DR. ISAAC VAISSMAN Z’L – POR ISRAEL BLAJBERG

O Dr. Isaac Vaissman, 98, faleceu no Dia do Médico – 18 de outubro.

Carioca de dezembro de 1922, formou-se em 1947 pela então Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, hoje UFRJ. Era clínico e em 2000 foi eleito membro honorário da ANM – Academia Nacional de Medicina.

Sua carreira foi rica, de médico e mestre, exercendo importantes funções, autor de livros, recebendo importantes honrarias. Mas o que me liga ao ilustre médico é ter sido seu cliente em uma época em que a especialidade de Nutrição ainda não era popular como hoje no Brasil, suprida então por endocrinologistas e clínicos. O próprio CRN ainda não havia sido criado quando adentrei pela primeira vez seu consultório em 1973, na Rua Senador Dantas, proximo à Rua São José 90, onde trabalhava na MONTOR, uma empresa de consultoria da Montreal Engenharia. Até que eu não estava tão gordo… quisera eu ter hoje aqueles 80 e poucos kilos… o fato é que o Dr. Waissman me indicou uma dieta rigorosa.

Na consulta, abria os braços: “Dr. Israel, o senhor vai comer no almoço uma apetitosa maçã!” – como se fosse uma manjar dos deuses…Naquele tempo eu ainda tinha muita força de vontade, de modo que fiquei magrinho, chegando aos 70 kilos. Hoje a técnica nutricionista privilegia a pirâmide dos alimentos, como aprendi depois em programas de emagrecimento, mas naqueles tempos ela ainda não era comum… após algumas consultas, chegando ao peso ideal preconizado, encerrei meu relacionamento com o caro Dr. Vaissman. Pouco tempo depois eu iria ser aprovado no concurso para o entao BNDE, onde por 36 anos fui uma das pecinhas daquela poderosa máquina de desenvolver o Brasil, recebendo extensa e completa assistência nutricional, com altos e baixos, até que a pandemia facilitou o atingimento do recorde de 109kg… e de repente, hoje me chegou a noticia infausta.

Dr. Vaissman nos deixou no Dia do Médico, 18 de outubro de 2021, o que se reveste de um elevado significado, até porque o número 18 na simbologia gráfica hebraica significa “VIDA”. Sempre que passo pelo prédio 71 da Rua Senador Dantas me vem ao pensamento a figura carismática do Dr. Vaissman, ainda que nossos contatos tivessem sido relativamente poucos. Ao apreciar seu retrato no obituário da ANM, notei que não havia mudado muito, e mentalmente pronunciei um Kadish (oração funebre) silencioso. Que a sua alma se incorpore à Corrente da Vida Eterna.

Israel Blajberg

iblaj@hotmail.com

20
20