EM EVIDÊNCIA – GENTE QUE ACONTECE…

E faz acontecer, como os sobreviventes do Holocausto, Margot Rotstein e Dov Orni, rabino Berel Weitman, Rachela Elimelek, Celia Sharovisky, Denise Lane, Alexandre, Rony, Daniel, Sandra e Julio Pitman, atriz Regina Duarte, Deborah Raicher, Haroldo Goldfarb e Mauro Mendes Dias, dentre outros.


Memorial do Holocausto promove visita guiada para lembrar a Noite dos Cristais Quebrados

O Memorial do Holocausto, localizado no Bom Retiro, em São Paulo, realizou no dia 8 de novembro cerimônia para lembrar a Noite dos Cristais Quebrados (“Kristallnacht”) e os 80 anos do Massacre de Babi-Yar. O evento, que contou com o apoio da CONIB, começou com uma visita guiada pelo Memorial junto com as educadoras que apresentaram uma viagem histórica de volta aos longos anos do regime nazista (1933-1945) e suas trágicas consequências à humanidade.

Estiveram presentes representantes da comunidade judaica e os cônsules de Israel, Alemanha, Ucrânia, Coreia e Lituânia, além de dois sobreviventes do Holocausto, Margot Rotstein, da Alemanha, e Dov Orni, da Ucrânia, que emocionaram a todos com seus relatos da barbárie nazista. Seis velas foram acesas em memória dos seis milhões de judeus mortos, incluindo 1,5 milhão de crianças.

Sobre o Memorial do Holocausto

O Memorial do Holocausto visa preservar a memória judaica, oferecendo ao público um espaço ímpar para honrar a memória dos imigrantes judeus engajados na construção do Brasil. Com diversos recursos multimídia, o memorial convida o visitante a uma reflexão na qual história, arte, religião e cultura se fundem dentro de um ambiente especial, totalmente voltado para o conhecimento e a reflexão.

www.memorialdoholocausto.org.br


Wizo SP e Ten Yad promovem a Campanha dos Absorventes

Sucesso total da campanha de arrecadação de absorventes coordenada pelo Grupo Simcha com o apoio das chaverot da WIZO SP. Mais de 3 mil pacotes de absorventes foram entregues ao Ten Yad, que os distribuirá para adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade.

As representantes dos grupos Simcha e Barak foram recebidas pelo rabino Berel Weitman, pela coordenadora geral da instituição Rachela Elimelek e pelas assistentes sociais Celia Sharovisky e Denise Lane.


Alexandre Pitman comemora Bar-Mitzvá na Comunidade Shalom

 

Pode ser uma imagem de 5 pessoas, pessoas em pé e área interna

Alexandre comemorou seu Bar-Mitzvá ao lado dos pais Sandra e Julio Pitman e dos irmãos Rony e Daniel, movimentando a Comunidade Shalom, na capital paulista.


Regina Duarte prestigia a inauguração da Preta Nascimento Showroom

 

Como sempre com muito charme e simpatia, a atriz Regina Duarte prestigiou a recente inauguração da Preta Nascimento Showroom no bairro do Itaim Bibi, em São Paulo, e conferiu de perto a criatividade e beleza das joias da designer Deborah Raicher.


Jewish Music Club com o pianista Haroldo Goldfarb

Série de programas gravados, via YouTube

Haroldo Goldfarb tem uma longa participação na Comunidade Judaica Brasileira. Iniciou aos 10 anos de idade, convidado pela saudosa Sarita Fishberg, para eventos no Clube Hebraica. Mais tarde participou de vários festivais promovidos pelo Clube ao lado de Mauro Perelman e Oren Perlin. Em Israel estudou  um ano na Academia Rubin, de Jerusalém. Retornando ao Brasil  passou a se apresentar em vários segmentos da comunidade como eventos, casamentos, movimentos juvenis, Wizo, Pioneiras e também acompanhando rabinos em cerimônias. Atua junto aos artistas e cantores mais destacados do Rio de Janeiro como  Varda, Clarita Paskin, Tania Apelbaum, Oren Boljover e está lançando o Jewish Music Club, uma série de programas gravados, via YouTube, oportunidade para se deliciar com  as canções que falam diretamente aos nossos corações: https://youtube.com/user/hagold


Mauro Mendes Dias lança o livro Entre Baratas e Rinocerontes

O  psicanalista Mauro Mendes Dias lançou o livro Entre Baratas e Rinocerontes (Editora Iluminuras), durante o debate de encerramento da Semana da Estupidez, cujo tema foi O Discurso da Estupidez. O evento (online) foi realizado pelo Instituto Vox de Pesquisa em Psicanálise, do qual Mauro é o diretor.

Nele Mauro Mendes Dias mostrou, desde a Psicanálise, como funciona o discurso da estupidez, responsável pela produção de efeitos que nomeou de vociferações, que não se reduzem a falas estúpidas ou asneiras, mas sem excluí-las.

Entre os termos que compõem o discurso da estupidez, o autor inclui no lugar do agente do discurso, o estúpido; no lugar da verdade, a crença; no lugar daquele a quem o discurso é dirigido, as vociferações; e no lugar do que esse discurso produz, desde as vociferações, inclui a barata. A causa para a instalação desse discurso está no consentimento à retirada da própria voz: o sujeito fala, sem particularidade, na medida em que, incondicionalmente, se entrega ao discurso do Outro. O psicanalista ressalta com o discurso da estupidez, a presença da barata e do rinoceronte entre nós, como já mostrou a literatura de Ian Mc Ewan, no livro A Barata, e o teatro de Ionesco, na peça O Rinoceronte“Os animais estão entre nós, e são cativantes para muitos. Se as baratas foram incluídas no discurso da estupidez, como produto dele, é pelo fato de que a produção de baratas retroalimenta o estúpido, fazendo-o cada vez mais asqueroso, como na literatura, e na vida – pública e privada”, afirma.

Mauro Mendes Dias é psicanalista é diretor do Instituto Vox de pesquisa em Psicanálise, em São Paulo. Orienta atividades do Instituto sobre os textos dos Escritos, de Jacques Lacan; e sobre perversão: da clínica à política. Realiza apresentação de pacientes no Hospital São João de Deus, em parceria, com o objetivo de avaliação das condutas terapêuticas e encaminhamentos de alta hospitalar. Contribui no Instituto Vox com a atividade voltada para os tratamentos dos sujeitos psicóticos. Autor, pela Iluminuras, de: Por Causa do Pior, em parceria com Dominique Fingermann, Os Ódios, Clínica e Política do Psicanalista e O Discurso da Estupidez. Atualmente, se dedica a escrita de outros livros, como agora, sobre os efeitos da incorporação animal na vida particular, tanto quanto na coletividade.

20
20