CLAUDIO LOTTENBERG ABRE A 52ª CONVENÇÃO ANUAL DA CONIB

Claudio Lottenberg destaca a pluralidade da comunidade judaica brasileira

O presidente da CONIB, Claudio Lottenberg, abriu na noite de terça-feira (23), no auditório da Unibes Cultural, a 52ª Convenção anual da instituição com o tema “Honrando o passado, Construindo o futuro” destacando o papel da organização na sociedade brasileira. “A CONIB é um órgão de representatividade política, embora seja absolutamente apartidária. Porque é uma comunidade que no fundo tem um papel de interface com a sociedade brasileira, sendo um recorte dela. Nós temos judeus de esquerda, judeus de direita e judeus mais ou menos liberais. Portanto não existe uma identidade política da comunidade, mas um desejo verdadeiro de viver politicamente a vida da sociedade brasileira”, disse ele, ao agradecer a presença de autoridades, rabinos e de outras personalidades convidadas.

Liderado pelo comunicador Marc Tawil, primeiro dia da convenção contou com mensagem de Dan Stulbach

O comunicador e diretor da CONIB Marc Tawil foi o apresentador do primeiro dia 52ª Convenção Anual da CONIB com o tema “Honrando o passado, Construindo o futuro”, que neste ano teve formato híbrido e atingiu um público amplo de milhares de pessoas. Na primeira noite, o roteiro começou lembrando o Holocausto e seguiu falando sobre como Israel seguiu como uma nação forte e arrojada.

O ator Dan Stulbach foi o primeiro a falar em mensagem de vídeo. “Ao longo da história, a comunidade judaica foi testada inúmeras vezes: tentaram nos separar, então nos unimos; tentaram nos calar, então difundimos a nossa cultura; tentaram nos exterminar, então nos multiplicamos; tentaram nos oprimir, então declaramos nossa independência. Hoje, depois de termos passado pelo Holocausto e tantas e inúmeras provações, o povo judeu tem um porto seguro em Israel e suas comunidades espalhadas pelos quatro cantos do planeta. Só no Brasil, a CONIB representa os 120 mil judeus que aqui vivem, cada com seu jeito, suas ideias, suas convicções. E é essa pluralidade que nos fortalece e essa diversidade que faz com que estejamos prontos para o que der e vier”.

O presidente de Israel, Isaac Herzog, também se fez presente, em mensagem por vídeo. Quem também esteve presente desta forma foi Chella Safra, que destacou a “importância de nos mantermos unidos em torno de questões que nos são essenciais”. Depois foi a vez do presidente do Yad Vashem, Dani Dayan, que destacou a importância e a responsabilidade da organização.

O jornalista e colunista da Folha de S.Paulo Jaime Spitzcovisky, debateu com o diplomata israelense em Dubai, Ilan Stulman sobre questões políticas do Oriente Médio e a psicóloga e professora Sofia Débora Levy juntamente com o coordenador-geral do Museu do Holocausto de Curitiba, Carlos Reiss participaram de um debate com a plateia.

O médico e presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Sidney Klajner e Salomão Ioschpe, presidente da Associação de Amigos do Technion Brasil também estiveram presentes no palco da convenção. Dror Bin, CEO da Agência de Inovação de Israel falou sobre o país das startups, e a artista e ilustradora Michelle Lerner, da Marcha da Vida, Juventude e Futuro; o advogado Daniel Gerstler, também participaram.

Entre os presentes estavam o vereador Daniel Annenberg, Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, e o Secretário de Saúde do Estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, entre outros. Os patrocinadores David Safra, do Banco Safra e Abramo Douek, do Banco Rendimento, também compareceram ao evento. Este primeiro dia de convenção terminou com a animada apresentação do cantor, ator e educador Ale Edelstein e de seus filhos Isa e Martin (foto)

CONIB rende homenagem a Celso Lafer pelos seus 80 anos, e à Anita Novinsky e José Meiches in memoriam

A CONIB rendeu tributo ao legado deixado pela da historiadora Anita Novinsky (1922-2021) e por José Meiches (1926-2021). Falecido em 18 de outubro, José Meiches foi lembrado pelo presidente da CONIB, Claudio Lottenberg. Meiches esteve à frente da CONIB por duas gestões, de 1979 a 1981 e de 1982 a 1984. Foi presidente também da Chevra Kadisha. Como ressaltou Lottenberg, durante a sua atuação, José Meiches soube dignificar o papel da comunidade judaica.

A homenagem à Anita Novinsky (1922-2021) foi feita pela Secretária de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Celia Parnes. A família de Novinsky estava presente no auditório da Unibes Cultural e a filha, Sonia, falou sobre como sua mãe tentou ver as sementes do judaísmo no Brasil, pelo passado, pelo presente e pelo futuro.

Também foi Celia Parnes quem fez a homenagem a Celso Lafer, que completou 80 anos em agosto. Ela destacou a contribuição do advogado, jurista, professor, membro da Academia Brasileira de Letras e ex-ministro das Relações para a construção democrática de nosso país. Lottenberg ressaltou que Lafer é um dos maiores brilhos de intelectualidade não só da comunidade judaica, mas do país. Presente, junto com sua família, o professor agradeceu: “O reconhecimento é um prêmio, é uma dádiva, é algo que nos é dado pela generosidade dos outros, como esta homenagem. E, se além do reconhecimento, se soma o acolhimento, ele tem um significado todo especial. É este acolhimento que recebo nesta solenidade da CONIB”.

Segundo dia da convenção teve programação voltada para como a comunidade judaica segue unida apesar do antissemitismo

O segundo dia 52ª Convenção Anual da CONIB foi conduzido por Benjamin Back, apresentador do SBT, que abriu a programação lembrando as conquistas de atletas israelenses na Olimpíada de Tóquio e a homenagem feita aos atletas israelenses vitimas do ataque terrorista em Munique, em 1972. “Pela primeira vez na história das olimpíadas, eles foram homenageados com um minuto de silêncio. O reconhecimento demorou, mas veio. Foi uma mensagem importante, de que não vamos tolerar qualquer tipo de antissemitismo”, destacou.

Claudio Lottenberg falou sobre “o momento especial para nós, enquanto comunidade judaica”, e o formato híbrido do encontro ”com a proposta de transmitir uma unificação dos temas que nos são caros”. Lottenberg destacou a importância dos temas do encontro e, em especial, a participação de jovens. “Isso é maravilhoso e contagiante para nós que temos a responsabilidade de transmitir valores judaicos – ‘Ledor vador’, de geração à geração’, que é uma natureza do judaísmo – e trabalhar pela continuidade. Temos um compromisso eterno com aqueles que nos legaram uma tradição, um passado e nos fizeram caminhar até aqui”, pontuou Lottenberg.

Em mensagem por vídeo, o ator e diretor Caco Ciocler enviou uma mensagem: “A comunidade judaica sempre foi o resultado de união, de resiliência e de solidariedade. Temos raízes profundas e o que nos une é o senso de coletividade, de irmandande, de pertencimento. Estamos vivendo um momento peculiar, perigoso, da história, em que a facilidade de acesso à informação e à desinformação é exatamente a mesma e tentam nos convencer nas redes sociais de que o mundo está dividido entre sins e nãos. Nós judeus temos o dever histórico e moral de não cairmos nessa cilada. A polarização vem dividindo o mundo e tem dado voz a grupos de xenófobos que propagam o discurso de ódio. E nós sabemos muito bem onde isso vai dar”, afirmou.

Atividades importantes foram destacadas: falaram neste momento Jader Tachlitsky, coordenador de Comunicação da Federação Israelita de Pernambuco; Jaime Samuel Benchimol, diretor-presidente da Sociedade Fogás Ltda.; Marcos Strozberg, membro da Sociedade Israelita do Ceará; que contaram sobre algumas ações das federadas. Celso Lafer, professor emérito da USP e ex-ministro das Relações Exteriores e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio foi homenageado pelos seus 80 anos, em mensagem feita por Celia Parnes, secretária do Desenvolvimento Social do Estado de S.Paul.

Daniel Bialski, advogado e vice-presidente da CONIB; Daniel Kignel, advogado e membro do Comitê Jurídico da CONIB e a advogada e diretora da Conib Andrea Vainer participaram do debate sobre Racismo, Discurso de Ódio e Antissemitismo e, em outro painel, sobre Liberdade vs. Discurso de Ódio participaram Alana Rizzo, gerente de Políticas Públicas do YouTube no Brasil, Milton Beck, diretor geral do Linkedin na América Latina, e Rony Vainzof, advogado e secretário da CONIB.

Fabio Rabin e Daniel Zukerman falaram sério sobre limites do humor

Junte os humoristas Fabio Rabin e Daniel Zukerman e acrescente a animação do apresentador Benjamin Back. O resultado é uma conversa descontraída e divertida. Apesar da informalidade, o bate-papo também foi sério. Eles falaram sobre influências, se há limites para o humor, e atuação nas redes sociais.

Líderes das federadas falam sobre conquistas e desafios no terceiro e último dia da Convenção

Reunidos no clube A Hebraica de São Paulo no terceiro e último dia da 52ª Convenção Anual da CONIB, líderes das 14 federadas falaram sobre realizações e desafios de suas gestões. Também participaram do último dia da Convenção o presidente da Delegação de Associações Israelitas Argentinas (DAIA), Jorge Knoblovits, e o diretor do Departamento de Assistência Comunitária da instituição, Danilo Gelman. Knoblovits disse que a comunidade judaica argentina conta com o apoio de políticos e de autoridades, mas que sua organização se empenha para formar novas lideranças.

Embaixador Daniel Zohar Zonshine prestigia encontro e diz que Israel quer estar mais próximo da comunidade judaica brasileira​

Cônsul Rafael Eidrich, embaixador Daniel Zohar Zonshine e deputado Heni Ozi Cukier

O embaixador israelense Daniel Zohar Zonshine e o cônsul de Israel em São Paulo, Rafael Eidrich, prestigiaram a 52ª Convenção Anual da Conib. O embaixador falou, no terceiro e último dia do encontro, sobre os principais objetivos de sua missão no Brasil. “Queremos colaborar com a CONIB e com a comunidade judaica brasileira, além de fortalecer uma agenda positiva e promover os laços com o Brasil nas áreas de ciência, ecossistemas de inovação, segurança e na cultura”.

Zonshine, que apresentou suas credenciais ao presidente Jair Bolsonaro em 8 de outubro deste ano de 2021, elogiou a atuação da CONIB, disse que a comunidade judaica brasileira é muito importante para Israel e que seu país quer reforçar os laços com ela e com o governo brasileiro.

Heni Ozi Cukier e Celso Lafer debateram sobre polarização na sociedade e ameaças à democracia

Professor Celso Lafer

O cientista político, professor e escritor Heni Ozi Cukier e o professor Celso Lafer debateram, mediados pela diretora da CONIB, Ruth Goldberg, sobre a polarização na sociedade e ameaças à democracia , que deve se acentuar com as eleições de 2022. Ao final, os presentes também participaram dos debates fazendo perguntas.

O professor Celso Lafer pontuou que “há uma erosão das práticas democráticas, que favorece a polarização e o discurso de ódio”. Para ele, a sociedade acaba ficando dividida entre o “governo das leis, do respeito à Constituição, e o governo dos homens”, em que as instituições políticas são desacreditadas e enfraquecidas”. Celso Lafer também destacou a importância da iniciativa da CONIB de criar, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, um Guia de Análise de Discurso de Ódio”.

Confira a programação completa em:

Primeiro dia da Convenção https://www.youtube.com/watch?v=X3bERw0M96c

Segundo dia da Convenção https://www.youtube.com/watch?v=YQv2YrUC9WM

Crédito fotográfico: Eliana Assumpção

20
20