POR QUE ALGUNS FILHOS SÃO TÃO DIFÍCEIS? – POR TZIPORA PRICE

Por que alguns filhos são tão difíceis de amar e alguns tão fáceis? Eu gostaria de poder dizer que como mãe amo igualmente a todos os meus filhos, mas não importa o quanto eu tente, a verdade é que com alguns deles eu posso relaxar, e outros parecem puxar todos os meus botões e me deixar nervosa. Com aqueles filhos, dou um suspiro de alívio quando eles não estão em casa.

Resposta:

Creio que muitas mães estão agora balançando a cabeça em concordância ao lerem sua pergunta. Você abordou corajosamente um assunto bastante real, que abala o coração sobre qual é nosso papel e nossa responsabilidade como pais. O fato é que não escolhemos nossos filhos, e todos os filhos não são criados da mesma forma. Na verdade, alguns filhos realmente exigem mais cuidados que outros e, consequentemente, cuidar deles é mais exaustivo.

Crianças com cuidados especiais exigem que cresçamos e possamos expandir nossa capacidade de dar a fim de preencher suas necessidades. Cuidar deles não é um processo automático, como às vezes parece ser com os irmãos deles. Porém é importante não igualar a transmissão de paternidade sem problemas com nossa verdadeira capacidade de amar nossos filhos.

De fato, nossa capacidade amadurece como um resultado direto de nossa elevada capacidade de dar, como é mencionado pelo Rabino Eliyahu Dessler em sua obra Lute Pela Verdade. Em outras palavras, crescemos para amar nossos filhos através do ato de dar a eles. Quando damos mais, crescemos para amá-los mais.

No entanto, nem sempre é possível reconhecer este profundo princípio em nossas interações do dia a dia com eles. Às vezes nosso amor inato por nossos filhos se torna submerso nos conflitos de poder e tempestades de fúria que caracterizam nossa interação.

Aqui estão algumas ferramentas que você pode usar para se livrar da bagagem negativa e recuperar seu amor pelo seu “filho difícil”:

1. Amar não é apenas conceder favores. Lembre-se que obrigar a ter um horário para dormir e manter limites de comportamento também são atos de amor, e não atos de fúria ou castigo. Esses limites são aquilo que em última análise irá permitir que seu filho se torne um membro produtivo da sociedade. Isso é verdadeiro mesmo se seu filho não reconhecer, e lutar ativamente contra obedecer à sua autoridade.

2. Invista recursos extras em seu relacionamento com esse filho em particular. Reserve um tempo especial para fortalecer seu vínculo com ele através de partilhar um jogo, um pedaço de pizza, uma caminhada, ou uma visita ao zoológico. Você precisa fazer um esforço extra para se reconectar com aquilo que é especial e amável sobre esse filho, e ajudá-lo a se sentir amado. Ao mesmo tempo, faça um esforço para deixar que seus outros filhos saibam o quanto eles são especiais para você, também, para que nenhum deles se sinta deixado de lado.

3. Faça uma lista das qualidades únicas e especiais deste filho, e leia isso diariamente. Expanda sempre essa lista quando novos exemplos lhe ocorrerem. Por exemplo, talvez a mesma energia que deixa você furiosa na hora da refeição também é refletiva de uma natureza divertida e um senso de humor especial. Talvez dar um pontapé na tábua debaixo da mesa reflita a habilidade musical dele – algo que precisa ser canalizado para um resultado mais apropriado. Deixe seu filho saber que você está consciente das suas necessidades especiais, procurando ocasiões para elogiá-lo por essas qualidades.

Lembre-se que D’us não comete erros. Quando D’us escolheu você para ser mãe dessa criança em particular, Ele deu a você amor suficiente para envolvê-lo nele. Sentimentos de irritação e frustração podem ocultar sua percepção desse amor, mas não podem negá-lo.

FONTE: https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/4095627/jewish/Por-que-alguns-filhos-so-to-difceis.htm

20
20