EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como o cônsul-geral Alon Lavi e o prefeito Guto Issa, Fabio Losso, Itzik Levy, Yaniv Koltler, Renato Ochman, Otávio Mesquita, Rav Sany, Profa. Elisabetta Boaretto, Mario Fleck, Tay Zugman, Gilza Strachman, Rita de Cássia C. Lous, e Szyja Lorber, presidente da B’nai B’rith de Curitiba.


COM APOIO DO CONSULADO ISRAELENSE, SÃO ROQUE INAUGURA O BOSQUE DE ISRAEL

Israel e o município de São Roque (SP) trocaram homenagens com a inauguração de um bosque dedicado ao Estado judeu no principal centro cultural do município paulista, por meio do plantio de 73 oliveiras e romãzeiras. O cônsul-geral Alon Lavi e o prefeito Guto Issa coordenaram a iniciativa, em evento realizado na última terça-feira (22).

A criação do Bosque de Israel, o primeiro do gênero no estado de São Paulo, compôs o calendário de junho, mês do Meio Ambiente, e o número de árvores plantadas faz alusão aos 73° aniversário da independência israelense, ocorrido em maio. “Temos uma grande admiração por Israel e pela comunidade judaica brasileira”, ressaltou o prefeito Guto Issa. “E nossa gestão carrega também forte compromisso com a questão ambiental, o que fez do evento uma expressão natural de nortes de nosso trabalho”.

À frente da consulado desde 2019, Alon Lavi valoriza relações com cidades do interior paulista e, nessa estratégia, construiu laços com São Roque. Fez visitas à cidade, reuniu-se com lideranças locais e coordenou a doação, pelo consulado, de equipamento de combate à pandemia, para ser usado em escolas são-roquenses.

Participaram também da inauguração do bosque, entre outros convidados, o vice-prefeito, Maíque Boccato; o vereador Júlio Mariano, presidente da Câmara Municipal; os deputados estaduais Heni Ozi Cukier e Arthur do Val; Maristela Basso, representando o secretário estadual de Relações Internacionais, Júlio Serson; o presidente-executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ricardo Berkiensztat; Eduardo El Kobbi, Eliezer Kann e Marcelo Schapo, da organização ambiental KKL Brasil; os empresários Airton Clerman e Gilson Schilis; os pastores Melqui Heliton de Sousa, Eduardo Seixas Júnior e Sandro Bueno Gonçalves e a gestora do Catarina Outlet, Tatiana Cazarim.

Guto Issa e Alon Lavi reafirmaram a disposição em ampliar parcerias, sobretudo em áreas como educação, cultura e meio ambiente. “Temos o compromisso de plantar anualmente pelo menos uma nova árvore, como símbolo do aprofundamento permanente de nossos laços“, declarou o prefeito.

Tenho um carinho muito grande por essa cidade, onde conheci profissionais de alto nível e a quem hoje chamo de amigos, como o prefeito Guto Issa“, afirmou o cônsul. “Pessoas dedicadas a fazer com que esse lugar tão bonito evolua cada vez mais“.

Localizado no centro cultural Brasital, o Bosque de Israel ficará aberto à visitação. São Roque fica a cerca de 60 quilômetros de São Paulo, com acesso pelas rodovias Raposo Tavares e Castelo Branco.


Evento sobre Health Tech marcou a posse de Fabio Losso como diretor regional da BRIL Chamber no Paraná

Para marcar a posse de Fabio Losso como diretor regional da BRIL Chamber no Paraná, a Câmara Brasil- Israel realizou no dia 17 de junho, o evento virtual Health Tech, que reuniu dois experts israelenses que destacaram novas tecnologias a favor da saúde.

Itzik Levy, CEO da Ummanu Health, apresentou a inovadora plataforma que faz uso de inteligência artificial para otimizar o serviço de assistência médica online, permitindo a configuração de uma clínica totalmente digital de ponta a ponta. “A Covid nos mostrou que o atendimento online é totalmente viável. Nossa plataforma traz benefícios para os provedores, médicos e pacientes, pois otimiza a espera do paciente e acaba com o problema do “no show” para os médicos”, afirmou Levy.

O empreendedor de biotecnologia Yaniv Koltler, CEO da Genefron, expôs o trabalho desenvolvido pela startup especializada no desenvolvimento e fabricação de testes de diagnóstico personalizados para doenças infecciosas virais agudas e autoimunes. “Nossa equipe de matemáticos e biólogos utiliza algoritmos para que o tratamento seja centrado na necessidade e no prognostico do paciente”, concluiu Kotler.

“Desejo boa sorte e tenho a total certeza e confiança no trabalho do nosso novo diretor regional Fabio Losso. Juntos vamos incrementar as relações entre Brasil e Israel ”, disse o presidente da Câmara Brasil -Israel, Renato Ochman.

Fabio Losso, que assume a diretoria da BRIL Chamber no Paraná possui sólida carreira como consultor estratégico para importantes empresas no Brasil e na América Latina. “Fiquei honrado com o convite para assumir esta diretoria regional. Vamos estreitar relações comerciais do nosso Estado com Israel, de forma a para promover inovação tecnológica, geração de empregos e ganhos de competitividade dos produtos paranaenses”, finalizou Losso.


Café com o Rabino recebe o apresentador Otávio Mesquita

O quadro faz parte do programa Rav Sany Live Show e tem semanalmente entrevistas com figuras ilustres das mais diversas áreas

O apresentador Otávio Mesquita foi o convidado do quadro “Café com o Rabino”, no Rav Sany Live Show de 8 de junho. Durante a conversa descontraída e animada que teve com Rav Sany, o apresentador, que também é empresário e jornalista, contou sobre a sua trajetória na TV brasileira, quando esteve à frente de programas de muito sucesso nas emissoras: TV Bandeirantes, Rede Record, Rede Manchete, Rede TV! e, atualmente, no SBT.

Relembrou de suas atuações em filmes e novelas, além de falar um pouco mais do bem-sucedido programa que comanda na madrugada, o “Operação Mesquita” (SBT).

Na ocasião, também expressou a amizade, o imenso carinho e o respeito que nutre pela comunidade judaica.

O Rav Sany Live Show, realizado em parceria com o Clube Hebraica, vai ao ar todas às terças-feiras, às 21h30 pela CNU, canais 11 da NET e 10 da Vivo, na capital paulistana. Também pode ser visto pelo Brasil inteiro pela @combrasiltv: 28 da SKY e OI; 03 da Claro e via Embratel; 238 da Vivo TV e GVT 508 da Vivo Fibra. A transmissão ainda acontece ao vivo pelo YouTube By Rav Sany e Facebook do Clube Hebraica.


Neandertais e Homo sapiens coexistiram no Deserto do Negev em Israel

Cientistas do Instituto Weizmann de Ciências anunciaram uma descoberta importante da história dos humanos modernos. Os Neandertais e Homo sapiens coexistiram no deserto de Negev, em Israel.

Boker Tachtit, local de escavação arqueológica, guarda pistas de um dos eventos mais importantes da história humana: a disseminação do Homo sapiens da África à Eurásia e a subsequente desaparição dos Neandertais na região.

Pesquisadores do Instituto Weizmann de Ciências liderados pela Profa. Elisabetta Boaretto (na foto acima com Mario Fleck, presidente do Amigos do Instituto Weizmann Brasil), retornaram ao local quase quarenta anos depois da primeira escavação, utilizando métodos avançados de amostragem e datação.

Agora, um novo quadro cronológico deste importante capítulo na nossa evolução, é revelado.

Os Neandertais e Homo sapiens coexistiram no Negev e provavelmente interagiram uns com os outros, resultando não apenas no cruzamento genético, mas também no intercâmbio cultural“, conclui a Profa. Boaretto.

Saiba mais em:
https://wis-wander.weizmann.ac.il/scientific-archaeology/following-footsteps-humankind-out-africa


Doação do Projeto Tikun Olam da B’nai B’rith de Curitiba ao Hospital Infantil Pequeno Príncipe

Tay Zugman, representando os voluntários; Gilza Strachman, coordenadora do projeto; Rita de Cássia C. Lous, gerente do Serviço de Voluntariado do hospital e Szyja Lorber, presidente da B’nai B’rith de Curitiba

Na manhã do dia 29/6, o Projeto Tikun Olam Ismar Strachman, da Loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith de Curitiba, entregou ao Hospital Infantil Pequeno Príncipe 2 mil máscaras de alta qualidade para uso de seus colaboradores e uma partida de gorros de lã para as crianças do setor de Oncologia. As tocas foram confeccionadas por uma das voluntárias do Projeto Tikun Olam.

A entrega foi feita na entrada principal do hospital.

20
20