FERNANDO LOTTENBERG É NOMEADO COMISSÁRIO DA OEA PARA MONITORAMENTO E COMBATE AO ANTISSEMITISMO

O ex-presidente da Conib e atual membro do Conselho Consultivo da instituição, Fernando Lottenberg foi nomeado comissário da Organização dos Estados Americanos (OEA) para Monitoramento e Combate ao Antissemitismo.

O Comitê Judaico Americano (AJC) parabenizou Fernando Lottenberg por sua nomeação como o primeiro comissário da OEA para Monitoramento e Combate ao Antissemitismo. A criação do cargo foi anunciada pelo secretário-geral da OEA, Luis Almagro, no Fórum Global AJC 2021 em junho.

“O secretário-geral, Luis Almagro, há muito tempo mostra uma liderança inovadora na luta global contra o antissemitismo”, disse o CEO da AJC, David Harris. “Estamos muito satisfeitos por ele ter escolhido Fernando Lottenberg, um dos principais líderes judeus da América Latina e um amigo querido, para preencher este cargo desafiador, e esperamos trabalhar juntos na luta contra o antissemitismo em toda a região”.

“A OEA, e seu secretário geral, Luiz Almagro, reconheceram a importância do tema e decidiram pela criação desse novo cargo”, disse Fernando Lottenberg à Conib. “Assim como a União Europeia e alguns países, como os Estados Unidos e o Canadá, a organização representativa dos países do continente americano junta-se a este grupo. O antissemitismo, afinal é um assunto de toda a sociedade, ligando-se aos temas da democracia e dos direitos humanos. Trata-se de uma tarefa desafiadora, para a qual espero contar com o apoio das comunidades judaicas, para colocar essa questão como prioridade”.

Em nota, Almagro reforçou que uma das principais funções de Fernando Lottenberg será promover a implementação na região da definição de antissemitismo defendida pela Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA).. “O prestígio e a trajetória (de Lottenberg) indicam que ele realizará suas tarefas com êxito”, afirmou.

A nomeação de Lottenberg foi destaque também na imprensa internacional. O Jerusalem Post lembrou a atuação de Fernando Lottenberg como presidente da Conib de 2014 a 2020 e destacou que em sua nova função, Lottenberg terá a responsabilidade de promover a adoção por todos os países da região da definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA).

Lottenberg atualmente é membro do Conselho de Curadores do Instituto de Assuntos Latino-Americanos e Latinos do Comitê Judaico Americano.

Fonte: Newsletter da Conib

20
20