MOLDANDO A VIDA – DE VOLTA À ESCOLA – POR SIMON JACOBSON

“A educação do caráter de um filho deve ter prioridade sobre sua educação acadêmica. Todos os esforços educacionais são basicamente sem significado a menos que sejam construídos sobre o sólido alicerce do bom caráter.”– O Rebe.

Um casal visitou um rabino para buscar conselhos sobre como educar seu filho de doze anos. O rabino respondeu a eles: “Vocês vieram a mim doze anos atrasados. Um ser humano é como uma árvore. Se você faz um arranhão no galho de uma árvore crescida, você afeta somente aquele galho. Mas se você fizer até um minúsculo risco numa semente, a árvore nunca vai crescer direito, se é que vai crescer.”

Qual é o Verdadeiro Significado da Educação?

Se há um único fator dentro do nosso controle que possa determinar diretamente quem somos como pessoas é a educação. Há somente uma maneira de produzir adultos saudáveis e corretos, pessoas que levam vidas significativas e sem egoísmo, e isso é educar nossos filhos.

Educação não é apenas aprender os talentos para ganhar a vida; é aprender a entender a própria vida. Vida é o reconhecimento de D’us e a missão que Ele, D’us, colocou sobre nós – refinar a nós mesmos e santificar o nosso mundo.

Partilhar informação é apenas um pequeno e simples componente da educação. Uma verdadeira educação – uma educação para a vida – consiste em ensinar os filhos que eles têm uma responsabilidade inegável com D’us de viver moralmente e eticamente, que irá sustentá-los individualmente e criar um mundo melhor para seus filhos e para as gerações vindouras.

Como Devemos Educar?

A pergunta de como educar é realmente a mesma que perguntar: Como deveríamos nos comunicar? Como deveríamos fazer negócios? Como deveríamos viver?

A resposta é sempre a mesma: por meio do amor. Sem amor, a educação é na melhor das hipóteses incompleta, e na pior, destrutiva. Amor significa sensibilidade – não para suas ideias e seus padrões, mas para seus estudantes e, mais importante, para D’us. Quando pessoas jovens crescem familiarizadas com uma existência que é maior que elas mesmas e adquirem uma aptidão e gosto intelectual para o espiritual, elas se tornam ligadas ao seu propósito na vida. Elas se tornam filhos que se relacionam com seus pais com respeito e afeição. Filhos que não irão tomar posse de propriedade que não pertence a eles. Crianças que procuram ajudar outras pessoas, e são generosos com seu tempo e amor.

Como essa geração deveria ser educada?

Como uma criança é impressionável, ela ficará impressionada com o que quer que esteja ao seu redor. Hoje, há mais obstáculos do que nunca – televisão, crime, a atração por drogas – para uma educação adequada. E após lutar com todas essas distrações, há pouco tempo precioso e energia restantes para cultivar as almas de nossos filhos. Não basta dar um tapinha na cabeça de sua filha e seu filho e enviá-los à escola; educação é um dever em tempo integral. Devemos ser tão vigilantes como éramos com nosso bebê recém-nascido – sempre em alerta, sempre preparado para servir as necessidades espirituais da criança.

Sem a aceitação de que a moralidade é derivada de D’us, moralidade – e portanto, educação – é guiada por nada mais do que capricho e consciência humana. A história tem nos mostrado que uma sociedade pode ser extremamente bem educada e mesmo assim, se não for guiada pelos preceitos Divinos, pode cair na imoralidade e no mal.

Portanto um sistema de educação com moralidade é uma das responsabilidades básicas da sociedade. Embora deva haver um certo grupo de pessoas cuja responsabilidade básica é implementar a educação, cada membro da sociedade deve ter um papel ativo. Para pais de crianças pequenas especialmente, a responsabilidade é clara. Pense quão perturbado ficaríamos ao saber sobre um pai que estava com um filho doente, mas se recusou a levar o filho ao médico. Se este é o caso para o corpo da criança, não deveríamos sentir a mesma preocupação pela mente de um filho, pela sua alma?

Ação

Garanta que seu filho receba uma educação moral. Matricule seu filho ou filha numa escola que coloque ênfase no desenvolvimento do caráter e na moralidade, baseado nos princípios de que este país (EUA) é fundamentado no princípio: In G’d we trust, “Em D’us Confiamos”.

Como adultos não deveríamos projetar sobre nossos filhos nosso próprio ceticismo e dúvidas. Lembre-se, são as crianças que podem melhor se relacionar com a simplicidade e a magia da essência de D’us.

Devemos olhar para nossos filhos e repetir a nós mesmos centenas de vezes: Aqui está uma alma fértil, um coração e mente abertos, que me foi dado por D’us para nutrir e ensinar. A vida de meu filho irá afetar muitas outras; devo ensiná-lo o melhor que puder.


Rabino Simon Jacobson é autor do campeão de vendas Rumo a Uma Vida Significativa: A Sabedoria do Rebe (William Morrow, 1995), e fundador e diretor do Meaningful Life Center.

20
20