DEPRESSÃO – O QUE É, SINTOMAS, CAUSAS E COMO TRATAR

O Brasil registra o maior número de casos de depressão na América Latina. Os dados da Organização Mundial da Saúde alertam sobre a importância da saúde mental.

O QUE É A DEPRESSÃO?

A depressão é, do ponto de vista fisiológico, um desequilíbrio do cérebro. Ela é um distúrbio mental que causa a perda de interesse nas atividades, deixando a pessoa apática sem razão aparente.

A doença também é caracterizada por uma sensação de cansaço, dificuldade para dormir, irritabilidade, entre outros. Seus sintomas podem ocorrer de maneiras e intensidades diferentes. Por esse motivo existe mais de um tipo de depressão.

É comum que ela seja confundida com um sentimento de tristeza, fazendo com que muitos pacientes adiem o diagnóstico. No entanto, depressão não é uma tristeza profunda. Trata-se de um quadro psiquiátrico que requer tratamento. A tristeza é um sentimento normal, ocasionada a partir de algum evento específico.

“O principal fator que dificulta o diagnóstico é a falta de conhecimento do paciente e o preconceito que existe em procurar um especialista. Muitas vezes alguém com sintomas predominantemente físicos procura médicos clínicos e não chega no especialista, o psiquiatra”.- Dr. Alfredo Maluf Neto, psiquiatra do Einstein

O QUE CAUSA A DEPRESSÃO?

A depressão pode afetar pessoas de qualquer idade, sexo e classe social.

A comunidade médica não possui uma explicação ou motivos precisos para o surgimento da doença. Apesar disso, alguns fatores costumam ser apontados como agravantes, mas ainda sem confirmação:

Variações químicas no cérebro e nas funções dos neurotransmissores, pois têm efeito direto na estabilidade do humor.

Mudanças hormonais que podem ser um gatilho para a depressão.

Genética, devido a parentes que tenham passado pela doença.

Histórico de doenças mentais, como ansiedade, estresse pós-traumático ou distúrbios alimentares.

Uso em excesso de álcool e drogas ilícitas.

Traumas significativos, como morte, relacionamentos difíceis, abuso sexual, entre outros.

Parentes com depressão, transtorno bipolar, alcoolismo ou que tenham cometido suicídio.

Doenças crônicas, como câncer, AVC e cardíacas.

Personalidade, como baixa autoestima e pessimismo.

Uso de medicamentos, como comprimidos para dormir ou indicados para hipertensão.

“É normal passarmos por momentos ou algum período de tristeza, por exemplo ao sofrermos perdas ou frustrações. Quando o grau de sofrimento é grande e começa a haver prejuízo na nossa capacidade funcional, aí começamos a pensar num quadro patológico.” – Dr. Alfredo Maluf Neto

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA DEPRESSÃO?

A depressão apresenta sintomas diversos, que refletem no corpo e no comportamento.
Fique de olho neles:

Corpo – Fadiga constante, excesso de fome ou falta de apetite.

Humor – Apatia, sentimento de culpa, descontentamento e perda de interesse sem motivo aparente.

Cognição – Pensamentos suicidas, hábito de se colocar para baixo, dificuldade para se concentrar.

Comportamento – Agitação excessiva, choro frequente, irritabilidade, automutilação, abuso e dependência de substâncias e isolamento social.

Sono – Insônia ou sono agitado, despertar precoce e sonolência ao longo do dia.

Peso – Ganho ou perda de peso.

Apesar de não termos características definitivas que causam a depressão, certos fatores de risco podem influenciar no surgimento da doença. Ela pode surgir em pessoas de qualquer idade, classe social e sexo.

“Depressão não é uma ‘frescura’ e deve ser encarada como uma doença. A falta de informação em muitos casos é o principal agravante.” – Dra. Ana Merzel Kernkraut, psicóloga do Einstein

COMO É O TRATAMENTO?

A depressão tem cura. Atualmente é considerada a remissão completa dos sintomas e possível manutenção do tratamento a longo prazo. Devido a suas múltiplas possíveis origens e variações, a doença pode ter formas diferentes de tratamento.

A interação com um profissional de saúde mental é decisiva para conter as causas da depressão e auxiliar no sucesso dos medicamentos. Nesse estágio, tanto o psicólogo quanto o psiquiatra possuem papéis a desempenhar:

Psicólogo – Faz os testes adequados para diagnosticar o grau de depressão. Caso seja necessário, pode encaminhar o paciente a um psiquiatra. Caso contrário pode realizar o tratamento por meio de terapia.

Psiquiatra – Recebe o paciente indicado pelo psicólogo para dar continuidade ao tratamento levando em conta o seu histórico e sintomas. Pode receitar os medicamentos que serão usados para tratar a doença.


Colaboraram neste conteúdo:

Ana Merzel Kernkraut CRP 06\31936, psicóloga
Dr. Alfredo Maluf Neto CRM 63466/SP, psiquiatra
Fonte dos dados: Organização Mundial da Saúde (OMS)

https://jornadadamulher.einstein.br/2018/04/12/depressao/***

20
20