MENSAGENS DE ROSH HASHANÁ – POR GLORINHA COHEN

Talvez não tivesse o brilho e a alegria das comemorações anteriores tendo em vista os tempos ímpares que vivemos. Mas, malgré tout e com um certo quê de nostalgia, Rosh Hashaná foi comemorado recentemente em momentos especiais de confraternização, reflexão e, quem sabe, aflorando nas pessoas a vontade de olhar para a vida de uma perspectiva diferente para, consequentemente, se tornarem pessoas melhores, mais livres de preconceitos ou de rancores.

Porque mudar é essencial e parte intrínseca da nossa trajetória terrena e sempre há algo em que podemos melhorar. E o momento é aqui e agora.

Que 5782 seja um ano de sabedoria, paz e sobretudo de muita saúde, fazendo também meus os votos aqui externados pelas famílias Rotenberg, Nigri, Griner, Topczewski, Hutzler e Szutan.


“A Familia Rotenberg deseja que o Rosh Hashanah de 5782 marque um ano abençoado, pleno de alegrias, saúde e renovação. Que todos os dias do novo ano nos permitam contribuir para um mundo de paz, de fraternidade e mais construtivo. Que a comunidade judaica continue a se congregar, se destacando na sociedade maior pelos seus atos e exemplos. Que todos sejamos inscritos no Livro da Vida, que os momentos difíceis sejam superados e que possamos ter fraternidade e a volta dos encontros pessoais.

Assim, só nos cabe desejar aos membros de nossa comunidade “tizku l’shanim sabot” (para você ver muitos anos mais). Unidos sempre. Amém”.

Família Rotenberg. – Naum, Clarice, Arthur, Viviane e Beatriz Rotenberg


O respeito pela mesa de Rosh Hashaná remete à tradição na residência de Sara Léa e Salim Miguel Nigri.

Loretta Nigri, Rachelly e Tiffany enriquecem este momento de Rosh Hashaná passado com pais e avós, todos irmanados em pensamentos de um recomeço melhor, mais pleno de sabedoria, caridade e tolerância para com o próximo.


“Os nossos Sábios dizem que D’s mora nos detalhes.

Então vamos aproveitar e prestar atenção em cada detalhe das nossas vidas, aproveitar essa oportunidade de recomeço para ser mais gentil, viver com mais amor, refletir sobre as nossas ações, corrigir os nossos erros, e planejar um futuro com mais significado para as nossas vidas.

Desejamos um Shaná Tová com muita saúde, alegrias e bênçãos”.

Beto, Elisa, Victor, Rodrigo e Léo Nigri Griner


“A nossa expectativa é que seja um ano com mais compreensão, solidariedade tolerância, respeito pelo ser humano e que volte a prevalecer a ética e a moral que estão muito fragilizadas”.

Família Topczewski: Abram, Clarice, Fábio, Dani, Rick, Karin, Benjamim, Gilberto e Mariana


“Quanta alegria chegarmos ao final de mais um ano: 5782.

Que este ano seja repleto de alegrias, renovações, alcance de desejos sonhados e ainda a esperança de um futuro leve e doce como o mel.

O momento é de reflexão e dentre elas: como podemos evoluir como seres humanos, entender o valor da vida e agradecer por tudo. Muitas BENÇÃOS a todos. muito AMOR, LUZ e SAÚDE”.

Heitor, Mônica, André e Isabela Hutzler


“Em Rosh Hashaná, nos damos conta da nova oportunidade de escrever nosso roteiro pessoal e do mundo, de uma forma que nos permita modificar condições adversas.

O judaísmo, nesta época de Rosh Hashaná, traz a mensagem de esperança e vida.

Mesmo os judeus mais seculares abrem seus corações nestas datas e comparecem em nossos templos, pelo mundo afora, para cumprir este ritual de esperança.

Nosso respeito por esta data ignora fronteiras, conflitos e nossa alegria comunitária acende o coração de nossa comunidade global.

Na data, desejamos que cada um e todos tenham um bom ano, com o cumprimento: Shaná Tová.

Em Rosh Hashaná, nos damos conta da nova oportunidade de escrever nosso roteiro pessoal e do mundo, de uma forma que nos permita modificar condições adversas.

Rezamos também para que sejamos inscritos no Livro da Vida. É em Rosh Hashaná que Deus abre o Livro da Vida para decidir nosso futuro. Quem viverá e quem não viverá.

Em Rosh Hashaná nosso destino é inscrito, mas só em Yom Kipur é selado: quantos irão falecer, e quantos nascerão; quem deve viver, e quem morrerá; quem em seu tempo, e quem antes do tempo… Quem descansará, e quem vagará; quem ficará tranquilo e quem será incomodado; quem ficará em paz e quem deverá sofrer; quem ficará pobre e quem se tornará rico; quem vai cair e quem se erguerá”.

Os descendentes de Mosze Szutan, sobrevivente do Holocausto.

4 gerações.

20
20