PRIMEIRO CURSO DE DIPLOMACIA PÚBLICA DA CONIB TEM RESULTADO POSITIVO

O primeiro curso de Diplomacia Pública da Conib realizado em parceria com o Congresso Judaico Latino-Americano terminou nesta segunda-feira (2) com resultados positivos, que deverão ser assimilados pelas comunidades judaicas do Brasil. A expectativa é de repetir uma segunda versão do curso no próximo ano.

Foram 13 aulas com 32 participantes de todas as regiões do Brasil. Foram abordados temas importantes como o diálogo inter-religioso, diplomacia judaica, midia training e preparação para debates, entre outros temas. O tema do antissemitismo amplamente abordado foi apontado pela maioria como o tópico mais importante nestes tempos de discurso de ódio e fake news nas redes sociais.

Os participantes são jovens engajados nas questões comunitárias que estão se preparando para representar e ajudar suas respectivas comunidades no diálogo com a sociedade.

Veja abaixo os principais temas abordados no curso por professores especialmente convidados:

-Tendências do contexto geopolítico da América Latina, geral e específico das comunidades judaicas.

-A constituição identitária do Brasil. A formação da sociedade brasileira. Desafios contemporâneos do Brasil do século XXI.

-A escola de formação da Diplomacia no Brasil. A tradição diplomática brasileira, e os desafios atuais.

-O que é Diplomacia Pública, e sua aplicabilidade cotidiana nas instituições.

-A diplomacia digital. O que é este conceito? E qual a relevância nos tempos atuais? –A guerra das narrativas.

-Diferentes formas de antissemitismo/ Discurso de ódio.

-Israel e o Oriente Médio. Geopolítica da região/ Acordos e desacordos/ Os vários conflitos e interesses da região/ Os novos acordos de paz. As convergências para o futuro do Oriente médio.

-Diálogo inter-religioso.

-As relações das comunidades judaicas com as lideranças políticas em Israel. Impacto das decisões de Israel e Oriente Médio no Brasil.

-Como estabelecer parcerias com organizações internacionais do mundo judaico? Como se dá a organização do mundo judaico na perspectiva global? Quem são os grandes “players”?

-Democracia/ Pluralismo ideológico/ Direitos Humanos.

-Cenário político nacional e tendências para os próximos 2 anos no Brasil.

-Comunicação eficiente e efetividade nas reuniões.

-Mídia Training para as várias situações.

Entre os professores convidados estavam: Samuel Feldberg, Michel Gherman. Daniela Graicar, Marc Tawil, Andre Lajst, Túlio Milman, Rabino Michel Schlesinger e o Sheik Al-Nukai, Renato Janine, Guilherme Casarões, Marcos Pekel, Ariel Krock, Claudio Epelman, Gabriel Chocron, Ariel Palacios e Eliane Cantanhêde.

A avaliação dos participantes foi muito positiva e a parceria da Conib com o Congresso Judaico Latino-Americano se mostrou muito eficiente.