JOSÉ OLYMPIO DA VEIGA PEREIRA É REELEITO PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO BIENAL DE SP

Em reunião realizada dia 7 de dezembro, o Conselho de Administração da Fundação Bienal de São Paulo reelegeu o atual presidente da instituição, José Olympio da Veiga Pereira, para um segundo mandato, que começou dia 1 de janeiro e se estenderá até 31 de dezembro de 2023.

O primeiro mandato de José Olympio, iniciado em 2019, estendeu-se, excepcionalmente, por três anos. De acordo com o estatuto da instituição, com o prolongamento do calendário expositivo da 34ª Bienal (que teve sua mostra principal adiada de setembro de 2020 para setembro de 2021 devido à pandemia de Covid-19), seu mandato foi automaticamente prorrogado até dezembro de 2021.

Com sua reeleição, José Olympio reafirma seu compromisso com a instituição, de cujo Conselho Administrativo é membro desde 2009 e onde liderou a fundação do Conselho Consultivo Internacional, em 2016. O relatório de sua gestão será publicado pela Fundação em janeiro de 2022, e estará disponível na área de transparência do Portal Bienal. Quanto ao próximo biênio, estão programados projetos como as mostras itinerantes da 34ª Bienal de São Paulo em cidades brasileiras e estrangeiras; a representação oficial do Brasil na 59ª Bienal de Veneza e na 18ª Bienal de Arquitetura de Veneza; a continuidade das ações de catalogação e conservação do Arquivo Histórico Wanda Svevo; além da 35ª Bienal de São Paulo.

Para José Olympio da Veiga Pereira, “o processo de fortalecimento institucional e de consolidação da sustentabilidade financeira pelo qual a Fundação Bienal vem passando desde 2009 permitiu que a instituição superasse os desafios dos últimos anos, e, mais do que isso, que criasse oportunidades para a diversificação de sua programação e a ampliação do contato com o público, especialmente por meio de ações digitais. O sucesso dessas iniciativas, bem como da 34ª Bienal de São Paulo, só foi possível devido ao comprometimento de meus colegas da governança da Fundação Bienal e do qualificado corpo técnico da instituição, bem como das equipes contratadas para a curadoria, arquitetura, design gráfico, entre outras. Foi um privilégio liderar esta equipe nos últimos três anos, e estou ansioso para levar adiante, nos próximos dois, aquilo que já começamos a construir juntos”.

José Olympio participa dos Conselhos Internacionais do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) e da Tate Modern, em Londres. É membro do Comitê de Aquisições da Fondation Cartier, em Paris. No Brasil, é Presidente da Fundação Bienal de São Paulo e membro do Conselho do MASP. Participa também do Conselho da SOS Mata Atlântica. José Olympio é Presidente do Banco Credit Suisse Brasil e é formado em engenharia civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e possui MBA pela Harvard Business School.