LIVRO – A GUERRA DO RETORNO, DE ADI SCHWARTZ E EINAT WILF

O conflito entre palestinos e israelenses pode acabar?

O livro, recém-lançado pela Editora Contexto, mostra que a questão do refugiado palestino precisa ser enfrentada diretamente para que a paz possa ser alcançada

Em 1948, 700 mil palestinos foram expulsos de seus lares em consequência da primeira guerra entre árabes e israelenses. Depois de 73 anos, a maior parte dessas casas já não existe há muito tempo, mas milhões de seus descendentes se mantêm registrados como refugiados, muitos vivendo ainda em campos de refugiados. Esse grupo – diferentemente de incontáveis outros que foram deslocados na sequência da Segunda Guerra Mundial e de outros conflitos – permaneceu nessa instabilidade, exigindo retornar para Israel.

Em A Guerra do Retorno, Adi Schwartz e Einat Wilf – ambos israelenses de esquerda apoiadores de uma solução de dois estados – revelam as origens da ideia de um direito de retorno e expõem como a UNRWA – a agência encarregada pela busca de uma solução para os refugiados – submeteu-se à pressão política internacional, palestina e árabe, criando assim um problema do “refugiado” de caráter permanente. Os autores defendem que a crença em um “direito de retorno” é um dos maiores obstáculos para uma diplomacia bem sucedida e uma paz duradoura na região. Em uma pesquisa minuciosa, os autores explicam o histórico da questão e a atuação das forças envolvidas em um intrincado mapa geopolítico.

Autores: ADI SCHWARTZ é um pesquisador e autor israelense. Sua pesquisa se concentra no conflito árabe-israelense, na história de Israel e em temas atuais. EINAT WILF é uma das mais importantes intelectuais públicas de Israel. Foi membro do Parlamento israelense pelo partido Independência e pelo Partido Trabalhista.

Editora Contexto: Idealizada pelo historiador Jaime Pinsky e especializada em ciências humanas, a Editora Contexto está presente há 34 anos no mercado editorial brasileiro, publicando obras voltadas para a universidade e para o público geral. Mais informações no portal www.editoracontexto.com.br.

Serviço

Livro: Guerra do retorno
Autores: Adi Schwartz e Einat Wilf

Tradutora: Rachel Meneguello

Páginas: 304
Preço: R$ 59,90

Editora Contexto

20
20