MENSAGENS DE ROSH HASHANÁ – POR GLORINHA COHEN
Talvez não tivesse o brilho e a alegria das comemorações anteriores tendo em vista os tempos ímpares que vivemos. Mas, malgré tout e com um certo quê de nostalgia, Rosh Hashaná foi comemorado recentemente em momentos especiais de confraternização, reflexão e, quem sabe, aflorando nas pessoas a vontade de olhar para a vida de uma perspectiva diferente para, consequentemente, se tornarem pessoas melhores, mais livres de preconceitos ou de rancores.
Porque mudar é essencial e parte intrínseca da nossa trajetória terrena e sempre há algo em que podemos melhorar. E o momento é aqui e agora.
Que 5782 seja um ano de sabedoria, paz e sobretudo de muita saúde, fazendo também meus os votos aqui externados pelas famílias Rotenberg, Nigri, Griner, Topczewski, Hutzler e Szutan.
“A Familia Rotenberg deseja que o Rosh Hashanah de 5782 marque um ano abençoado, pleno de alegrias, saúde e renovação. Que todos os dias do novo ano nos permitam contribuir para um mundo de paz, de fraternidade e mais construtivo. Que a comunidade judaica continue a se congregar, se destacando na sociedade maior pelos seus atos e exemplos. Que todos sejamos inscritos no Livro da Vida, que os momentos difíceis sejam superados e que possamos ter fraternidade e a volta dos encontros pessoais.
Assim, só nos cabe desejar aos membros de nossa comunidade “tizku l’shanim sabot” (para você ver muitos anos mais). Unidos sempre. Amém”.
Família Rotenberg. – Naum, Clarice, Arthur, Viviane e Beatriz Rotenberg
O respeito pela mesa de Rosh Hashaná remete à tradição na residência de Sara Léa e Salim Miguel Nigri.
Loretta Nigri, Rachelly e Tiffany enriquecem este momento de Rosh Hashaná passado com pais e avós, todos irmanados em pensamentos de um recomeço melhor, mais pleno de sabedoria, caridade e tolerância para com o próximo.
“Os nossos Sábios dizem que D’s mora nos detalhes.
Então vamos aproveitar e prestar atenção em cada detalhe das nossas vidas, aproveitar essa oportunidade de recomeço para ser mais gentil, viver com mais amor, refletir sobre as nossas ações, corrigir os nossos erros, e planejar um futuro com mais significado para as nossas vidas.
Desejamos um Shaná Tová com muita saúde, alegrias e bênçãos”.
Beto, Elisa, Victor, Rodrigo e Léo Nigri Griner
“A nossa expectativa é que seja um ano com mais compreensão, solidariedade tolerância, respeito pelo ser humano e que volte a prevalecer a ética e a moral que estão muito fragilizadas”.
Família Topczewski: Abram, Clarice, Fábio, Dani, Rick, Karin, Benjamim, Gilberto e Mariana
“Quanta alegria chegarmos ao final de mais um ano: 5782.
Que este ano seja repleto de alegrias, renovações, alcance de desejos sonhados e ainda a esperança de um futuro leve e doce como o mel.
O momento é de reflexão e dentre elas: como podemos evoluir como seres humanos, entender o valor da vida e agradecer por tudo. Muitas BENÇÃOS a todos. muito AMOR, LUZ e SAÚDE”.
Heitor, Mônica, André e Isabela Hutzler
“Em Rosh Hashaná, nos damos conta da nova oportunidade de escrever nosso roteiro pessoal e do mundo, de uma forma que nos permita modificar condições adversas.
O judaísmo, nesta época de Rosh Hashaná, traz a mensagem de esperança e vida.
Mesmo os judeus mais seculares abrem seus corações nestas datas e comparecem em nossos templos, pelo mundo afora, para cumprir este ritual de esperança.
Nosso respeito por esta data ignora fronteiras, conflitos e nossa alegria comunitária acende o coração de nossa comunidade global.
Na data, desejamos que cada um e todos tenham um bom ano, com o cumprimento: Shaná Tová.
Em Rosh Hashaná, nos damos conta da nova oportunidade de escrever nosso roteiro pessoal e do mundo, de uma forma que nos permita modificar condições adversas.
Rezamos também para que sejamos inscritos no Livro da Vida. É em Rosh Hashaná que Deus abre o Livro da Vida para decidir nosso futuro. Quem viverá e quem não viverá.
Em Rosh Hashaná nosso destino é inscrito, mas só em Yom Kipur é selado: quantos irão falecer, e quantos nascerão; quem deve viver, e quem morrerá; quem em seu tempo, e quem antes do tempo… Quem descansará, e quem vagará; quem ficará tranquilo e quem será incomodado; quem ficará em paz e quem deverá sofrer; quem ficará pobre e quem se tornará rico; quem vai cair e quem se erguerá”.
Os descendentes de Mosze Szutan, sobrevivente do Holocausto.
4 gerações.