AGENDA GC – O QUE HÁ DE MELHOR

Para os mais diversos públicos, eventos interessantes movimentam a vida cultural paulistana, como a 52ª Convenção da CONIB, o novo ciclo de palestras do Rabino David Weitman, a IV Feira das Universidades Israelenses, a mostra coletiva “Nossos Artistas Italianos” no Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS e a exposição “Só é possível se formos 2” do Consulado Geral de Portugal em SP.


CONIB vai realizar sua convenção anual nos dias 23 e 24 de novembro

A CONIB vai realizar nos dias 23 e 24 de novembro a sua 52ª convenção anual. A convenção deste ano, mais uma vez, orgulhosamente, traz convidados mais do que ilustres: Didi Wagner; Benjamin Back; Carlos Reiss, coordenador-geral do Museu do Holocausto em Curitiba; Dror Bin, CEO da Agência de Inovação de Israel e conhecidos humoristas da comunidade, como Fabio Rabin e Daniel Zukerman.

Outras personalidades ilustres integram a lista de convidados que estarão presentes em nossa convenção.


Rabino David Weitman vai falar sobre o legado do Rei Salomão, em novo ciclo de palestras


IV Feira das Universidades Israelenses acontecerá em novembro e abre espaço para estudantes que desejam estudar fora do país

Israel é conhecida como uma nação empreendedora com algumas de suas Universidades entre as 100 melhores do mundo. Para criar uma plataforma de conexão entre brasileiros com interesse em estudar fora do país, a IV Feira das Universidades Israelenses acontecerá virtualmente no dia 07 de novembro, das 14h às 18h.

Em sua quarta edição no Brasil, o evento reunirá representantes de grandes Universidades de Israel, entre elas: Universidade de Haifa, Universidade Hebraica de Jerusalém, Universidade de Tel Aviv, Technion – Israel Institute of Technology, IDC – Interdisciplinary Center Herzliya, Universidade Bar Ilan e Universidade Ben Gurion.

A IV Feira das Universidades Israelenses tem como público-alvo pessoas interessadas em estudar/estagiar em Israel, tanto em inglês como em hebraico, em cursos de graduação, pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e pós-graduação lato sensu (MBA e outros cursos de especialização), além de doutorados e pesquisa.

O evento contará com um painel de apresentação com os representantes, um bate-papo com alunos e ex-alunos brasileiros das universidades e cada instituição de ensino terá representantes divididos em salas virtuais, onde o público poderá tirar dúvidas e conversar sobre os seus interesses. Os visitantes poderão conhecer as mais diversas áreas, entre elas, medicina, engenharia, ciências, humanidades, tecnologia e negócios.

A IV Feira das Universidades Israelenses é organizada pela Universidade de Haifa, Universidade de Tel Aviv, Universidade Hebraica de Jerusalem e Technion, com apoio do Masa Israel Journey, Confederação Israelita do Brasil (Conib), Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), Associação Brasileira A Hebraica de SP, Consulado Geral de Israel em São Paulo, Agência Judaica de Intercambio Cultural e Fundação Estudar (a confirmar).

A inscrição poderá ser feita através do link: https://bit.ly/feiraunis21. O evento também será transmitido no canal do YouTube da Federação Israelita do Estado de São Paulo (FISESP).


“Nossos artistas italianos”

Um legado importante para o cenário artístico-cultural brasileiro

Antonio Ferrigno

Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS / SP, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a SOCIARTE, exibe a mostra coletiva “Nossos Artistas Italianos”, sob curadoria de Ruth Sprung Tarasantchi que seleciona 81 trabalhos, entre pinturas e esculturas dos séculos XIX e XX, assinados por 21 artistas italianos, muitos deles exibidos pela primeira vez ao público.

“A exposição Nossos Artistas Italianos, idealizada pelo Presidente Dr. José Oswaldo de Paula Santos, que infelizmente nos deixou em outubro do ano passado, apresenta obras com a técnica, leveza, alegria e inspiração dos nossos artistas italianos que integram coleções particulares”, diz Francisco de Paula Simões Vicente de Azevedo, Presidente da SOCIARTE. Reunir essa quantidade de obras de artistas italianos só foi possível graças à colaboração dos membros e colecionadores da SOCIARTE, que cederam parte de seu acervo exclusivamente para integrar a exposição.

Além da origem, o elo que liga cada um dos artistas participantes, é a enorme importância que exerceram no cenário artístico brasileiro. Os trabalhos de Antonio Ferrigno, nascido na região de Salerno em 1863, evidenciam isso, já que o Brasil foi sua morada por mais de uma década. As dez pinturas assinadas pelo artista, muitas delas expostas pela primeira vez, revelam desde cenas tipicamente brasileiras a paisagens de uma São Paulo que já não existe mais, devido ao rápido processo de urbanização ocorrido na primeira metade do século XX. A mostra conta ainda com esculturas assinadas por Victor Brecheret e Torquato Bassi, além de pinturas de Eliseu Visconti, Edoardo de Martino, Felisberto Ranzini, Nicolau Facchinetti, Giovanni Castagneto e muitos outros.

Exposição: “Nossos Artistas Italianos”

Artistas: Adolfo Fonzari, Alfredo Norfini, Angelo Cantú, Antonio Ferrigno, Antonio Rocco, Bigio Gerardenghi, Carlo de Servi, Dario Mecatti, Edoardo de Martino, Eliseu d’Angelo Visconti, Enrico Vio, Felisberto Ranzini, Gino Bruno, Giovanni Batista Castagneto, Nicola de Corsi, Nicola Fabricatore, Nicolau Antonio Facchinetti, Ottone Zorlini, Salvatore Parlagreco, Torquato Bassi, Victor Brecheret

Curadoria: Ruth Sprung Tarasantchi

Duração: até 13 de novembro de 2021

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo || MAS/SP

Endereço: Avenida Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo (ao lado da estação Tiradentes do Metrô)

Tel.: 11 3326-5393 – informações adicionais

Horários: De terça-feira a domingo, das 11 às 17h (entrada permitida até às 16h30)


“Só é possível se formos 2”

No dia 23 de outubro, sábado, será inaugurada na Sala Fernando Pessoa do Consulado Geral de Portugal em São Paulo a exposição Só é possível se formos 2. A mostra promove um encontro entre a brasileira Anna Costa e Silva e a portuguesa Fernanda Fragateiro, artistas de gerações, práticas e trajetórias distintas, que coincidem no desejo de pensar além dos limites individuais. Em um momento no qual a defesa do coletivo e de um tempo desacelerado são ainda a exceção, esta experiência testa as possibilidades de estar e construir junto, de aprender e desaprender a 2, com todas as dificuldades que isso implica.

As obras produzidas especialmente para este projeto, foram concebidas em diálogo com a arquitetura, os jardins e a condição do Consulado Geral de Portugal em São Paulo —espaço que simboliza a complexidade da relação de mais de cinco séculos entre os dois países—. São trabalhos que sugerem uma vivência pausada deste lugar e, idealmente, em par.

Fernanda Fragateiro, que há anos pesquisa a arquitetura moderna brasileira, apresenta uma proposta em dois momentos: no Consulado Geral de São Paulo, cujo jardim foi desenhado nos anos 1940 pelo arquiteto paisagista Roberto Burle Marx, e na Embaixada de Portugal em Brasília, projetada nos anos 1970 pelo português Raul Chorão Ramalho.

Assim como Fernanda, Anna Costa e Silva cria com suas obras um lugar de coexistência essencialmente imaterial e convoca a participação do espectador, que traz consigo não só sua história particular, mas, também, nossa história coletiva e compartida. Em sua prática, a artista carioca promove encontros entre pessoas de distintas idades, contextos e realidades.

Na Sala Fernando Pessoa, Anna apresentará uma instalação celestial em duas partes que homenageia a artista Flora Diegues, sua amiga e colaboradora, que faleceu de maneira prematura em 2019.

Serviço:

Só é possível se formos 2: Anna Costa e Silva e Fernanda Fragateiro

Abertura: 23 de outubro de 2021, das 10h às 17h

Experiência de deriva Eu, que estou à espera, das 11h às 17h

Visitação: 25 de outubro a 20 de novembro, segunda a sábado, das 10h às 18h.

Entrada: Gratuita

Onde: Rua Canadá, 324 – Jardim América – São Paulo

Realização: Consulado Geral de Portugal em São Paulo

Curadoria: Isabella Lenzi

20
20