EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE …

E faz acontecer, como o Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski, Jakub Tadeusz Skiba, embaixador da Polônia, Isac Baril, Szyja Lorber, Marta Olkowska, cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Jayme Blay, Natália Toscano, Zeila Sliozbergas, Deborah Lagus, Edgar Lagus, Abraham Goldstein, presidente da B’nai B’rith Brasil, cônsul de Israel Rafael Erdreich, Henrique Goldberg, presidente da B´nai B´rith SP e Cláudio Silberberg.


PROF. DR. GUILHERME ARY PLONSKI RECEBEU O TÍTULO DE PROFESSOR EMÉRITO DO CNPQ

O Prof. Dr. Guilherme Ary Plonski foi nomeado professor emérito do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O prof. Plonski, em cuja longa trajetória acadêmica sobressai a paixão pelo saber, pela ciência e pela educação, é mestre, doutor e livre-docente em Engenharia de Produção. Na Universidade de São Paulo é professor titular do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, professor associado do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica, coordenador científico do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica e vice-coordenador do Centro de Inovação da USP. Foi Fulbright Visiting Research Scholar no Center for Science and Technology Policy do Rensselaer Polytechnic Institute (EUA).

Foi Diretor Superintendente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e Presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC). Integra ou integrou órgãos de direção superior de numerosas entidades do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre elas o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, a Financiadora de Estudos e Projetos, o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e a Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras. Foi diretor da Asociación Latino-Iberoamericana de Gestión Tecnológica (ALTEC) e conselheiro da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP). Foi o coordenador da rede internacional University-Based Institutes for Advanced Studies (UBIAS). É membro titular e conselheiro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP) e integra a Junta de Governadores do Technion – Israel Institute of Technology.

No IEA foi membro do Conselho Deliberativo e vice-diretor na gestão 2016-2020. É diretor para o período 2020-2024 e recentemente foi escolhido Diretor do Conselho Deliberativo da Associação dos Amigos do Centro de Estudos Judaicos da USP (AACEJ).


COMUNIDADE ISRAELITA NOS EVENTOS DOS 150 ANOS DA IMIGRAÇÃO POLONESA NO PR

Junto à placa comemorativa, o embaixador da Polônia no Brasil, Jakub Tadeusz Skiba; o presidente da Federação Israelita do Paraná, Isac Baril; o presidente da B’nai B’rith Paraná, Szyja Lorber e a cônsul-geral da Polônia em Curitiba, Marta Olkowska Crédito: Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS)

A comunidade polonesa comemorou os 150 anos da chegada dos primeiros imigrantes em Curitiba com o lançamento, dia 30/9, de um selo dos Correios fazendo referência a esse marco histórico, no Memorial de Curitiba.

No entardecer do mesmo dia, a programação teve sequência com o descerramento de placa alusiva às primeiras famílias que chegaram ao Paraná em 1871, ao lado da Igreja São Marcos no Pilarzinho, onde na sequência houve missa.

O presidente da Federação Israelita do Paraná, Isac Baril, e o presidente da Loja Chaim Weizmann da B’nai B’rith de Curitiba, convidados pelo Consulado da Polônia, representaram a Comunidade Israelita do Paraná, que também teve famílias imigrantes originárias da Polônia há mais de 130 anos.

Organizado pelo Núcleo Pilarzinho da Braspol (Representação Central da Comunidade Brasileiro-Polonesa do Brasil e presidida por Marília Regina Manikowski Pietruk), os eventos contaram com as presenças do embaixador da Polônia Jakub Tadeusz Skiba e da cônsul-geral em Curitiba Marta Olkowska, que discursaram na oportunidade, além de outras autoridades como o vereador Mauro Ignácio.

Os primeiros imigrantes poloneses em Curitiba se instalaram no bairro Pilarzinho em 1871.

Eram 34 famílias vindas da região da Silésia. Nas décadas seguintes, até os 50 do século XX, outros grupos se juntaram aos pioneiros.

Junto com a população já radicada e migrantes de outras etnias, ocuparam e desenvolveram a economia e a cultura do bairro.

Hoje, 15% dos paranaenses são descendentes de poloneses.

“Curitiba é a cidade mais polonesa do Brasil”, destacou Marta Olkowska, cônsul geral em Curitiba.


JAYME BLAY É AGRACIADO COMO PRESIDENTE DE HONRA DA CÂMARA BRASIL-ISRAEL

Coroando sua trajetória comunitária, Jayme Blay foi agraciado pela nova diretoria como Presidente de Honra da Câmara Brasil-Israel, entidade que presidiu por doze anos.

“Jayme realizou um excelente trabalho frente à Câmara e esta homenagem é mais do que merecida”, destacou o atual presidente, Renato Ochman.

Blay, que atualmente é sócio-gerente da JBY Participações Ltda, uma holding de empresas familiares, começou seu trabalho comunitário muito cedo, participando de movimentos juvenis e fundando o Grupo Juvenil Judaico de São Paulo em meados dos anos 50, chegou inclusive a participar de um encontro com o então Primeiro-Ministro e fundador do Estado de Israel, David Ben Gurion, em 1962.

Ocupou a diretoria de diversas entidades, como a Congregação Israelita Paulista (CIP), a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e a Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria onde atualmente ocupa a posição de Conselheiro.

Jayme Blay também atua como membro ou conselheiro de diversas entidades como o Conselho Mundial de Sinagogas, a Universidade Hebraica de Jerusalém, a Alumni Association e o Brazilian Technion Society.


NATÁLIA TOSCANO É A NOVA MADRINHA DO MC DIA FELIZ

Mc Donald‘s convida influencer e empresária para representar uma das suas maiores campanhas de luta contra o câncer em crianças no dia 23 de Outubro

Créditos: Divulgação

Natália Toscano é a mais nova madrinha do Mc dia Feliz, uma campanha do Mc Donald’s que existe desde 1988 no Brasil. A bela vem crescendo cada vez mais como influencer e empresaria, chamando a atenção de grandes marcas e dessa vez não foi diferente. Sua rotina vem mostrando a grande mulher profissional, mãe e esposa que é, assim conquistando a todos. Natália foi convidada para estar à frente de uma das maiores campanhas beneficentes do país, que ajuda diversas instituições de crianças com câncer, ao lado de Paula Vaccari, as duas vão representar essa ação, que na cidade de São José do Rio Preto, será em prol ao Hospital Da Criança e Maternidade (HCM).

“Depois de um ano e quatro meses, tô voltando aqui no HCM, foi quando a Angelina nasceu depois a gente não veio mais, por conta da pandemia, e hoje estou aqui para gravar uma ação super legal junto com a Paula, pro MC Dia Feliz, daqui de Rio Preto, a gente recebeu esse convite maravilho de ser madrinha e abraçamos essa causa, estou com o coração cheio de gratidão!” – disse Natália no seu Instagram.

Esse ano completa 33 anos que o Mc Donald ‘s tem a campanha Mc Dia Feliz, com o objetivo de aumentar a chances de cura do câncer infantojuvenil e uma qualidade de vida e educação para crianças, jovens e seus familiares. A campanha vai ser realizada no dia 23 de Outubro, beneficiando 67 projetos de 56 instituições que estão coligadas com a oncologia pediátrica.


O NOVO CÔNSUL DE ISRAEL EM SÃO PAULO, RAFAEL ERDREICH, VISITA A B’NEI B’RITH

Zeila Sliozbergas – vice-presidente da B’nai B’rith São Paulo; Deborah Lagus – membro da B´nai B´rith; Edgar Lagus – vice-presidente de Direitos Humanos da B´nai B´rith São Paulo; Abraham Goldstein – presidente da B’nai B’rith Brasil; Rafael Erdreich – cônsul de Israel; Henrique Goldberg – presidente da B´nai B´rith São Paulo e Cláudio Silberberg – membro da B’nai B’rith.

Tendo na agenda a intensificação da colaboração mútua, a B’nai B’rith recebeu, em 5 de outubro, o novo cônsul de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, para dar as boas-vindas ao diplomata, que assumiu o cargo em agosto.

20
20