jornalista.

“O perdão é o que permite que você lembre do passado sem ficar preso a este passado. Perdoar não significa esquecer. Pelo contrário, às vezes o perdão é necessário para que a lembrança aconteça. Para que a memória de um evento seja eternizada é preciso que você se reconcilie de alguma forma com aquele passado”, concluiu o rabino Michel.

O Cine-Debate é uma realização da Congregação Israelita Paulista (CIP) e conta com o patrocínio de: Itaú-Unibanco, CSN, Bemol, GR Segurança, Focus Energia, Helbor e Rosset e apoio da Unibes Cultural e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Assista o debate em: www.cip.org.br/aovivo.


CÂMARA BRASIL-ISRAEL REUNIU ESPECIALISTAS DOS INSTITUTOS TECHNION E WEIZMANN PARA DEBATER A MEDICINA DO FUTURO

A profa. Shulamit Levenberg, do Instituto Technion e o prof. Ronny Paz, do Instituto Weizmann de Ciências participaram no domingo, 23 de maio, de um Webinar com o tema “A Medicina do Futuro”.

A abertura conduzida por Renato Ochman, presidente da Câmara Brasil-Israel contou com a participação de Mario Fleck, presidente dos Amigos do Instituto Weizmann do Brasil e Salomão Ioschpe presidente da Associação de Amigos do Technion Brasil, que fizeram uma apresentação dos institutos de pesquisa e falaram sobre o privilégio de participarem como apoiadores da ciência em benefício da humanidade.

A profa. Levenberg destacou a engenharia de tecidos e a impressão em 3D na medicina regenerativa e explicou como seu trabalho, que combina conhecimentos de biologia celular e engenharia de tecidos, possibilita a partir das células do paciente e de células industrias criar tecidos com o uso de impressora 3D que podem ser implantados no próprio paciente.

Com o tema “O cérebro emocional e as memórias traumáticas”, o prof Rony Paz explicou porque certas memórias podem se tornar um trauma que vai impactar na saúde mental gerando ansiedade, depressão, Parkinsons e até demência. Ele também ressaltou os impactos da solidão e da ansiedade causados por conta da Covid- 19 e reforçou a importância dos investimentos em ciência básica.

Confira em: https://www.youtube.com/watch?v=VVVtkH8K6kg