AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

CASOS DE NAZISMO NO BRASIL REFORÇAM A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS DE MEMÓRIA

Curso online “Precisamos Falar sobre Israel e Palestina” do Instituto Brasil-Israel, “Jornadas”, da obra de Edgar Morin, “Os Mistérios do Universo” com o Rabino David Weitman, 34ª Bienal de SP – Visita ao ateliê de Marinella Senatore e a abertura de inscrições para o  4º Festival Soy Loco por Ti Juquery.


INSTITUTO BRASIL-ISRAEL ABRE NOVAS INSCRIÇÕES DO CURSO ONLINE “PRECISAMOS FALAR SOBRE ISRAEL E PALESTINA”

 

 Quatro aulas, ministrada por acadêmicos ligados a instituições árabes e judaicas,  irão abordar temas sensíveis e polêmicos que permeiam o debate sobre o conflito 

 

O  conflito entre israelenses e palestinos é uma das questões mais complexas do mundo. Entretanto, quase todos têm opinião formada sobre este assunto. Com a tendência de polarização nas redes sociais, o tema é tratado de forma maniqueísta, superficial, o que, muitas vezes, acaba contribuindo para o crescimento de visões reducionistas e preconceituosas.  

Há três anos, desde a sua fundação, o IBI vem trabalhando nesta questão, com a missão de trazer a complexidade das sociedades israelense e palestina. Realizamos cursos presenciais, viagens de campo para Israel e Palestina, seminários em universidades, o podcast “E Eu Com Isso?”, entre outras ações. Nos últimos meses, intensificamos nossa presença digital com webinars no Zoom e lives no Instagram. 

O curso estará disponível em novembro, com 4 aulas conduzidas por especialistas que são referência no tema. Professores e pesquisadores das melhores universidades do Brasil e internacionais, ligados às instituições judaicas e árabes. O conteúdo vai poder ser acessado de qualquer região e revisto no tempo dos alunos, durante um ano. 

Este curso é uma oportunidade também de fazer parte de uma rede plural. Ao final, os participantes recebem o certificado de fellow do Instituto Brasil-Israel, integrando espaços de discussões aprofundadas e permanentes sobre o tema.

Para o presidente do Instituto Brasil-Israel, David Diesendruck, o curso vem para esclarecer questões e evidenciar complexidades “No mundo polarizado que vivemos, onde prevalecem as informações rápidas e rasas, é urgente a necessidade de conteúdo qualificado e profundo. É preciso mover as pessoas de um comportamento de julgamento para um de curiosidade”, afirma.  

 

Link para inscrições : 

https://precisamosfalarsobreisraelepalestina.org/curso

 

Mais informaçõesMarilia Neustein  – (11) 9994222283

maneustein@gmail.com


JORNADAS – A VIDA EM TEMPOS DE INCERTEZAS E A CONSTRUÇÃO DO FUTURO

 


OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO – PALESTRAS COM O RABINO DAVID WEITMAN

 

 


34ª BIENAL DE SP – VISITA AO ATELIÊ COM MARINELLA SENATORE

 

Uma vez por mês, os artistas da 34ª Bienal de São Paulo abrem seus ateliês e falam sobre sua trajetória, as obras que estão produzindo para a Bienal e suas pesquisas atuais a partir de perguntas e provocações colocadas pela equipe curatorial. A artista do mês é Marinella Senatore !

Com uma formação em arte, música e cinema, Marinella Senatore trabalha principalmente com grandes instalações, workshops colaborativos e performances no espaço público. A 34ª Bienal de São Paulo receberá um dos seus principais projetos, The School of Narrative Dance [Escola de dança narrativa]. Iniciada em 2012, a escola já passou por mais de 23 países, impactando cerca de seis milhões de pessoas. O projeto se molda para antender as necessidades de cada grupo e local, promovendo um modelo de ensino com base na linguagem corporal, troca de conhecimentos, experiências e técnicas de movimento, dança e teatro. Para Marinella, o objetivo é entender melhor como engajar e promover justiça social por meio da participação de comunidades muito diversas – “a obra para mim não é apenas a restituição final, mas também o processo. E ele é feito de vozes, som, histórias, narrativas, memórias, memórias coletivas, histórias compartilhadas, crônica, história, questões políticas e sociais” – afirma.

No site da 34ª Bienal, você pode saber mais sobre sua trajetória e ver imagens de suas obras. A participação da artista é apoiada por [www.aap.beniculturali.it%20]Italian Council, Directorate-General for Contemporary Creativity, Italian Ministry of Culture.

+ confira a visita ao ateliê no IGTV @bienalsaopaulo


FESTIVAL SOY LOCO POR TI JUQUERY ABRE INSCRIÇÕES PARA A SUA 4ª EDIÇÃO

 

 

O  festival busca por artistas com ideias criativas e inovadoras de diversas linguagens, como artes cênicas, artes sonoras, artes visuais, entre outras

 

Estão abertas até 7 de julho as inscrições para a 4ª edição do Soy Loco Por  Ti Juquery. O festival busca por artistas com ideias criativas, inovadoras e que transitem pelas múltiplas linguagens artísticas, como artes cênicas, artes sonoras, artes visuais, entre outras.

Os interessados podem mandar suas propostas desde que tenham elementos que dialoguem com as diversas facetas do Juquery: a loucura, a arte, a história do espaço e das cidades de seu entorno, seu espaço físico ou seu imaginário. E em especial com o momento emblemático que a instituição passa de fechamento da ala de internos de longa permanência.

No dia 1º de abril de 2021, os nove últimos moradores pacientes do Juquery foram transferidos e o hospital encerrou suas atividades de internação psiquiátrica de longa permanência. Mais um importante evento no processo de transformação e ressignificação desse espaço de 123 anos.

O Soy Loco por Ti Juquery, festival de artes que desde 2018 acontece anualmente, fez parte dessa história recente de transformação. Nas duas primeiras edições ocupando os espaços físicos do Hospital com múltiplas formas e visões artísticas. Em 2020, o festival se espalhou pela cidade de Franco da Rocha com artistas da Bacia do Juquery e convidados, que criaram formas não virtuais de suas obras chegarem ao público.

O formato criado em decorrência da pandemia, permite que o festival continue existindo e será repetido esse ano, instigando os artistas a inventarem formatos criativos para exibição de suas obras, seguindo as medidas de segurança à Covid-19.

Somente poderão participar artistas que comprovem residência no Estado de São Paulo, sendo que 50% dos projetos selecionados serão destinados a artistas proponentes residentes na Bacia do Juquery (Franco da Rocha, Caieiras, Francisco Morato, Mairiporã e Cajamar). O prêmio total é de R$ 40 mil reais, que será distribuído entre as propostas selecionadas, com o valor máximo de R$ 5 mil por projeto (se necessário, os valores poderão ser negociados).

O 4º Soy Loco Por Ti Juquery é um projeto aprovado via Proac. Uma idealização e produção da Trapézio Produções Culturais. Apoio do Complexo Hospitalar do Juquery. Correalização da Prefeitura de Franco da Rocha e do Museu de Arte Osório César. Uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento acontece acontece de 15 a 19 de Setembro de 2021.

  

Para mais informações, regulamento e edital completo é só acessar:

www.soylocoportijuquery.com/

 

Serviço:

4º Festival Soy Loco Por Ti Juquery

De 15 a 19 de Setembro de 2021

Franco da Rocha – SP

 

Convocatória para artistas 

De 07/06 a 07/07

Divulgação selecionados 30/07

Tempo de Produção das obras/apresentações 30/07 – 15/09